O que é a ventilação mecânica, técnica que auxilia respiração, utilizada em Mingau
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de setembro de 2023
De acordo com o novo boletim médico que atualiza o estado do baixista Mingau, o músico do Ultraje a Rigor, baleado no dia 2 de setembro na cabeça, é estável, porém grave. Um dos procedimentos adotados pela equipe médica durante o tratamento é a ventilação mecânica. Mas como funciona essa técnica? Quais os riscos?
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
De acordo com o site da MSD, empresa americana do ramo farmacêutico e hospitalar, a ventilação mecânica consiste no uso de uma máquina para auxiliar a entrada e a saída de ar nos pulmões.
Como é feita a ventilação mecânica?
"A ventilação mecânica pode ser feita de várias maneiras. Normalmente tubos plásticos são inseridos na traqueia através do nariz ou da boca. Se o indivíduo necessitar de ventilação mecânica por mais tempo, o médico pode inserir um tubo diretamente na traqueia através de uma pequena incisão na parte frontal do pescoço (traqueostomia). A traqueostomia é mais segura e confortável para ventilação de longo prazo. O tubo é anexado ao ventilador. Um ventilador pode empurrar ar para dentro dos pulmões mesmo que a pessoa não inspire".
Possíveis complicações da ventilação mecânica
"Empurrar o ar para os pulmões sob muita pressão ou em volume muito alto pode sobrecarregar os pulmões e causar danos pulmonares. Às vezes, os alvéolos frágeis (pequenos sacos de ar nos pulmões) se rompem, permitindo que o ar se acumule em torno dos pulmões causando seu colapso, um quadro clínico denominado pneumotórax. Para evitar esses problemas, o médico tenta limitar o volume e a pressão do ar fornecido pelo ventilador.
Por outro lado, pressão e volume insuficientes podem não permitir entrada e saída suficientes de ar, causando a elevação demasiada do nível de dióxido de carbono no sangue e o fechamento de pequenas passagens de ar e dos alvéolos. O médico monitora e adapta constantemente a frequência e o tamanho da respiração fornecida pelo ventilador assim como a pressão do ventilador de modo a encontrar um equilíbrio cuidadoso. Embora a maioria dos indivíduos submetidos à ventilação mecânica precise de oxigênio extra, o oxigênio em excesso pode, de fato, prejudicar os pulmões. O médico deve monitorar o nível de oxigênio do indivíduo para assegurar o fornecimento da quantidade mais adequada".
Quando essa medida pode ser interrompida
"À medida que a pessoa se recupera do distúrbio que levou à disfunção pulmonar, os médicos tentam diminuir o apoio à respiração. Eles podem desligar o ventilador temporariamente para ver se os pulmões são capazes de funcionar sem apoio. Essas tentativas são feitas com o monitoramento atento para que o ventilador possa ser rapidamente reiniciado caso seja necessário".
Mingau, do Ultraje a Rigor, baleado na cabeça em Paraty
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps