Os megahits de Sepultura e Lulu Santos que começam com versos semelhantes
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de julho de 2024
As coincidências no mundo da música são mais comuns do que aparentam e caso se vá fundo na investigação, é possível encontrar curiosidades cada vez mais improváveis. É o caso da música "Dead Embryonic Cells", do disco "Arise" (1991) do Sepultura, que traz na estrofe inicial um verso exatamente igual ao utilizado por Lulu Santos no hit "Toda Forma de Amor", que saiu em 1988, três anos antes, no álbum de mesmo nome.
Sepultura - Mais Novidades
No início de "Dead Embryonic Cells" é possível encontrar os seguintes versos: "Terra do ódio / Eu não pedi para nascer / Tristeza, sofrimento / Tudo é tão solitário". Já o começo de "Toda Forma de Amor" traz o mesmo dizer do segundo verso só que no primeiro: "Eu não pedi paara nascer / Eu não nasci para perder / Nem vou sobrar e vítima das circunstâncias".
Mas como é possível analisar as duas músicas e encontrar semelhanças e diferenças para além dessa coincidência? No caso de "Dead...", a música fala sobre doenças de laboratório que podem infectar a humanidade. Também é tratado do assunto da violência, guerra por racismo e terrorismo. Todo esse clima de pessimismo é traduzido nos riffs pesados que a acompanham.
No caso de "Toda forma...", Lulu Santos trata da possibilidade de se amar livremente qualquer ser humano, livre de preconceitos. Uma possível ponte está no fato de que tanto o Sepultura quanto Lulu Santos tratam nesse período do assunto da AIDS. Se "Dead Embryonic" fala de "doenças de laboratório", em "Biotech is Godzilla", do "Chaos A.D", a ideia é que essa doença foi mesmo criada em laboratório.
Já Lulu Santos tratou desse assunto no hit "A Cura", conforme ele conta em entrevista a Pedro Bial. "Eu me referia especificamente à cura da AIDS. Era a epidemia da época, mas era seletiva. Não era tão geral, e sobretudo os esforços para se achar uma cura eram diminuídos. Depois, veio a se perceber que a doença era menos seletiva do que se parecia.
Eles chamavam a doença de ‘câncer gay’, mas depois passou a ser preocupação de toda a humanidade. A canção é sobre o primeiro impacto das perdas que essa doença trouxe para nós todos. E para mim, como já sabedor dessa realidade, para minha comunidade", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"

O hit do Sepultura sobre Aids ter sido criada com biotecnologia no Brasil
O hit de Lulu Santos sobre cura da AIDS que bateu recordes na vacinação contra covid
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Andreas Kisser: teste para o Metallica foi uma das melhores experiências da vida dele
Max Cavalera: Os motivos que o levaram a sair do Sepultura


