Rolling Stones: Ian Anderson relembra a última apresentação de Brian Jones
Por André Garcia
Postado em 29 de agosto de 2022
Em 1968, os Rolling Stones já estavam mais que estabelecidos como a maior banda de rock do mundo, atrás apenas dos Beatles. E, no final daquele ano, eles produziram e filmaram o Rock and Roll Circus, um show que reuniu bandas como The Who e Jethro Tull, então com Tony Iommi na guitarra. Teve ainda a primeira (e única) apresentação do supergrupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell.
Rolling Stones - Mais Novidades
Para os anfitriões, que na época não faziam mais turnês, aquela foi a primeira apresentação ao vivo em mais de um ano — e acabou sendo também a última com seu guitarrista e fundador Brian Jones. Cada vez mais prejudicado pelo uso de drogas, o músico já vinha cada vez menos fazendo parte da banda, e pouco havia contribuído para o álbum "Beggar's Banquet" (1968). Para piorar, sua presença mais e mais comprometia o futuro da banda que ele próprio formou.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Mojo, Ian Anderson relembrou que Jones apareceu visivelmente grogue e confuso, sem nem sequer saber o que estava acontecendo. "Brian Jones estava bem mais pra lá do que pra cá na época", disse ele. "Nós falamos com Brian, e ele parecia nem saber muito bem o que estava acontecendo. Ele estava bem isolado dos outros — rolava um grande silêncio constrangedor. Mas [ele era] um cara bacana, nós lamentamos muito por ele."
Em sua biografia, o baixista Bill Wyman relembrou que os Rolling Stones tocaram os covers "Confessing the Blues" and "Route 66", além de uma segunda tomada de "Sympathy for the Devil" com Brian na guitarra. Sem condições de tocar adequadamente, na versão final do filme ele é visto se limitando a tocar maracas.
Sete meses após as filmagens do Rock and Roll Circus, Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, dias após ser demitido da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Europe divulga "Scandinavian Eyes", novo single do próximo álbum de estúdio
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
A música do Genesis que Phil Collins considera uma de suas melhores e nasceu quase por acaso
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards

O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O único segredo de Keith Richards para a longevidade no rock, segundo o próprio
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O rockstar que descobriu os Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix: "Ninguém conhecia eles!"
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
O cantor que Ian Anderson diz merecer respeito por ter o trabalho mais duro do rock
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O rockstar rejeitado pela Rainha Elizabeth II que foi condecorado, mas não por ela


