Rafael Bittencourt cita "casa nova" e anuncia fim da parceria do Amplifica com o Flow
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de janeiro de 2025
O guitarrista Rafael Bittencourt, fundador do Angra, anunciou o fim da parceria entre seu canal, o Amplifica, e os Estúdios Flow. A informação foi divulgada no Instagram e reforçada no vídeo comemorativo de três anos do programa, publicado no YouTube.
Angra - Mais Novidades
Bittencourt falou sobre a gratidão pelo período no Flow, onde acumulou mais de 800 horas de entrevistas. Ele ressaltou os aprendizados e a transformação do projeto, que nasceu como um espaço para conversas sobre música e se consolidou como um canal diversificado de trocas e histórias.
Sem revelar muitos detalhes, o músico afirmou que o Amplifica seguirá em "casa nova". A transição faz parte de um processo de renovação, com a promessa de um conteúdo ainda mais variado.
O canal, que cresceu significativamente nos últimos anos, se tornou um dos principais espaços de entrevistas e debates sobre música no Brasil, ajudando a expandir a imagem de Bittencourt além do Angra. "Quem vem fazer parte dessa nova fase?", convidou o apresentador em sua publicação.
Rafael Bittencourt e o Amplifica
O Amplifica, projeto comandado por Rafael Bittencourt, enfrentou momentos turbulentos após a polêmica envolvendo Monark, ex-apresentador do Flow. A crise levou a cortes de verba e incertezas para diversos programas ligados aos Estúdios Flow, forçando o guitarrista do Angra a reformular sua atração para mantê-la no ar.
Antes da reestruturação, o Amplifica contava com uma banda de apoio fixa, que acompanhava jovens talentos e encerrava cada episódio com uma performance ao lado de um artista consagrado. O formato inovador tinha um alto custo de produção, viabilizado pelos estúdios Flow. Porém, com a debandada de patrocinadores após a saída de Monark, o financiamento foi drasticamente reduzido.
O guitarrista Leo Mancini, que participou do programa, relembrou a situação em entrevista ao Ibagenscast: "O Amplifica estava no começo, ainda precisava crescer para se sustentar sozinho. Foi um período desafiador."
Diante do impasse, Bittencourt apostou em um modelo mais enxuto, criando o Pré-Amplifica. O novo formato priorizou entrevistas mais simples, sem banda ao vivo, mas manteve a essência do programa: conversas aprofundadas sobre música e a troca de experiências com convidados. A mudança se mostrou eficaz, garantindo a continuidade do canal.
Além da adaptação no conteúdo, o Amplifica passou a buscar novas fontes de receita. O crescimento da audiência e o engajamento do público permitiram a captação de patrocinadores, consolidando o programa como um dos principais espaços de entrevistas musicais no YouTube.
O período de transição também trouxe desafios inesperados. Em uma ocasião, Mancini foi chamado às pressas para substituir um convidado que teve problemas de saúde. O episódio contou com a participação remota de Bittencourt, que estava em turnê com o Angra no sul do país. "Foi uma experiência única", relembrou o guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos

5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Os 15 melhores álbuns do metal brasileiro, segundo o Rate Your Music
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz


