Phil Spector nunca apontou uma arma para os Ramones, segundo Marky Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de março de 2024
Há quem diga que todos os discos da banda Ramones são iguais, afirmação que passa longe da verdade, como comprova "End Of The Century", quinto disco do grupo. Lançado em fevereiro de 1980, o disco em questão é mais polido e bem trabalhado que seus antecessores. Outro diferencial de "End Of The Century" é sua produção "pomposa", que ficou a cargo do controverso Phil Spector.
Ramones - Mais Novidades
Quem era Phil Spector?
Nascido em 1939, Phil é o criador da "Wall Of Sound", fórmula de produção musical desenvolvida na década de 1960. Segundo a Wikipedia, a intenção da "Wall Of Sound era "explorar as possibilidades de gravação em estúdio para criar uma estética orquestral extraordinariamente densa que fosse bem recebida pelos rádios e jukeboxes da época". Phil, que também atuava como co-autor, trabalhou com grandes nomes da música, como Beatles, Leonard Cohen, Ike & Tina Turner, George Harrison e John Lennon.
Apesar de seu currículo invejável, Phil também é lembrado por ter passado seus dias finais na prisão. O renomado produtor foi condenado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson. Os promotores afirmaram que Spector alvejou e matou Lana em sua mansão na madrugada de 3 de fevereiro de 2003, depois que a conheceu em uma boate. Por fim, ele foi sentenciado a 19 anos de prisão em 2009, mas não cumpriu totalmente a pena, pois morreu em janeiro de 2021.
A gravação de "End Of The Century"?
"End Of The Century" é o único trabalho dos Ramones produzido por Spector. E durante a produção do disco, nasceu um mito que até hoje confunde a cabeça de muita gente. De acordo com o tal rumor, Phil teria apontado uma arma para a maior banda Punk de todos os tempos.
Marky Ramone, baterista que teve duas passagens pelos Ramones (e gravou "End Of The Century"), desmentiu a história em 2015, durante entrevista concedida ao site Songfacts.
"Phil Spector, meu amigo, nunca apontou uma arma para nós no estúdio - isso é só boato. Há um vídeo em que Johnny Ramone [guitarrista] diz: ‘Phil, o que você vai fazer? Atirar em mim?’. E Johnny estava falando de Phil Spector. Mas Phil não estava lá apontando a arma para Johnny. Johnny sabia que Phil tinha armas com, então era a isso que ele estava se referindo. O fato é que Phil tinha licença para portar armas, e ele as tirava e as colocava no chão. Você não vai usá-las o dia inteiro no estúdio. Isso provavelmente intimidava Johnny e Dee Dee [baixista]", declarou o baterista, que contou como foi trabalhar com Spector.
"Eu e Joey [vocalista] o adorávamos, nos dávamos muito bem com ele. Mas acabou do jeito que aconteceu - foi um experimento, e esse é o resultado. Mas nunca me senti intimidado por Phil. Sempre admirei a produção dele quando era pequeno e só percebi que trabalhávamos diferente - era só isso. Ele trabalhou muito devagar, nós trabalhamos rápido. E foi provavelmente isso que causou parte da animosidade no estúdio."
"End Of The Century" é o sucessor de "Road To Ruin", lançado em 1978. O álbum apresenta músicas interessantes, com destaque para "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?", "Rock 'n' Roll High School" e "Baby, I Love You".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande


A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
3 álbuns que não venderam nada na época e hoje são clássicos, segundo André Barcinski
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram
Ted Nugent explica o que o Metallica tem e que falta pro Slayer, Megadeth e Ramones


