Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de dezembro de 2025
O reencontro do Led Zeppelin em 2007 sempre foi cercado de mitos, expectativas e versões conflitantes sobre o que poderia ter sido e nunca aconteceu de novo. Passadas quase duas décadas, o assunto continua rendendo reflexões - especialmente quando parte de quem esteve no centro das decisões. Em datas comemorativas, não é raro que os próprios envolvidos revisitem aquele capítulo como quem folheia um álbum de fotos cheio de "e se…".
Led Zeppelin - Mais Novidades
O show em questão aconteceu em 10 de dezembro de 2007, na O2 Arena, em Londres, como parte do Ahmet Ertegun Tribute Concert, evento beneficente em homenagem ao lendário executivo da Atlantic Records. O Led Zeppelin foi a atração principal da noite, com Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones acompanhados por Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham. Era, até hoje, a última vez que os três membros sobreviventes dividiram o palco.
O que poucos sabiam é que, inicialmente, a ideia era que o Zeppelin fizesse apenas uma participação curta. Segundo Jimmy Page, a proposta original previa algo em torno de 20 ou 30 minutos de apresentação. Em publicação recente nas redes sociais, o guitarrista relembrou o impasse nos bastidores e deixou claro que não aceitava a ideia. "Foi sugerido que faríamos um set de 20 ou 30 minutos", escreveu Page, em declaração repercutida pelo Ultimate Guitar. "E eu pensei: 'não vou fazer isso'".
Page explicou que, para ele, um show tão curto não permitiria que a banda atingisse o nível de entrosamento necessário. "Precisávamos fazer um set completo, porque a energia, o poder, a sinergia e a sincronicidade crescem à medida que o show avança", afirmou. O músico foi além ao admitir que um formato reduzido deixaria um gosto amargo permanente: "Sempre teríamos nos arrependido de não tocar pelo menos mais uma hora".
No fim das contas, o Led Zeppelin subiu ao palco para um concerto de cerca de duas horas, com 16 músicas cobrindo praticamente toda a carreira - à exceção do álbum "In Through the Out Door" (1979). A recepção foi amplamente positiva. O crítico Sasha Frere-Jones, da revista The New Yorker, escreveu que os shows problemáticos das décadas anteriores haviam sido "substituídos por um triunfo", destacando que a banda fez jus à memória de Ertegun.
Além do impacto artístico, o evento entrou para a história pelos números. Page lembrou que, segundo o Guinness Book of World Records, houve cerca de 20 milhões de pedidos online por ingressos, um recorde absoluto para um único show. "Eu só queria subir lá, tocar bem e mostrar do que éramos capazes", afirmou o guitarrista. Anos depois, em 2012, a apresentação ganhou registro oficial no filme e álbum Celebration Day, permitindo que o público revivesse a "alquimia da noite", como definiu o próprio Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy

A banda que levou o Led Zeppelin a fazer o show de reunião no 02 Arena de Londres em 2007
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
Vocalistas: Os 10 melhores da história do rock


