Eddie Kramer relembra sua primeira reação ao Led Zeppelin: "Que nome estúpido!"
Por André Garcia
Postado em 16 de julho de 2023
Engenheiro de som Eddie Kramer, que trabalhou mais de uma vez com o Led Zeppelin, revelou sua inusitada primeira reação à banda. A música falou mais alto, entretanto, e o impressionou.
No final dos anos 60, como engenheiro de som Eddie Kramer já tinha um currículo invejável, que incluía nomes como Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix. Como se não bastasse, em 1969 ele começou a trabalhar com outra banda lendária, o Led Zeppelin.
Em entrevista de 2021 para a edição #149 da Classic Rock, ele relembrou sua primeira reação a ela.
"John [Paul Jones] me ligou deve ter sido no começo de 68 [final de 68, na verdade], pouco antes deles irem para a América, e disse: 'Vem aqui em casa, tenho algo para te mostrar'. Era simplesmente um acetato do primeiro disco do Zeppelin! Ouvi e, claro, achei incrivelmente pesado. Eu perguntei 'O que é isso?', e ele me disse que se chamavam Led Zeppelin. Eu respondi 'Que nome estúpido do c*cete!'"
"Quando fui ver, já era 1969, e eles estavam aqui nos Estados Unidos, em turnê. Eu fui tirar umas fotos deles no Fillmore East, aí me perguntaram 'Por que você não vem fazer uma mixagem para a gente no 'Led Zeppelin II''? Eu adoro aqueles caras."
Kramer contou que Jones era o membro da banda com o qual ele tinha maior proximidade...
"[O Led Zeppelin] era ideia de Jimmy [Page], mas quem também merece muito crédito é o John Paul Jones. Na verdade, eu era mais próximo de John do que Jimmy. Ele era muito doce e gentil, e ele e sua esposa me convidavam para a casa deles em Hampstead, onde eu ia passar um tempo com eles. John estava sempre no Olympic Studios, arrastando seu amplificador B15, suas partituras debaixo do braço, seu baixo sobre o ombro, regendo uma maldita orquestra sinfônica inteira. Ele era um arranjador genial."
Embora Jimmy Page fosse o principal compositor do Led Zeppelin, John Paul Jones teve contribuições importantes, como em "Black Dog". Em entrevista de 2007 para a Mojo, ele contou que rascunhou a ideia daquela música em um trem voltando para casa de um ensaio na boathouse de Jimmy Page em Berkshire: "Meu pai me ensinou um sistema de anotação muito simples, usando notas musicais e valores. Então eu a compus em um pedaço de papel no trem."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps