O rockstar rejeitado pela Rainha Elizabeth II que foi condecorado, mas não por ela
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2022
Mick Jagger se tornou Sir Michael Philip Jagger ao ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico em dezembro de 2003, mas como tudo que o vocalista dos Rolling Stones faz, seu título é rodeado de controvérsias.
Rolling Stones - Mais Novidades
Não apenas muitas pessoas acreditavam que o vocalista não merecia a honraria, mas a própria Rainha Elizabeth II não estava presente na cerimônia. Há rumores, inclusive, de que ela teria propositalmente evitado fazer parte da celebração. No lugar dela, o então príncipe Charles foi o responsável por nomear Jagger em uma cerimônia realizada no Palácio de Buckingham. Quem levantou a questão foi a Cheat Sheet, em um artigo publicado em 2019.
A rainha não era a única pessoa incomodada com a nomeação de Jagger. O colega de banda, Keith Richard, se enfureceu com a indicação do vocalista. "Fiquei furioso quando soube. Achei ridículo aceitar um dos brinquedos do establishment quando eles fizeram o máximo possível para nos jogar na cadeia e até nos matar uma vez", disse o guitarrista na ocasião. Mick não deu bola e respondeu de forma irônica: "É um pouco como uma criança chorona que não ganhou sorvete".
Outro rockstar que mantinha uma amizade próxima a Jagger, David Bowie, também discordou de sua aceitação da indicação. Bowie foi indicado duas vezes mas recusou em ambas, a segunda inclusive tendo sido oferecida para ele no mesmo ano em que o vocalista dos Stones recebeu a dele. "Não cabe a mim julgar o Jagger, a escolha é dele. Mas para mim não rola", disse Bowie.
Jagger teve seu nome indicado pelo então Primeiro-Ministro britânico Tony Blair, que era um grande fã dos Rolling Stones. Mas mesmo ele, cuja opinião tinha um peso imenso na lista de indicados, ainda levou cinco anos para conseguir, finalmente, que Mick fosse contemplado com a honraria, que no fim das contas não contou com a presença da Rainha.
O suposto envolvimento de Mick Jagger com a irmã da Rainha Elizabeth II
A razão oficial pela qual a Rainha Elizabeth II não esteve na cerimônia é que ela estava fazendo uma cirurgia no joelho. Mas há rumores de que a monarca teria escolhido a data da cirurgia justamente para evitar a cerimônia. "A rainha olhou o nome de Mick Jagger na lista e se recusou a participar daquilo, então ela simplesmente arrumou outro compromisso", relata Christopher Andersen no livro "Mick - A Vida Louca e o Gênio Selvagem de Jagger".

De acordo com o The Telegraph, a Rainha ficou descontente com a indicação por vários motivos. Não só Jagger uma vez se referiu a ela como "bruxa chefe", mas ele reclamou dela em várias ocasiões, e também costumava zombar da instituição da monarquia. A rainha Elizabeth II também teria discordado do relacionamento de Jagger com a princesa Margaret, que conforme os rumores, teria acontecido nos anos sessenta e teria sido movido a bebidas e drogas, de acordo com relatos do The Daily Mail.
Mas a rainha Elizabeth II não era a única pessoa descontente com a nomeação. Há relatos de cidadãos britânicos que discordavam da indicação, observando que Mick havia feito pouco fora da comunidade musical para o povo britânico. O argumento é que, para receber o título de Cavaleiro, é preciso contribuir significativamente para a saúde e o bem-estar do reino britânico. Vários músicos receberam a honraria, como por exemplo Sir Elton John. Mas no caso dele, a nomeação estava mais de acordo com as razões tradicionais pelas quais uma pessoa pode se tornar um cavaleiro. Elton John tem sido uma força particularmente poderosa no mundo da caridade, com uma instituição fundada por ele, a Elton John AIDS Foundation, tendo arrecadado ao longo dos anos muitos milhões nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Seja como for, se verdade ou não, o tempo muda tudo e cura todas as feridas. Na morte da Rainha, Mick se manifestou de forma respeitosa e carinhosa nas redes sociais, lamentando a saída de cena da monarca, aos 96 anos de idade.
"Durante toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve presente. Na minha infância, me lembro de assistir aos destaques do casamento dela pela TV. Lembro-me dela desde quando era uma bela jovem, até o ponto em que se tornou a amada avó da nação. Minhas mais profundas condolências para a família Real".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
A camiseta provocadora que caiu no palco e virou parte da imagem de Robert Plant
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
A banda dos anos sessenta com a qual Mick Jagger odiava ser confundido; "é uma merda"
O megahit dos Rolling Stones de 1981 que Keith Richards mandou apagar da fita
Os dois cantores de soul que Mick Jagger declarou que tentou imitar
O músico que foi demitido dos Rolling Stones por ser considerado feio demais
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava
A música dos Beatles que Keith Richards considera a melhor; "Eu estava lá, e foi lindo"


