Rolling Stones: Ian Anderson relembra a última apresentação de Brian Jones
Por André Garcia
Postado em 29 de agosto de 2022
Em 1968, os Rolling Stones já estavam mais que estabelecidos como a maior banda de rock do mundo, atrás apenas dos Beatles. E, no final daquele ano, eles produziram e filmaram o Rock and Roll Circus, um show que reuniu bandas como The Who e Jethro Tull, então com Tony Iommi na guitarra. Teve ainda a primeira (e única) apresentação do supergrupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell.
Rolling Stones - Mais Novidades
Para os anfitriões, que na época não faziam mais turnês, aquela foi a primeira apresentação ao vivo em mais de um ano — e acabou sendo também a última com seu guitarrista e fundador Brian Jones. Cada vez mais prejudicado pelo uso de drogas, o músico já vinha cada vez menos fazendo parte da banda, e pouco havia contribuído para o álbum "Beggar's Banquet" (1968). Para piorar, sua presença mais e mais comprometia o futuro da banda que ele próprio formou.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Mojo, Ian Anderson relembrou que Jones apareceu visivelmente grogue e confuso, sem nem sequer saber o que estava acontecendo. "Brian Jones estava bem mais pra lá do que pra cá na época", disse ele. "Nós falamos com Brian, e ele parecia nem saber muito bem o que estava acontecendo. Ele estava bem isolado dos outros — rolava um grande silêncio constrangedor. Mas [ele era] um cara bacana, nós lamentamos muito por ele."
Em sua biografia, o baixista Bill Wyman relembrou que os Rolling Stones tocaram os covers "Confessing the Blues" and "Route 66", além de uma segunda tomada de "Sympathy for the Devil" com Brian na guitarra. Sem condições de tocar adequadamente, na versão final do filme ele é visto se limitando a tocar maracas.
Sete meses após as filmagens do Rock and Roll Circus, Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, dias após ser demitido da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história
Mick Jagger: a surpreendente banda Punk favorita do cantor


