Eddie Kramer relembra sua primeira reação ao Led Zeppelin: "Que nome estúpido!"
Por André Garcia
Postado em 16 de julho de 2023
Engenheiro de som Eddie Kramer, que trabalhou mais de uma vez com o Led Zeppelin, revelou sua inusitada primeira reação à banda. A música falou mais alto, entretanto, e o impressionou.
Led Zeppelin - Mais Novidades
No final dos anos 60, como engenheiro de som Eddie Kramer já tinha um currículo invejável, que incluía nomes como Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix. Como se não bastasse, em 1969 ele começou a trabalhar com outra banda lendária, o Led Zeppelin.
Em entrevista de 2021 para a edição #149 da Classic Rock, ele relembrou sua primeira reação a ela.
"John [Paul Jones] me ligou deve ter sido no começo de 68 [final de 68, na verdade], pouco antes deles irem para a América, e disse: 'Vem aqui em casa, tenho algo para te mostrar'. Era simplesmente um acetato do primeiro disco do Zeppelin! Ouvi e, claro, achei incrivelmente pesado. Eu perguntei 'O que é isso?', e ele me disse que se chamavam Led Zeppelin. Eu respondi 'Que nome estúpido do c*cete!'"
"Quando fui ver, já era 1969, e eles estavam aqui nos Estados Unidos, em turnê. Eu fui tirar umas fotos deles no Fillmore East, aí me perguntaram 'Por que você não vem fazer uma mixagem para a gente no 'Led Zeppelin II''? Eu adoro aqueles caras."
Kramer contou que Jones era o membro da banda com o qual ele tinha maior proximidade...
"[O Led Zeppelin] era ideia de Jimmy [Page], mas quem também merece muito crédito é o John Paul Jones. Na verdade, eu era mais próximo de John do que Jimmy. Ele era muito doce e gentil, e ele e sua esposa me convidavam para a casa deles em Hampstead, onde eu ia passar um tempo com eles. John estava sempre no Olympic Studios, arrastando seu amplificador B15, suas partituras debaixo do braço, seu baixo sobre o ombro, regendo uma maldita orquestra sinfônica inteira. Ele era um arranjador genial."
Embora Jimmy Page fosse o principal compositor do Led Zeppelin, John Paul Jones teve contribuições importantes, como em "Black Dog". Em entrevista de 2007 para a Mojo, ele contou que rascunhou a ideia daquela música em um trem voltando para casa de um ensaio na boathouse de Jimmy Page em Berkshire: "Meu pai me ensinou um sistema de anotação muito simples, usando notas musicais e valores. Então eu a compus em um pedaço de papel no trem."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg diz que vem à América do Sul ainda em 2026
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O clássico do Led Zeppelin composto por John Paul Jones em um papel no trem
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
Jimmy Page relembra capa de 1973 que o fez expulsar designer da sala: "Insulto"
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão
A música de Marisa Monte que Nando Reis achou que "era muito Led Zeppelin"


