Nos anos 90 Mick Jagger não gostava de Nirvana, mas curtia Pearl Jam
Por André Garcia
Postado em 04 de novembro de 2022
Na virada dos anos 80 para a década seguinte, o rock estava perdendo a graça com a proliferação das bandas de hair metal, como Warrant e Winger. Para piorar, os mestres dos anos 70 ou não existiam mais (como o Led Zeppelin), ou estavam em baixa (como o Deep Purple e Black Sabbath). Até mesmo AC/DC e Motörhead já não eram mais a mesma coisa.
Rolling Stones - Mais Novidades
Eis que então o grunge saiu diretamente de Seattle para o topo das paradas de sucesso. Em 1991, em questão de semanas foram lançados "Ten" (Pearl Jam), "Nevermind" (Nirvana) e "Badmotorfinger" (Soundgarden).
Dessa forma, em meados dos anos 90 todo mundo perguntava aos rockstars de décadas passadas sua opinião sobre as bandas grunge. Conforme publicado pela Far Out Magazine, com o vocalista dos Rolling Stones Mick Jagger não foi diferente. Em entrevista para a Rolling Stone de 1995, ele disse que não gostava de Nirvana, mas do Pearl Jam, sim.
"Não estou exatamente apaixonado por essas coisas no momento. Eu nunca fui louco pelo Nirvana — muito guiado pela raiva para mim —, mas eu curto Pearl Jam. Eu prefiro eles a muita banda [grunge], tem muita angústia na maioria delas. Isso é algo bom para se flertar, mas eu não sou chegado em morosidade."
O grunge foi uma revolução cultural e teve até sua própria moda, mas a Jagger não impressionou:
"Tem quatro pessoas tocando guitarra, e essas coisas, tem muita influência dos anos 60. Parece até que eles tocam a mesma coisa ou parecem todos iguais, [a julgar pelo que se vê] na MTV. Ou então aqueles cortes de cabelo que a gente via no The Byrds."
"[Hoje no pop] é tudo influenciado pela dance music. Você não fica 30 anos tocando na mesma batida, o que é bom. Eu não acho que alguma dessas bandas se considerariam muito diferente disso, mas é de aquecer o coração ver música ao vivo voltar. Principalmente para gente como eu, que é de uma banda. É algo grande e tradicional para se retomar."
Dois dos maiores vocalistas do rock, mesmo que pertencentes a gerações tão distantes, Mick Jagger e Eddie Vedder possuem uma admiração mútua. Prova disso é o vocalista do Pearl Jam ter se juntado aos Rolling Stones em 2005 para cantar um de seus maiores hinos: "Wild Horses". Confira no vídeo abaixo:
Anos antes, em 31 de dezembro de 1992, em seu auge de popularidade, o Pearl Jam abriu show para o X-pensive Winos, banda solo de Keith Richards, em Nova Iorque. Confira abaixo uma versão porrada de "Wash" tocada naquela noite:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps