Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 04 de fevereiro de 2025
Nos anos 1960, os Beatles dominaram o cenário musical, mas no final da década, outra banda começou a disputar esse espaço. O Led Zeppelin, com seu som pesado e enérgico, acabou desbancando os Fab Four na votação de Melhor Grupo do Mundo da revista Melody Maker em 1970. Para muitos, esse momento simbolizou uma mudança nos gostos do público e na maneira como a música era consumida. John Bonham, baterista do Led Zeppelin, deixou isso bem claro ao explicar as diferenças entre as duas bandas.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Durante uma entrevista ao programa Nationwide, da BBC, Bonham e Robert Plant foram questionados sobre a comparação entre os Beatles e o Led Zeppelin. O apresentador Bob Wellings destacou que, ao contrário das músicas dos Beatles, as do Led Zeppelin não eram tão fáceis de assobiar ou cantarolar. Além disso, ele perguntou se a banda acreditava que conseguiria se manter relevante por tanto tempo quanto os Fab Four.
Bonham rebateu dizendo que a indústria e o público estavam passando por uma transformação. "Acho que é por isso que as premiações mudaram, porque as crianças estão mudando, e a música também", afirmou. Para exemplificar, mencionou uma versão orquestral de "Whole Lotta Love", onde uma flauta assumia a melodia principal da canção.
O entrevistador então sugeriu que o público do Led Zeppelin poderia ser mais sofisticado e que, talvez, por isso não se interessasse por músicas que pudessem ser cantaroladas. Bonham discordou e explicou que a mudança estava no propósito dos shows. Segundo ele, os fãs do Led Zeppelin iam às apresentações para ouvir a música, não apenas para ver a banda. "Lembro-me de quando fui ver os Beatles pela primeira vez - porque mencionamos eles algumas vezes. Era para olhar para eles. Você realmente não se importava com o que estava ouvindo. Hoje, não é sobre o que você é; é sobre o que você está tocando", explicou Bonham.
O comentário reforçava a ideia de que a imagem e a personalidade dos músicos já não eram os únicos fatores que atraíam o público. Na visão de Bonham, o Led Zeppelin representava um novo momento na música, no qual a habilidade e a sonoridade se tornavam mais importantes do que o culto à personalidade.
O próprio apresentador reconheceu essa mudança ao introduzir a entrevista. "O ano passado assistiu a uma pequena revolução na música popular e à morte do culto à personalidade. O Led Zeppelin assumiu o lugar de onde os Beatles decolaram, porque as pessoas agora estão mais interessadas em músicos jovens ao invés de, digamos, o que o Paul McCartney comeu no café da manhã", disse Wellings.
O debate sobre imagem e musicalidade sempre existiu no rock, mas a fala de Bonham capturou um momento de transição. Enquanto os Beatles ajudaram a transformar os músicos em ídolos, o Led Zeppelin surgiu em uma época em que o público queria mais do que apenas figuras carismáticas no palco – queria músicos que entregassem algo único a cada show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Edu Falaschi abre o coração ao Whiplash.Net sobre "MI'RAJ" - "Disco mais pessoal da vida"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
O show nojento que Lemmy lembrou como um dos piores do Motörhead
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury

As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page disse ter escrito sozinho, mas talvez não
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
As coisas terríveis que fizeram Jimmy Page abandonar uma carreira segura
Por que o Led Zeppelin lançou seu quarto álbum sem nome na capa, segundo Jimmy Page
Led Zeppelin: as crianças da capa do álbum Houses Of The Holy
O guitarrista em que Jimmy Page e David Gilmour concordaram; "o mais incrível"


