Como um slogan político levou John Lennon a criar um dos maiores sucessos dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 07 de fevereiro de 2025
A música "Come Together" nasceu de um pedido inesperado. Confore relata o Songfacts em 1969, o psicólogo Timothy Leary, conhecido por suas experiências com LSD e sua defesa da expansão da consciência, decidiu concorrer ao cargo de governador da Califórnia. Buscando um hino para sua campanha, ele procurou John Lennon e pediu que compusesse uma música inspirada no seu slogan: "Come Together, Join The Party".
Beatles - Mais Novidades
Lennon aceitou o desafio, mas não conseguiu criar algo que realmente se encaixasse no contexto político. Mais tarde, ele levou a ideia para as sessões de gravação do álbum "Abbey Road" (1969), transformando-a completamente. Paul McCartney recordou em uma entrevista à Rolling Stone que sugeriu desacelerar o ritmo e criar uma atmosfera mais "arrastada" para a canção. "Eu pensei: 'Vamos deixar isso com uma pegada mais arrastada, com baixo e bateria bem marcados'. Criei uma linha de baixo e tudo fluiu a partir daí", explicou.
Apesar da nova abordagem, "Come Together" acabou gerando problemas legais. John Lennon foi acusado de plágio por Morris Levy, empresário que detinha os direitos da música "You Can’t Catch Me", de Chuck Berry. A semelhança entre os versos "Here comes old flat-top" e a letra original de Berry levou Levy a processar Lennon. Para resolver o impasse, o ex-Beatle concordou em gravar algumas músicas que pertenciam ao catálogo do empresário no álbum "Rock 'n' Roll", lançado em 1975.
A faixa também ficou marcada por alguns detalhes curiosos. A BBC chegou a bani-la temporariamente por conter a palavra "Coca-Cola", que foi considerada propaganda. Além disso, uma das frases mais mal interpretadas da música - "Hold you in his armchair, you can feel his disease" ("Segura você na poltrona dele, você pode sentir a doença dele"), na verdade, era "Hold you in his arms, yeah, you can feel his disease" ("Segura você nos braços dele, sim, você pode sentir a doença dele."). Lennon chegou a comentar que, depois de perceber o erro na transcrição oficial, passou a gostar da versão errada e decidiu mantê-la.
O impacto de "Come Together" foi imenso, consolidando-se como um dos grandes sucessos dos Beatles. O que começou como um pedido para uma campanha política acabou se tornando um clássico absoluto, carregado de improvisação e experimentação, elementos que fizeram dos Beatles uma das bandas mais influentes da história da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira

O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio


