David Bowie não tinha intenção de matar Ziggy Stardust para sempre
Por Bruce William
Postado em 04 de abril de 2023
Ziggy Stardust foi um personagem fictício criado por David Bowie para o álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", lançado em 1972. Ziggy é um alienígena andrógino que vem à Terra para trazer uma mensagem de esperança e amor através da música. Ele se torna uma estrela do rock e é adorado por seus fãs, mas acaba sendo destruído pelo excesso de fama e drogas. O personagem de Ziggy Stardust foi uma das criações mais icônicas de Bowie e ajudou a estabelece-lo como um dos artistas mais inovadores e influentes da história da música. A imagem de Ziggy Stardust, com seu cabelo vermelho e maquiagem extravagante, tornou-se um ícone da cultura pop e influenciou a moda e o comportamento de jovens em todo o mundo.
Mas David "matou" o personagem em um show no Hammersmith Odeon, em Londres, em 3 de julho de 1973. Durante o show, Bowie anunciou que seria a última apresentação de Ziggy Stardust e encerrou o show com a música "Rock 'n' Roll Suicide". Depois disso, Bowie nunca mais se apresentou como Ziggy Stardust e passou a explorar outras personagens e estilos musicais em sua carreira. O fim de Ziggy Stardust marcou o fim de uma era para Bowie e para o rock em geral, e o personagem se tornou um ícone da cultura pop e uma das criações mais icônicas e influentes da história da música.
Conforme relata o Ultimate Classic Rock, o ex-empresário de David Bowie, Tony Defries, afirmou em uma entrevista recente à Mojo que Bowie decidiu matar sua persona Ziggy Stardust com a intenção de fazer um retorno dramático. Eles decidiram manter a notícia do fim da persona em segredo até o show final em Londres, tendo o anúncio chocado o baixista Trevor Bolder e o baterista Woody Woodmansey, que não haviam sido informados com antecedência. O guitarrista Mick Ronson era um dos poucos que sabia o que iria acontecer.
"Basicamente, acho que o sucesso não era a ideia perfeita para David", disse Defries. "Quando 'Aladdin Sane' estava vendendo bastante e multidões estavam fechando estações de trem apenas para ver Bowie, acho que foi ali que tudo começou a ir por água abaixo, por ele não ser mais uma pessoa comum. O efeito Ziggy estava tomando conta de tudo e Bowie não conseguia lidar com isso, de fato".
Tony acrescentou ainda que a ideia de aposentadoria foi em parte inspirada por Frank Sinatra, que saiu do show business em 1971 antes de retornar em grande escala dois anos depois. Mas o plano não funcionou, como ele explicou: "Tentamos e falhamos em fazer com que promotores na América reservassem [uma turnê de retorno de Bowie/Ziggy Stardust] em grandes arenas como headliner. Então, essa foi a verdadeira razão para a aposentadoria do Ziggy, para ser franco contigo... não teve nada a ver com música ou estilo ou qualquer outra coisa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps