Como um slogan político levou John Lennon a criar um dos maiores sucessos dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 07 de fevereiro de 2025
A música "Come Together" nasceu de um pedido inesperado. Confore relata o Songfacts em 1969, o psicólogo Timothy Leary, conhecido por suas experiências com LSD e sua defesa da expansão da consciência, decidiu concorrer ao cargo de governador da Califórnia. Buscando um hino para sua campanha, ele procurou John Lennon e pediu que compusesse uma música inspirada no seu slogan: "Come Together, Join The Party".
Beatles - Mais Novidades
Lennon aceitou o desafio, mas não conseguiu criar algo que realmente se encaixasse no contexto político. Mais tarde, ele levou a ideia para as sessões de gravação do álbum "Abbey Road" (1969), transformando-a completamente. Paul McCartney recordou em uma entrevista à Rolling Stone que sugeriu desacelerar o ritmo e criar uma atmosfera mais "arrastada" para a canção. "Eu pensei: 'Vamos deixar isso com uma pegada mais arrastada, com baixo e bateria bem marcados'. Criei uma linha de baixo e tudo fluiu a partir daí", explicou.
Apesar da nova abordagem, "Come Together" acabou gerando problemas legais. John Lennon foi acusado de plágio por Morris Levy, empresário que detinha os direitos da música "You Can’t Catch Me", de Chuck Berry. A semelhança entre os versos "Here comes old flat-top" e a letra original de Berry levou Levy a processar Lennon. Para resolver o impasse, o ex-Beatle concordou em gravar algumas músicas que pertenciam ao catálogo do empresário no álbum "Rock 'n' Roll", lançado em 1975.
A faixa também ficou marcada por alguns detalhes curiosos. A BBC chegou a bani-la temporariamente por conter a palavra "Coca-Cola", que foi considerada propaganda. Além disso, uma das frases mais mal interpretadas da música - "Hold you in his armchair, you can feel his disease" ("Segura você na poltrona dele, você pode sentir a doença dele"), na verdade, era "Hold you in his arms, yeah, you can feel his disease" ("Segura você nos braços dele, sim, você pode sentir a doença dele."). Lennon chegou a comentar que, depois de perceber o erro na transcrição oficial, passou a gostar da versão errada e decidiu mantê-la.
O impacto de "Come Together" foi imenso, consolidando-se como um dos grandes sucessos dos Beatles. O que começou como um pedido para uma campanha política acabou se tornando um clássico absoluto, carregado de improvisação e experimentação, elementos que fizeram dos Beatles uma das bandas mais influentes da história da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Música do novo álbum de Erik Grönwall fala sobre sua saída do Skid Row
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
As músicas lentas do Slayer que são essenciais, segundo a Louder


O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
A virada de bateria com base nos Beatles que impressionou Jimi Hendrix
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?


