O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2025
Jimmy Page nunca escondeu que desafios sempre funcionaram como combustível criativo. E, segundo a jornalista Melanie Davis, do American Songwriter, foi exatamente um comentário aparentemente inofensivo vindo de George Harrison que acabou motivando uma das canções mais inusitadas do catálogo do Led Zeppelin.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A história foi confirmada pelo próprio Page em conversa com Brad Tolinski, ex-editor da Guitar World. Durante anos, circulou a ideia de que Harrison teria inspirado "Stairway to Heaven". Page, porém, tratou de corrigir a narrativa. "Você tem a história certa, mas a música errada", explicou o guitarrista. Em seguida, revelou o episódio que mudou tudo: "George estava conversando com o Bonzo [John Bonham] uma noite e disse: 'O problema de vocês é que nunca fazem baladas'. Eu pensei: 'Vou dar uma balada pra ele'".
A resposta de Page veio na forma de "The Rain Song", faixa de "Houses of the Holy" (1973). Lenta, atmosférica, orquestral e emocionalmente expansiva, a música foge completamente do estereótipo mais pesado do Led Zeppelin. Mas Page não se contentou apenas em provar que a banda era capaz de escrever uma balada. Ele decidiu ir além e incluir uma provocação direta.
"Você vai perceber que eu até cito 'Something' nos dois primeiros acordes da música", contou Page a Tolinski. A referência não foi acidental. "Something", lançada em "Abbey Road" (1969), é a balada mais famosa escrita por George Harrison para os Beatles - e uma das mais celebradas da história do grupo.
Para Melanie Davis, o gesto é um exemplo claro do humor ácido e competitivo que permeava o rock britânico da época. Page transformou um comentário casual em uma resposta artística sofisticada, misturando admiração e provocação em doses iguais.
A ligação com os Beatles, no entanto, não parou aí. Davis lembra que "The Rain Song" também carrega uma herança sonora que remete diretamente ao quarteto de Liverpool. As cordas etéreas que dão corpo à música não são uma orquestra tradicional, mas sim um Mellotron, tocado por John Paul Jones. O detalhe é que se trata do mesmo instrumento usado por John Lennon em "Strawberry Fields Forever".
O arranjo, segundo Page, nasceu quase completo ainda na fase de demo. "Foi difícil até encontrarmos o clima certo. Era um daqueles casos em que você insiste, porque já tinha tocado todos os instrumentos, e depois precisa decidir quais overdubs eram menos importantes ou se era melhor inserir uma nova frase", explicou o guitarrista, em declaração registrada no livro No Quarter: The Three Lives of Jimmy Page, de Martin Power.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O riff criado pelo adolescente Kirk Hammett que virou um dos momentos mais marcantes do Metallica
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
O músico a quem Eric Clapton sentia que devia pedido de desculpas: "Me comportei mal"

A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham
Como uma música rejeitada pelos Beatles levou à criação do Led Zeppelin; "efeito borboleta"
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)


