Rolling Stones: Ian Anderson relembra a última apresentação de Brian Jones
Por André Garcia
Postado em 29 de agosto de 2022
Em 1968, os Rolling Stones já estavam mais que estabelecidos como a maior banda de rock do mundo, atrás apenas dos Beatles. E, no final daquele ano, eles produziram e filmaram o Rock and Roll Circus, um show que reuniu bandas como The Who e Jethro Tull, então com Tony Iommi na guitarra. Teve ainda a primeira (e única) apresentação do supergrupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell.
Rolling Stones - Mais Novidades
Para os anfitriões, que na época não faziam mais turnês, aquela foi a primeira apresentação ao vivo em mais de um ano — e acabou sendo também a última com seu guitarrista e fundador Brian Jones. Cada vez mais prejudicado pelo uso de drogas, o músico já vinha cada vez menos fazendo parte da banda, e pouco havia contribuído para o álbum "Beggar's Banquet" (1968). Para piorar, sua presença mais e mais comprometia o futuro da banda que ele próprio formou.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Mojo, Ian Anderson relembrou que Jones apareceu visivelmente grogue e confuso, sem nem sequer saber o que estava acontecendo. "Brian Jones estava bem mais pra lá do que pra cá na época", disse ele. "Nós falamos com Brian, e ele parecia nem saber muito bem o que estava acontecendo. Ele estava bem isolado dos outros — rolava um grande silêncio constrangedor. Mas [ele era] um cara bacana, nós lamentamos muito por ele."
Em sua biografia, o baixista Bill Wyman relembrou que os Rolling Stones tocaram os covers "Confessing the Blues" and "Route 66", além de uma segunda tomada de "Sympathy for the Devil" com Brian na guitarra. Sem condições de tocar adequadamente, na versão final do filme ele é visto se limitando a tocar maracas.
Sete meses após as filmagens do Rock and Roll Circus, Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, dias após ser demitido da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Venom e Motörhead também foram massacrados pela crítica, diz Tom G. Warrior


O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
O hábito "infantil" que Keith Richards abandonou para continuar na ativa
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O melhor álbum dos Rolling Stones, de acordo com Keith Richards
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


