Phil Spector nunca apontou uma arma para os Ramones, segundo Marky Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de março de 2024
Há quem diga que todos os discos da banda Ramones são iguais, afirmação que passa longe da verdade, como comprova "End Of The Century", quinto disco do grupo. Lançado em fevereiro de 1980, o disco em questão é mais polido e bem trabalhado que seus antecessores. Outro diferencial de "End Of The Century" é sua produção "pomposa", que ficou a cargo do controverso Phil Spector.
Quem era Phil Spector?
Nascido em 1939, Phil é o criador da "Wall Of Sound", fórmula de produção musical desenvolvida na década de 1960. Segundo a Wikipedia, a intenção da "Wall Of Sound era "explorar as possibilidades de gravação em estúdio para criar uma estética orquestral extraordinariamente densa que fosse bem recebida pelos rádios e jukeboxes da época". Phil, que também atuava como co-autor, trabalhou com grandes nomes da música, como Beatles, Leonard Cohen, Ike & Tina Turner, George Harrison e John Lennon.
Apesar de seu currículo invejável, Phil também é lembrado por ter passado seus dias finais na prisão. O renomado produtor foi condenado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson. Os promotores afirmaram que Spector alvejou e matou Lana em sua mansão na madrugada de 3 de fevereiro de 2003, depois que a conheceu em uma boate. Por fim, ele foi sentenciado a 19 anos de prisão em 2009, mas não cumpriu totalmente a pena, pois morreu em janeiro de 2021.
A gravação de "End Of The Century"?
"End Of The Century" é o único trabalho dos Ramones produzido por Spector. E durante a produção do disco, nasceu um mito que até hoje confunde a cabeça de muita gente. De acordo com o tal rumor, Phil teria apontado uma arma para a maior banda Punk de todos os tempos.
Marky Ramone, baterista que teve duas passagens pelos Ramones (e gravou "End Of The Century"), desmentiu a história em 2015, durante entrevista concedida ao site Songfacts.
"Phil Spector, meu amigo, nunca apontou uma arma para nós no estúdio - isso é só boato. Há um vídeo em que Johnny Ramone [guitarrista] diz: ‘Phil, o que você vai fazer? Atirar em mim?’. E Johnny estava falando de Phil Spector. Mas Phil não estava lá apontando a arma para Johnny. Johnny sabia que Phil tinha armas com, então era a isso que ele estava se referindo. O fato é que Phil tinha licença para portar armas, e ele as tirava e as colocava no chão. Você não vai usá-las o dia inteiro no estúdio. Isso provavelmente intimidava Johnny e Dee Dee [baixista]", declarou o baterista, que contou como foi trabalhar com Spector.
"Eu e Joey [vocalista] o adorávamos, nos dávamos muito bem com ele. Mas acabou do jeito que aconteceu - foi um experimento, e esse é o resultado. Mas nunca me senti intimidado por Phil. Sempre admirei a produção dele quando era pequeno e só percebi que trabalhávamos diferente - era só isso. Ele trabalhou muito devagar, nós trabalhamos rápido. E foi provavelmente isso que causou parte da animosidade no estúdio."
"End Of The Century" é o sucessor de "Road To Ruin", lançado em 1978. O álbum apresenta músicas interessantes, com destaque para "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?", "Rock 'n' Roll High School" e "Baby, I Love You".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps