Rolling Stones: Ian Anderson relembra a última apresentação de Brian Jones
Por André Garcia
Postado em 29 de agosto de 2022
Em 1968, os Rolling Stones já estavam mais que estabelecidos como a maior banda de rock do mundo, atrás apenas dos Beatles. E, no final daquele ano, eles produziram e filmaram o Rock and Roll Circus, um show que reuniu bandas como The Who e Jethro Tull, então com Tony Iommi na guitarra. Teve ainda a primeira (e única) apresentação do supergrupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell.
Rolling Stones - Mais Novidades
Para os anfitriões, que na época não faziam mais turnês, aquela foi a primeira apresentação ao vivo em mais de um ano — e acabou sendo também a última com seu guitarrista e fundador Brian Jones. Cada vez mais prejudicado pelo uso de drogas, o músico já vinha cada vez menos fazendo parte da banda, e pouco havia contribuído para o álbum "Beggar's Banquet" (1968). Para piorar, sua presença mais e mais comprometia o futuro da banda que ele próprio formou.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Mojo, Ian Anderson relembrou que Jones apareceu visivelmente grogue e confuso, sem nem sequer saber o que estava acontecendo. "Brian Jones estava bem mais pra lá do que pra cá na época", disse ele. "Nós falamos com Brian, e ele parecia nem saber muito bem o que estava acontecendo. Ele estava bem isolado dos outros — rolava um grande silêncio constrangedor. Mas [ele era] um cara bacana, nós lamentamos muito por ele."
Em sua biografia, o baixista Bill Wyman relembrou que os Rolling Stones tocaram os covers "Confessing the Blues" and "Route 66", além de uma segunda tomada de "Sympathy for the Devil" com Brian na guitarra. Sem condições de tocar adequadamente, na versão final do filme ele é visto se limitando a tocar maracas.
Sete meses após as filmagens do Rock and Roll Circus, Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, dias após ser demitido da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Com participação de Max Cavalera, Atreyu divulga nova música, "Children of Light"
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater

Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"


