Kurt Cobain sobre o clipe de "In Bloom": "Saiu exatamente como eu queria"
Por André Garcia
Postado em 02 de janeiro de 2023
Possivelmente o maior hit do "Nevermind" (1991) atrás de "Smells Like Teen Spirit" e "Come As You Are", "In Bloom" foi lançada pelo Nirvana também como seu último single, no final do ano seguinte. Seu clipe, dirigido por Kevin Kerslake, foi premiado Melhor Vídeo Alternativo no MTV Video Music Awards, em 1993.
Naquele mesmo ano, Kurt Cobain já era um dos maiores rockstars do planeta quando deu uma extensa entrevista para a MTV News, disponível no YouTube. Entre outras coisas, entraram em pauta dores estomacais e paternidade, mas, se tratando da emissora, é claro que o assunto principal foi video clipes — um deles foi o de "In Bloom".
"O cara no vídeo de 'In Bloom' é Doug Llewelyn, do Tribunal do Povo", disse Kurt. "Ele é o cara que fala com as pessoas depois que elas ganham ou perdem, sabe? Entrevista elas. Aquilo foi ideia minha. Eu pensei: 'Quero fazer algo que parecesse uma apresentação da televisão do final dos anos 50, ou anos 60.' Eu pensei na melhor forma de tentar reproduzir aquele efeito seria não usar tecnologia atual."
"Eu perguntei a Kevin [Kerslake, o diretor]: 'Aquelas câmeras Kinescope ainda estão disponíveis?', e ele disse 'Sim, dá para arrumar elas em Hollywood — você consegue qualquer coisa em Hollywood!' Então funcionou perfeitamente. Eu nunca pensei que ele pudesse realmente encontrar aquele tipo de câmeras, mas ele conseguiu."
"Aquele foi outro vídeo que saiu exatamente como eu queria, perfeitamente. Eu falei com Kevin como nós éramos bonzinhos, certinhos e perfeitos. O clipe de 'In Bloom' saiu no auge [daquela coisa] de nós sendo vistos como degenerados, sabe? Precisávamos de um vídeo mais tranquilo", concluiu.
Após ficar frustrado com a direção de Samuel Bayer no clipes de "Smells Like Teen Spirit", o Nirvana contratou Kevin Kerslake por seu estilo impressionista. A parceria funcionou tão bem que além de "Come as You Are", ele dirigiu também "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
Nirvana
O Nirvana foi formado na década de 80 pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, pequena cidade madeireira no interior de Washington. Após se mudarem para Seattle e assinarem com o selo Sub Pop, eles lançaram seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), que passou longe de um sucesso comercial.
No álbum seguinte, "Nevermind" (1991), tudo mudou: alavancado por "Smells Like Teen Spirit", ele vendeu milhões de cópias. Além disso, simbolicamente, chegou ao topo das paradas da Billboard, desbancando ninguém menos que Michael Jackson.
A partir dali, a banda foi arrastada pelo turbilhão da fama, algo com o qual o já problemático Cobain não conseguiu lidar. Cada vez mais deprimido e frustrado, ele se afundou nas drogas enquanto seu interesse pela música morria, e a banda que ele amava se tornava uma tortura.
Em 1994, esgotado, com seu casamento em crise e a banda implodindo, Kurt foi obrigado pela gravadora a fazer uma intensa turnê. Dessa forma, pouco depois dela, a trajetória do Nirvana chegou ao seu trágico fim com o suicídio de seu fundador, guitarrista, vocalista, frontman e compositor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen


O que Nirvana e o hip-hop têm a ver com o peso do Lamb of God, segundo Mark Morton
O que Kurt Cobain realmente pensava sobre as letras do Nirvana, segundo o próprio
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain


