Kurt Cobain sobre o clipe de "In Bloom": "Saiu exatamente como eu queria"
Por André Garcia
Postado em 02 de janeiro de 2023
Possivelmente o maior hit do "Nevermind" (1991) atrás de "Smells Like Teen Spirit" e "Come As You Are", "In Bloom" foi lançada pelo Nirvana também como seu último single, no final do ano seguinte. Seu clipe, dirigido por Kevin Kerslake, foi premiado Melhor Vídeo Alternativo no MTV Video Music Awards, em 1993.
Naquele mesmo ano, Kurt Cobain já era um dos maiores rockstars do planeta quando deu uma extensa entrevista para a MTV News, disponível no YouTube. Entre outras coisas, entraram em pauta dores estomacais e paternidade, mas, se tratando da emissora, é claro que o assunto principal foi video clipes — um deles foi o de "In Bloom".
"O cara no vídeo de 'In Bloom' é Doug Llewelyn, do Tribunal do Povo", disse Kurt. "Ele é o cara que fala com as pessoas depois que elas ganham ou perdem, sabe? Entrevista elas. Aquilo foi ideia minha. Eu pensei: 'Quero fazer algo que parecesse uma apresentação da televisão do final dos anos 50, ou anos 60.' Eu pensei na melhor forma de tentar reproduzir aquele efeito seria não usar tecnologia atual."
"Eu perguntei a Kevin [Kerslake, o diretor]: 'Aquelas câmeras Kinescope ainda estão disponíveis?', e ele disse 'Sim, dá para arrumar elas em Hollywood — você consegue qualquer coisa em Hollywood!' Então funcionou perfeitamente. Eu nunca pensei que ele pudesse realmente encontrar aquele tipo de câmeras, mas ele conseguiu."
"Aquele foi outro vídeo que saiu exatamente como eu queria, perfeitamente. Eu falei com Kevin como nós éramos bonzinhos, certinhos e perfeitos. O clipe de 'In Bloom' saiu no auge [daquela coisa] de nós sendo vistos como degenerados, sabe? Precisávamos de um vídeo mais tranquilo", concluiu.
Após ficar frustrado com a direção de Samuel Bayer no clipes de "Smells Like Teen Spirit", o Nirvana contratou Kevin Kerslake por seu estilo impressionista. A parceria funcionou tão bem que além de "Come as You Are", ele dirigiu também "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
Nirvana
O Nirvana foi formado na década de 80 pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, pequena cidade madeireira no interior de Washington. Após se mudarem para Seattle e assinarem com o selo Sub Pop, eles lançaram seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), que passou longe de um sucesso comercial.
No álbum seguinte, "Nevermind" (1991), tudo mudou: alavancado por "Smells Like Teen Spirit", ele vendeu milhões de cópias. Além disso, simbolicamente, chegou ao topo das paradas da Billboard, desbancando ninguém menos que Michael Jackson.
A partir dali, a banda foi arrastada pelo turbilhão da fama, algo com o qual o já problemático Cobain não conseguiu lidar. Cada vez mais deprimido e frustrado, ele se afundou nas drogas enquanto seu interesse pela música morria, e a banda que ele amava se tornava uma tortura.
Em 1994, esgotado, com seu casamento em crise e a banda implodindo, Kurt foi obrigado pela gravadora a fazer uma intensa turnê. Dessa forma, pouco depois dela, a trajetória do Nirvana chegou ao seu trágico fim com o suicídio de seu fundador, guitarrista, vocalista, frontman e compositor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps