O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Em 2021, durante uma entrevista à rádio SiriusXM, Zakk Wylde revelou uma opinião curiosa de Ozzy Osbourne sobre os álbuns do Black Sabbath. Para o vocalista, "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) foi o último disco "realmente clássico" da banda. Wylde, um grande fã do grupo, disse ter ficado surpreso: "É engraçado, porque Ozz disse que, para ele, 'Sabbath Bloody Sabbath' foi o último álbum clássico do Black Sabbath. E eu reagi tipo: 'Uau, você não inclui o Sabotage? Para mim, o Sabotage é insanamente bom.'"
Black Sabbath - Mais Novidades

Lançado em novembro de 1973, "Sabbath Bloody Sabbath" é o quinto álbum de estúdio do Black Sabbath e marcou uma evolução sonora da banda. O processo de composição começou em Los Angeles, mas enfrentou problemas devido ao desgaste físico e emocional dos músicos, além do abuso de substâncias. A mudança para o Clearwell Castle, na Inglaterra, trouxe inspiração para Tony Iommi, que criou o icônico riff da faixa-título, dando início ao que seria um dos discos mais celebrados da banda.
Ozzy comentou sobre o álbum em sua autobiografia "Eu Sou Ozzy" (Amazon): "Nosso último álbum realmente ótimo, na minha opinião. Até a capa era incrível: mostrava um cara sendo atacado por demônios em seu sono, com um crânio e o número 666 acima de sua cabeça. E musicalmente, encontramos o equilíbrio perfeito entre o peso antigo e o lado mais 'experimental'. Tínhamos coisas como 'Spiral Architect', com uma orquestra completa, e 'Fluff', que era quase uma homenagem aos Shadows. Por outro lado, 'A National Acrobat' era tão pesado que parecia uma pancada na cabeça."
Além de explorar novas sonoridades, o álbum trouxe contribuições individuais marcantes. Ozzy destacou "Who Are You?", uma faixa que ele escreveu enquanto experimentava equipamentos em casa. Para o vocalista, o álbum foi um marco que agradou tanto à banda quanto à gravadora. Contudo, ele reconheceu que o sucesso também trouxe novos desafios: "Todos estavam felizes com 'Sabbath Bloody Sabbath'. E quando isso acontece, geralmente as coisas começam a desandar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Bruce Dickinson revela dificuldade em conseguir gostar do Batman
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot



Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne


