O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Em 2021, durante uma entrevista à rádio SiriusXM, Zakk Wylde revelou uma opinião curiosa de Ozzy Osbourne sobre os álbuns do Black Sabbath. Para o vocalista, "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) foi o último disco "realmente clássico" da banda. Wylde, um grande fã do grupo, disse ter ficado surpreso: "É engraçado, porque Ozz disse que, para ele, 'Sabbath Bloody Sabbath' foi o último álbum clássico do Black Sabbath. E eu reagi tipo: 'Uau, você não inclui o Sabotage? Para mim, o Sabotage é insanamente bom.'"
Black Sabbath - Mais Novidades

Lançado em novembro de 1973, "Sabbath Bloody Sabbath" é o quinto álbum de estúdio do Black Sabbath e marcou uma evolução sonora da banda. O processo de composição começou em Los Angeles, mas enfrentou problemas devido ao desgaste físico e emocional dos músicos, além do abuso de substâncias. A mudança para o Clearwell Castle, na Inglaterra, trouxe inspiração para Tony Iommi, que criou o icônico riff da faixa-título, dando início ao que seria um dos discos mais celebrados da banda.
Ozzy comentou sobre o álbum em sua autobiografia "Eu Sou Ozzy" (Amazon): "Nosso último álbum realmente ótimo, na minha opinião. Até a capa era incrível: mostrava um cara sendo atacado por demônios em seu sono, com um crânio e o número 666 acima de sua cabeça. E musicalmente, encontramos o equilíbrio perfeito entre o peso antigo e o lado mais 'experimental'. Tínhamos coisas como 'Spiral Architect', com uma orquestra completa, e 'Fluff', que era quase uma homenagem aos Shadows. Por outro lado, 'A National Acrobat' era tão pesado que parecia uma pancada na cabeça."
Além de explorar novas sonoridades, o álbum trouxe contribuições individuais marcantes. Ozzy destacou "Who Are You?", uma faixa que ele escreveu enquanto experimentava equipamentos em casa. Para o vocalista, o álbum foi um marco que agradou tanto à banda quanto à gravadora. Contudo, ele reconheceu que o sucesso também trouxe novos desafios: "Todos estavam felizes com 'Sabbath Bloody Sabbath'. E quando isso acontece, geralmente as coisas começam a desandar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser


A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos


