O hit do The Cure cujo clipe "chinfrim" e "horrível" Robert Smith confessou detestar
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2024
Se você que estiver lendo isto for adolescente, é muito provável que não saiba o que é (ou melhor, foi) MTV. No passado distante em que nós tiozões do rock crescemos havia um canal de televisão chamado MTV que só passava clipes e que praticamente definia o que fazia sucesso e o que flopava. Foi o TikTok dos anos 80, digamos assim.
A MTV surgiu no começo dos anos 80 ficou gigante na esteira do sucesso feito por Michael Jackson com o álbum "Thriller" (1982), e clipes como "Beat It", "Billie Jean" e, claro, a faixa-título — que era um verdadeiro curta-metragem musical de terror feito por profissionais do primeiro escalão de Hollywood.
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De repente, os clipes acabaram se tornando mais importantes do que a música em si, o que desagradou aos mais puristas. Certas bandas mesmo assim se deram muito bem com aquele formato mais visual e emplacava ótimos clipes que marcavam época: U2, Guns N' Roses, Red Hot Chili Peppers... Nessa lista não pode faltar o The Cure.
Poucas bandas se aproveitaram tão bem dos clipes para acrescentar a estética à sua música — e o fez magistralmente tanto nos momentos trevosos e deprê quanto no pop alegre. "Boys Don't Cry", "In Between Days" e "Just Like Heaven" são três exemplos de clipes que levaram o Cure de heróis do rock gótico a astros do mainstream (quer gostasse disso Robert Smith ou não).
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Em 1989, entretanto, eles deram uma fraquejada com "Fascination Street" que, embora seja uma música das melhores, teve um clipe tosquinho. Conforme publicado pela Far Out Magazine, Robert Smith à Select Magazine disse que aquele clipe era "horrível" e justificou que "a ideia original era fazer um vídeo tipo Doctor Who. Até por isso que tem uma cabine telefônica, o relógio, salas dentro de salas... mas tudo feito de forma bem chinfrim."
"Foi de baixo orçamento", acrescentou. "Normalmente, tanto a Elektra quanto a Polydor [nossa gravadora nos Estados Unidos e nossa gravadora na Inglaterra] nos davam dinheiro [para gravar os clipes], mas esse foi só para os Estados Unidos, então só a Elektra [nos deu dinheiro]. A fantasia se perdeu."
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