O rockstar rejeitado pela Rainha Elizabeth II que foi condecorado, mas não por ela
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2022
Mick Jagger se tornou Sir Michael Philip Jagger ao ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico em dezembro de 2003, mas como tudo que o vocalista dos Rolling Stones faz, seu título é rodeado de controvérsias.
Rolling Stones - Mais Novidades
Não apenas muitas pessoas acreditavam que o vocalista não merecia a honraria, mas a própria Rainha Elizabeth II não estava presente na cerimônia. Há rumores, inclusive, de que ela teria propositalmente evitado fazer parte da celebração. No lugar dela, o então príncipe Charles foi o responsável por nomear Jagger em uma cerimônia realizada no Palácio de Buckingham. Quem levantou a questão foi a Cheat Sheet, em um artigo publicado em 2019.
A rainha não era a única pessoa incomodada com a nomeação de Jagger. O colega de banda, Keith Richard, se enfureceu com a indicação do vocalista. "Fiquei furioso quando soube. Achei ridículo aceitar um dos brinquedos do establishment quando eles fizeram o máximo possível para nos jogar na cadeia e até nos matar uma vez", disse o guitarrista na ocasião. Mick não deu bola e respondeu de forma irônica: "É um pouco como uma criança chorona que não ganhou sorvete".
Outro rockstar que mantinha uma amizade próxima a Jagger, David Bowie, também discordou de sua aceitação da indicação. Bowie foi indicado duas vezes mas recusou em ambas, a segunda inclusive tendo sido oferecida para ele no mesmo ano em que o vocalista dos Stones recebeu a dele. "Não cabe a mim julgar o Jagger, a escolha é dele. Mas para mim não rola", disse Bowie.
Jagger teve seu nome indicado pelo então Primeiro-Ministro britânico Tony Blair, que era um grande fã dos Rolling Stones. Mas mesmo ele, cuja opinião tinha um peso imenso na lista de indicados, ainda levou cinco anos para conseguir, finalmente, que Mick fosse contemplado com a honraria, que no fim das contas não contou com a presença da Rainha.
O suposto envolvimento de Mick Jagger com a irmã da Rainha Elizabeth II
A razão oficial pela qual a Rainha Elizabeth II não esteve na cerimônia é que ela estava fazendo uma cirurgia no joelho. Mas há rumores de que a monarca teria escolhido a data da cirurgia justamente para evitar a cerimônia. "A rainha olhou o nome de Mick Jagger na lista e se recusou a participar daquilo, então ela simplesmente arrumou outro compromisso", relata Christopher Andersen no livro "Mick - A Vida Louca e o Gênio Selvagem de Jagger".

De acordo com o The Telegraph, a Rainha ficou descontente com a indicação por vários motivos. Não só Jagger uma vez se referiu a ela como "bruxa chefe", mas ele reclamou dela em várias ocasiões, e também costumava zombar da instituição da monarquia. A rainha Elizabeth II também teria discordado do relacionamento de Jagger com a princesa Margaret, que conforme os rumores, teria acontecido nos anos sessenta e teria sido movido a bebidas e drogas, de acordo com relatos do The Daily Mail.
Mas a rainha Elizabeth II não era a única pessoa descontente com a nomeação. Há relatos de cidadãos britânicos que discordavam da indicação, observando que Mick havia feito pouco fora da comunidade musical para o povo britânico. O argumento é que, para receber o título de Cavaleiro, é preciso contribuir significativamente para a saúde e o bem-estar do reino britânico. Vários músicos receberam a honraria, como por exemplo Sir Elton John. Mas no caso dele, a nomeação estava mais de acordo com as razões tradicionais pelas quais uma pessoa pode se tornar um cavaleiro. Elton John tem sido uma força particularmente poderosa no mundo da caridade, com uma instituição fundada por ele, a Elton John AIDS Foundation, tendo arrecadado ao longo dos anos muitos milhões nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Seja como for, se verdade ou não, o tempo muda tudo e cura todas as feridas. Na morte da Rainha, Mick se manifestou de forma respeitosa e carinhosa nas redes sociais, lamentando a saída de cena da monarca, aos 96 anos de idade.
"Durante toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve presente. Na minha infância, me lembro de assistir aos destaques do casamento dela pela TV. Lembro-me dela desde quando era uma bela jovem, até o ponto em que se tornou a amada avó da nação. Minhas mais profundas condolências para a família Real".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo

Carta em que Brian Jones convida Charlie Watts para entrar nos Rolling Stones é leiloada
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


