Por que o Sepultura nunca foi censurado pela Ditadura mesmo falando sobre diabo?
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de fevereiro de 2023
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
O Sepultura surgiu nos anos finais da Ditadura Militar, que durou de 1964 a 1985. Apesar disso, a banda nunca sofreu com censura, mesmo falando sobre temas sensíveis como o diabo.
Sepultura - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Jairo Guedz, ex-guitarrista do Sepultura, explicou que o Sepultura recebeu censura, mas de certa forma sofreu sim nas mãos dos militares.
"Como o Sepultura nasceu e se desenvolveu na minha fase dentro de um país que era governo militar e não democracia, não era muito saudável falar sobre política. Deixamos isso para bandas mais hardcore e punk. Nem existia a palavra hardcore, na verdade. Era tipo Ratos de Porão, Olho Seco e Cólera. Nós gostávamos muito. Gostávamos também das bandas gringas de punk, que tinham rebeldia contra o sistema. Talvez pelo nosso estilo mais para o death metal, resolvemos focar na religião, que seria o tema a ser abordado. Nunca tivemos problema com a ditadura. Talvez por sermos quatro moleques escrevendo sobre o demônio. Isso não incomodava em nada. Mesmo se usássemos o demônio como metáfora para algum político, como fazemos hoje. Às vezes, conto uma história numa música e posso estar falando do Putin ou do Bolsonaro. Até mesmo do Hitler, quando falo do anticristo.
É minha visão do mundo de forma metafórica. Na época do Sepultura, apesar de ser um país governado por um general no final da ditadura, nada nos incomodou em termos de censura. O que nos incomodava é que, pelo nosso visual, tomávamos dura e tapa da polícia todos os dias de nossa vida. Se botava o pé na rua, não tinha escapatória. Já virava para a parede, abria a perna e o braço. Não tinha conversa. Já fomos para a delegacia e camburão, mas nunca fomos levados para um lugar onde pudéssemos temer que nossas mães nunca mais nos vissem. Não éramos uma ameaça. Nosso papo era direto com deus e o diabo! [risos]", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Nasce Ozzy Osbourne, neta de Ozzy Osbourne
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Filho de Dee Snider comenta entrada de Sebastian Bach no Twisted Sister
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi

O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Sepultura, Greyson Nekrutman está gravando o novo álbum do Cro-Mags
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Nova música do Sepultura é elogiada em matéria da Metal Hammer
Andreas Kisser explica o que diferencia o Jota Quest e justifica eles serem tão bons


