O genial e inovador músico brasileiro que Eric Clapton tentou conhecer mas não conseguiu
Por Bruce William
Postado em 08 de agosto de 2024
Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eric Clapton nasceu em 30 de março de 1945 em Ripley, Inglaterra, e ele ganhou fama inicialmente como membro das bandas Yardbirds e John Mayall & the Bluesbreakers, antes de formar o Cream, um dos primeiros supergrupos da história do Rock. Ele também teve sucesso com a banda Blind Faith e como artista solo, lançando clássicos como "Layla", "Tears in Heaven" e "Wonderful Tonight." Seu estilo de tocar guitarra, profundamente influenciado pelo blues, foi fundamental na evolução do Rock e do Blues Rock.
Clapton também é conhecido por seu trabalho de caridade e por superar desafios pessoais, incluindo a luta contra os vícios. Em 1999 ele criou o Crossroads Guitar Festival, um evento beneficente iniciado em 1999 para arrecadar fundos para o Crossroads Centre, uma instalação de tratamento de dependência que Clapton fundou em Antigua. O festival reúne alguns dos melhores guitarristas do mundo para performances memoráveis e colaborações únicas. Realizado periodicamente, o festival tornou-se um marco no cenário musical, destacando talentos de diversos gêneros e celebrando a excelência na guitarra. Além de arrecadar milhões de dólares para a caridade, o evento fortalece a comunidade musical e oferece aos fãs a oportunidade de ver lendas da guitarra e novos talentos em um único palco.
A primeira edição foi realizada no Madison Square Garden de Nova Iorque no dia 30 de junho de 1999. Na época o evento se chamava "Eric Clapton & Friends In Concert: A Benefit For The Crossroads Centre At Antigua", então oficialmente a edição de 2004 no Cotton Bowl em Dallas é considerada a primeira de todas, tendo inclusive dado origem a um DVD duplo exibindo parte dos quarenta músicos que por lá passaram.
Então foi a vez do Toyota Park de Illinois ganhar duas edições seguidas do festival, a primeiro em 2007 e a segunda em 2010. E nesta última, um dos nomes anunciados foi o do brasileiro João Gilberto, que por motivos desconhecidos não compareceu ao evento. "O Crossroads Festival é a realização de um sonho para mim, reunir um grupo de músicos incrivelmente talentosos para se apresentar em um único palco. Os artistas do Crossroads são todos músicos que eu admiro e respeito", disse Clapton na época.
Quando Eric Clapton veio ao Brasil esperando se encontrar com João Gilberto
Em outubro de 2011, Eric Clapton veio ao Brasil para uma turnê que contou com dois shows no Rio de Janeiro ("Uma performance inspirada"), um em Porto Alegre ("Show correto e postura pouco simpática") e outro em São Paulo ("Uma aula de blues e rock"). E durante entrevista ao Jornal da Globo, Clapton revelou que ficaria feliz se conseguisse tocar com o brasileiro: "Vi o João Gilberto em Londres há cinco, seis anos, e ele foi fantástico. Só ele e o violão. Eu estava na plateia como um fã, foi uma noite maravilhosa. Adoraria tocar com ele, mas sei que ele é muito difícil de ser encontrado", disse Clapton, abrindo o sorriso.
A verdade é que a memória estava pregando peças em Clapton, pois já em 2001 ele contava essa história do show em Londres, conforme citou a Folha de São Paulo em resenha sobre o álbum "Reptile", lançado naquele ano, e cuja faixa título, que pode ser conferida no vídeo abaixo, teria sido inspirada justamente neste tal show: "Sempre fui fã de Jobim e Milton Nascimento. Mas quando vi João tocar, no ano passado, em Londres, fiquei maravilhado. Não importa se João Gilberto não diz 'boa noite' nem 'obrigado' nos shows. Sei que ele consegue fazer mágica apenas com voz e violão. Quero muito conhecê-lo", disse o guitarrista.
O fato é que, em 2011, surgiu na imprensa a informação divulgada por jornalistas como a colunista Mônica Bergamo, também do jornal Folha de S.Paulo, dizendo que João Gilberto poderia vir a contar com a participação de Eric Clapton em um dos shows que ele faria em sua turnê no Brasil em comemoração aos seus 80 anos, com datas entre 28 de outubro e 5 de novembro, ou seja, quase na mesma época em que Clapton também estava excursionando pelo país.
"Adoramos Clapton, mas ninguém da produção dele entrou em contato com a gente. João é difícil, mas eles têm de me ligar para que armemos o encontro. O que João não gosta é de saber das coisas pela imprensa", disse na época Claudia Faissol, companheira de João Gilberto, revelando ainda em seguida que João acabou não indo ao show no Rio de Janeiro conforme havia planejado, mas fez um pedido muito especial: "Ele pediu para eu filmar. João tem muito respeito pela música dele", revelou Claudia.
Mas, no fim das contas, a turnê de João Gilberto foi inicialmente adiada e depois cancelada em definitivo, por motivos de saúde. E com isso o encontro entre Eric Clapton e João Gilberto não aconteceu naquela época e, infelizmente, nunca mais vai acontecer, pois o brasileiro veio a falecer em 2019.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps