O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2025
Jimmy Page nunca escondeu que desafios sempre funcionaram como combustível criativo. E, segundo a jornalista Melanie Davis, do American Songwriter, foi exatamente um comentário aparentemente inofensivo vindo de George Harrison que acabou motivando uma das canções mais inusitadas do catálogo do Led Zeppelin.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A história foi confirmada pelo próprio Page em conversa com Brad Tolinski, ex-editor da Guitar World. Durante anos, circulou a ideia de que Harrison teria inspirado "Stairway to Heaven". Page, porém, tratou de corrigir a narrativa. "Você tem a história certa, mas a música errada", explicou o guitarrista. Em seguida, revelou o episódio que mudou tudo: "George estava conversando com o Bonzo [John Bonham] uma noite e disse: 'O problema de vocês é que nunca fazem baladas'. Eu pensei: 'Vou dar uma balada pra ele'".
A resposta de Page veio na forma de "The Rain Song", faixa de "Houses of the Holy" (1973). Lenta, atmosférica, orquestral e emocionalmente expansiva, a música foge completamente do estereótipo mais pesado do Led Zeppelin. Mas Page não se contentou apenas em provar que a banda era capaz de escrever uma balada. Ele decidiu ir além e incluir uma provocação direta.
"Você vai perceber que eu até cito 'Something' nos dois primeiros acordes da música", contou Page a Tolinski. A referência não foi acidental. "Something", lançada em "Abbey Road" (1969), é a balada mais famosa escrita por George Harrison para os Beatles - e uma das mais celebradas da história do grupo.
Para Melanie Davis, o gesto é um exemplo claro do humor ácido e competitivo que permeava o rock britânico da época. Page transformou um comentário casual em uma resposta artística sofisticada, misturando admiração e provocação em doses iguais.
A ligação com os Beatles, no entanto, não parou aí. Davis lembra que "The Rain Song" também carrega uma herança sonora que remete diretamente ao quarteto de Liverpool. As cordas etéreas que dão corpo à música não são uma orquestra tradicional, mas sim um Mellotron, tocado por John Paul Jones. O detalhe é que se trata do mesmo instrumento usado por John Lennon em "Strawberry Fields Forever".
O arranjo, segundo Page, nasceu quase completo ainda na fase de demo. "Foi difícil até encontrarmos o clima certo. Era um daqueles casos em que você insiste, porque já tinha tocado todos os instrumentos, e depois precisa decidir quais overdubs eram menos importantes ou se era melhor inserir uma nova frase", explicou o guitarrista, em declaração registrada no livro No Quarter: The Three Lives of Jimmy Page, de Martin Power.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A música do Soundgarden criada para tirar sarro do "rock idiota"
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"

A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham
Como uma música rejeitada pelos Beatles levou à criação do Led Zeppelin; "efeito borboleta"

O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A instrumental do Soulfly que foi inspirada pelo Led Zeppelin
O álbum dos anos sessenta que antecipou "Kashmir" do Led Zeppelin
Esquisitices: algumas exigências bizarras para shows
A banda que fez Robert Plant se envergonhar de ser ícone do rock


