O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Em 2021, durante uma entrevista à rádio SiriusXM, Zakk Wylde revelou uma opinião curiosa de Ozzy Osbourne sobre os álbuns do Black Sabbath. Para o vocalista, "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) foi o último disco "realmente clássico" da banda. Wylde, um grande fã do grupo, disse ter ficado surpreso: "É engraçado, porque Ozz disse que, para ele, 'Sabbath Bloody Sabbath' foi o último álbum clássico do Black Sabbath. E eu reagi tipo: 'Uau, você não inclui o Sabotage? Para mim, o Sabotage é insanamente bom.'"
Black Sabbath - Mais Novidades

Lançado em novembro de 1973, "Sabbath Bloody Sabbath" é o quinto álbum de estúdio do Black Sabbath e marcou uma evolução sonora da banda. O processo de composição começou em Los Angeles, mas enfrentou problemas devido ao desgaste físico e emocional dos músicos, além do abuso de substâncias. A mudança para o Clearwell Castle, na Inglaterra, trouxe inspiração para Tony Iommi, que criou o icônico riff da faixa-título, dando início ao que seria um dos discos mais celebrados da banda.
Ozzy comentou sobre o álbum em sua autobiografia "Eu Sou Ozzy" (Amazon): "Nosso último álbum realmente ótimo, na minha opinião. Até a capa era incrível: mostrava um cara sendo atacado por demônios em seu sono, com um crânio e o número 666 acima de sua cabeça. E musicalmente, encontramos o equilíbrio perfeito entre o peso antigo e o lado mais 'experimental'. Tínhamos coisas como 'Spiral Architect', com uma orquestra completa, e 'Fluff', que era quase uma homenagem aos Shadows. Por outro lado, 'A National Acrobat' era tão pesado que parecia uma pancada na cabeça."
Além de explorar novas sonoridades, o álbum trouxe contribuições individuais marcantes. Ozzy destacou "Who Are You?", uma faixa que ele escreveu enquanto experimentava equipamentos em casa. Para o vocalista, o álbum foi um marco que agradou tanto à banda quanto à gravadora. Contudo, ele reconheceu que o sucesso também trouxe novos desafios: "Todos estavam felizes com 'Sabbath Bloody Sabbath'. E quando isso acontece, geralmente as coisas começam a desandar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
O que "Nine Inch Nails" quer dizer, e como Trent Reznor chegou nesse curioso nome
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond


Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull


