O cineasta que recebeu de John Lennon 1 milhão de dólares por ser um "raro gênio"
Por André Garcia
Postado em 27 de fevereiro de 2025
Criativamente inquieto, John Lennon jamais se contentou em ser apenas um músico. Tanto que ele publicou dois livros em meados dos anos 60.
Em 1966, após anos de uma insana rotina de gravações e turnês cada vez mais caóticas e desgastantes, os Beatles finalmente tiraram férias. Paul McCartney foi curtir a cena musical londrina e gravar com outros artistas, enquanto George Harrison foi conhecer a Índia e Ringo foi fazer amizade com atores e atrizes famosos. Já John Lennon foi respirar novos ares atuando no filme How I Won the War.
Beatles - Mais Novidades

O cinema sempre foi um grande interesse de John, que ele compartilhava com Yoko. No começo dos anos 70 nomes como Pink Floyd e Bob Dylan se aproximaram do cinema gravando trilhas sonoras.
John e Yoko não chegaram a tanto, mas ficaram para lá de empolgados com o faroeste surrealista El Topo, que misturava personagens excêntricos em planos meticulosas com violência e podolatria — tipo um filme do Tarantino 20 anos antes do primeiro filme de Tarantino. Confira o trailer:

Dirigido e roteirizado por Alejandro Jodorowsky, El Topo foi uma produção de Allen Klein, então empresário dos Beatles.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, John ficou tão apaixonado por aquele filme que decidiu presentear seu autor com uma generosa gorjeta de 1 milhão de dólares (lembrando que o dólar na época valia muito mais do que hoje).
"A gente achou El Topo uma grande obra de arte", cravou Lennon, "e que ele merecia uma maior exposição." Yoko, para lá de familiarizada com arte de vanguarda em geral, definiu o diretor como um "puro gênio".
Nascido em 1929 (e ainda vivo, se aproximando dos 100 anos!) Alejandro "Jodo" Jodorowsky é um cineasta chileno filho de ucranianos que nos anos 50 mudou para a França e estudou mímica com Marcel Marceau. Na década de 60 ele se dedicou ao teatro de vanguarda e na década seguinte ao cinema de vanguarda.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps