O jovem de 22 anos que morreria cedo e impressionou Eric Clapton; "Quem é esse guitarrista?"
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2025
A Guitar World destacou que, em novembro de 1968, o lendário Wilson Pickett chegou ao Fame Studios, em Muscle Shoals, Alabama, sem material ou ideias para gravar. Foi então que Duane Allman, um jovem guitarrista de 22 anos que trabalhava no estúdio, sugeriu uma ideia ousada: fazer uma versão de "Hey Jude", música dos Beatles que estava no auge das paradas naquele momento. A ideia foi inicialmente recebida com descrença por Pickett e Rick Hall, dono do estúdio, mas Allman conseguiu convencê-los a seguir em frente.
O resultado foi uma versão sublime e repleta de energia R&B, com Pickett entregando uma performance vocal impressionante. Contudo, o que realmente chamou a atenção foi o solo de guitarra de Duane Allman. A performance foi tão impactante que Eric Clapton, ao ouvir a faixa, ficou intrigado. Em entrevista, que pode ser ouvida no player abaixo, juntamente com a canção, Clapton relembrou: "Lembro de ouvir 'Hey Jude' do Wilson Pickett e ligar para Ahmet Ertegun ou Tom Dowd perguntando: 'Quem é esse guitarrista?'"
O guitarrista, apelidado de "Skydog", impressionou Clapton a ponto de o músico afirmar: "Nunca ouvi uma guitarra Rock tão boa em um disco de R&B. É a melhor." Poucos anos depois, Duane participaria do único álbum do Derek & The Dominos, colaborando com Clapton no icônico "Layla and Other Assorted Love Songs". A química entre os dois foi tão marcante que a contribuição de Allman é considerada uma das peças fundamentais do disco.
Infelizmente, a carreira do guitarrista seria interrompida tragicamente em 29 de outubro de 1971. Neste dia, Duane Allman, 25 anos incompletos, estava pilotando sua Harley Davidson Sportster pelas estradas de Macon, Georgia, quando ao chegar em um cruzamento se deparou com um caminhão que havia acabado de parar, e ele tentou desviar, mas acabou atingindo o caminhão por trás. Na colisão, a moto subiu ao ar e caiu sobre Duane, o que lhe causou fortes ferimentos internos. O guitarrista do Allman Brothers Band chegou a ser levado para o hospital mas não resistiu às lesões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps