O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de maio de 2026
Ozzy Osbourne é um dos grandes nomes da história do heavy metal. Dono de uma voz peculiar e facilmente reconhecível, ele alcançou projeção mundial como vocalista do Black Sabbath, pioneiro do estilo.
À frente da formação clássica - que também contava com Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) -, Ozzy gravou os oito primeiros álbuns de estúdio da banda. Entre esses trabalhos, há tanto clássicos incontestáveis quanto discos menos celebrados, caso de "Never Say Die!" (1978).
Black Sabbath - Mais Novidades

Oitavo álbum de estúdio do Black Sabbath, "Never Say Die!" foi gravado em meio a um período turbulento. Na época, os integrantes do quarteto enfrentavam diversos problemas, muitos deles relacionados ao consumo excessivo de drogas.
O cenário conturbado, pelo menos no caso de Ozzy, vinha se arrastando há algum tempo. Após o ciclo de "Technical Ecstasy" (1976), o frontman chegou a ser internado em um hospício. De acordo com relato publicado na Classic Rock, ele teve que responder a uma pergunta curiosa assim que chegou ao local.
"Eu me internei em um hospício chamado St. George's. Era um prédio antigo e enorme, da era vitoriana. A primeira coisa que o médico me perguntou foi: 'O senhor se masturba, Sr. Osbourne?'. Eu respondi: 'Estou aqui pela minha cabeça, não pelo meu pênis'. Não aguentei muito tempo."
Descontente com os rumos do Sabbath, Ozzy deixou o grupo e foi brevemente substituído por Dave Walker. A troca não funcionou, e o vocalista original retornou à formação pouco tempo depois.
Iommi e seus companheiros foram até Toronto, no Canadá, para gravar o que viria a ser "Never Say Die!". A experiência não foi das mais agradáveis, como relembra o guitarrista.
"Não sei como conseguimos terminar aquele álbum. Reservei o estúdio em Toronto, sem nunca o ter visto na vida, porque os Stones o tinham usado. Era luxuoso demais. Arranquei todo o carpete porque o som lá dentro era abafado. Tínhamos que ensaiar de manhã num cinema, e estava um frio de rachar."
"Estávamos muito drogados (...). Estávamos completamente fora de controle. Cada um estava tocando algo diferente."
A sonoridade apresentada pelo grupo em "Never Say Die!" não agradou a Ozzy. O álbum, aliás, não figura entre os que ele mais gostava - muito pelo contrário.
"Eu ia para o estúdio e ouvia o que parecia uma banda de jazz tocando. 'Isso é mesmo Black Sabbath?' (...). Foi o pior trabalho com o qual já me envolvi. Tenho vergonha daquele álbum. Acho repugnante."
"Never Say Die!" encerrou a primeira passagem de Ozzy pelo Black Sabbath. O vocalista retornou décadas depois e chegou a gravar "13" (2013), último álbum de estúdio do grupo fundado por Iommi.
O Black Sabbath realizou sua derradeira apresentação em 5 de julho de 2025. Dezessete dias após o evento, Ozzy Osbourne faleceu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
Morre o guitarrista Luiz Carlini, autor do solo de "Ovelha Negra" da Rita Lee
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Erik Grönwall revela que gostaria de ter ficado no Skid Row
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
O pior álbum lançado pelo Black Sabbath, e que acabou com o casamento de Tony Iommi
Revelada a causa da morte de Ozzy Osbourne
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Doze discos brilhantes de rock and roll e heavy metal que não estão no Spotify


