O duro ultimato que Axl Rose recebeu ao assumir os shows do AC/DC
Por Bruce William
Postado em 08 de agosto de 2024
Chris Slade teve duas passagens pelo AC/DC: a primeira entre 1989 e 1994, tendo ele participado dos álbuns "The Razor's Edge" (1990) e "Big Gun" (1993), e saído pouco antes do início das gravações do "Ballbreaker". A segunda foi entre 2015 e 2020, e em ambas ele foi substituído por Phil Rudd, baterista da formação clássica que volta e meia se vê encrencado com a justiça ou com algum tipo de impedimento.
Posteriormente Chris deixou claro que se arrependeu de ter deixado o grupo pela primeira vez: "Mal [Malcolm Young], me ligou e disse que não tinha nada a ver comigo e nada a ver com algo que eu tivesse feito ou algo que eu não tivesse feito, eles queriam simplesmente tentar com Phil. Eu disse: 'Então eu saio. Estou fora'. Mal disse: 'Não, não, não, nós queremos manter você, eu nem sei, se Phil não puder tocar'. E eu falei que isso era seu problema agora. Em time que está ganhando, não se mexe. Eu pedi demissão no dia seguinte. Eles queriam me manter por meses e meses e isso não parecia certo. Foi provavelmente meu estúpido orgulho".
E de acordo com ele, quem mandava na banda era o saudoso Malcolm Young: "Era a banda do Malcolm. Não era a banda do Brian Johnson, não era a banda de Angus Young. Era a banda de Malcolm, ele comandava o show musicalmente e de qualquer outra forma, suponho. Angus teve a contribuição com a composição, é claro. Malcolm era um guitarrista base genial, o melhor tocador de ritmo com quem já trabalhei em toda minha carreira, um gênio absoluto. Ele sempre chegava na hora e tocava fantasticamente bem e tornou meu trabalho muito fácil".
A atitude correta de Axl Rose quando esteve no lugar de Brian Johnson, no AC/DC
Chris estava no AC/DC quando aconteceu o incidente envolvendo Brian Johnson, que foi forçado a deixar a banda durante a turnê "Rock or Bust" sob risco de perder a audição. Na época, o baterista confessou que ficou chocado com o que aconteceu, e ainda mais chocado com o substituto de Brian para os shows que faltavam para completar a turnê: "Acho que Brian estava fazendo o melhor que poderia. Eu o ouvia tão bem, pois estava usando fones de retorno in-ear. Ele não soava nada parecido com o que ele achava. Porém, claro, ele se sentia mal por não fazer o que considerava o melhor. Fiquei chocado quando ele não estava mais por perto. Fiquei ainda mais chocado quando falaram que estavam testando Axl Rose. Eu falei: 'o quê?'".

No fim das contas, Chris se surpreendeu com a performance de Axl, que ele descreveu como um cara muito legal e divertido e que cantava muito: " No dia seguinte, lá está ele. Apertei sua mão e pensei: 'Esse cara não é ruim', e ele estava contando piadas e então ele cantou e eu não sabia que ele tinha aquela voz. Eu realmente não tinha ideia que ele cantava assim. Foi incrível desde o início. No dia seguinte ele estava na banda".
A bem da verdade, as coisas no AC/DC precisam funcionar de forma absolutamente impecável, e até mesmo um rockstar como Axl Rose tem que cumprir seus compromissos sem falhar, conforme Slade comentou recentemente em participação no podcast On The Road To Rock, com transcrição feita pelo Ultimate Classic Rock: "Axl, acho que, honestamente, fez um ótimo trabalho - um tremendo dum trabalho. Ele não é o Brian [Johnson], e não estava tentando ser o Brian - e também não estava tentando ser o Bon. Ele tem muito respeito por Bon Scott. Eu sei que ele tem - e pelo AC/DC".
No AC/DC, as coisas sempre foram muito sérias, e tudo tem que funcionar de forma 100% correta
Em seguida, o baterista revela que, apesar da reverência à figura de Axl, as coisas eram muito sérias por lá, e da mesma forma que Chris precisava andar na linha e ensaiava à exaustão para que tudo funcionasse de forma perfeita, o vocalista do Guns N' Roses também ganhou um ultimato: "Se você pisar na bola, Axl, você será expulso". Mas Slade deixou claro que não foi ele quem deu esse recado, e sim "Angus [Young] e a administração".
E Axl cumpriu sua missão à risca: "Eu sei que no passado ele teve seus problemas, mas o cara que conheci era um cara muito legal, muito talentoso. Ele nunca se atrasava, nunca. Era disso que eu tinha medo, mais do que qualquer coisa, porque o AC/DC nunca se atrasa, nem mesmo um segundo. Se é um show das 8h30, é um show das 8h30. Naquela turnê, aliás, teve uma noite em que houve um problema. Não sei o que era, exatamente - uma guitarra não estava funcionando direito - e estávamos cerca de meia hora atrasados. Eu descobri depois disso, foi a única vez que o AC/DC se atrasou para um show. Eles são muito conscientes assim; tudo tem que estar certo", disse Slade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses

O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Como Pete Townshend "salvou" o AC/DC, talvez sem nem saber que estava no meio do rolo
"Vale a pena gastar salário mínimo no show?": Andre Barcinski critica preço do AC/DC em SP
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
Brian Johnson escolhe cinco álbuns sem os quais não vive
Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é


