Como uma canção do Led Zeppelin sobre busca espiritual gerou acusação de prática de satanismo
Por Bruce William
Postado em 15 de março de 2025
Nos anos 1980, a histeria em torno de supostas influências satânicas na música atingiu seu auge. Bandas de rock foram acusadas de disseminar mensagens ocultas, seja por suas letras, suas imagens ou até pela forma como suas músicas soavam quando tocadas ao contrário. O Led Zeppelin, uma das maiores bandas da história, não escapou dessa onda de paranoia, e "Stairway to Heaven" se tornou alvo de teorias conspiratórias sobre mensagens demoníacas escondidas.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A ironia dessa acusação é que, longe de qualquer flerte com ocultismo, a letra da música traz uma reflexão espiritual, explorando a ideia de uma mulher que acredita poder comprar seu caminho para o paraíso. "A narrativa lírica gira em torno de uma mulher que acredita poder comprar sua entrada para o paraíso, uma metáfora que pode ser interpretada de diversas maneiras, mas que frequentemente é associada à crítica ao materialismo e à busca espiritual", relata o letras.mus.br em um texto onde analisa a letra da canção.
Mesmo assim, religiosos da época passaram a afirmar que a canção escondia mensagens satânicas quando tocada ao contrário. O movimento que ficou conhecido como "Satanic Panic" (wikipedia) levou à crença de que a indústria do entretenimento estava repleta de mensagens subliminares voltadas ao satanismo. Diversos músicos foram acusados de tentar corromper seus ouvintes por meio de técnicas como backmasking, que consistia em esconder mensagens ao inverter trechos de uma música.
Músicas como "Hotel California" do Eagles, "Another One Bites the Dust" do Queen e até faixas do Kiss e do Judas Priest foram alvos de acusações semelhantes. No caso de "Stairway to Heaven", grupos religiosos alegavam que, ao inverter parte da canção, era possível ouvir frases satânicas. Isso fez com que o Led Zeppelin entrasse na mira daqueles que viam o rock como uma influência negativa para a juventude.
Diante das polêmicas, Robert Plant se mostrou incrédulo com a teoria de mensagens ocultas e sempre defendeu que a letra de "Stairway to Heaven" era, na verdade, bastante subjetiva. "Dependendo do dia, eu interpreto a música de um jeito diferente - e fui eu que escrevi a letra", afirmou Plant, em fala replicada pela Songfacts.
Ele também explicou o conceito por trás da música, destacando que o trecho inicial fala sobre uma mulher que acumulava riqueza apenas para descobrir que isso não lhe daria um propósito real na vida. Essa ideia pode ser interpretada de várias maneiras, mas Plant deixou claro que não havia nada de oculto nisso.
E quando questionado diretamente sobre as acusações de mensagens invertidas, Plant respondeu com ironia, conforme apontou a Rockpasta.com: "Você precisa ter muito tempo livre para sequer considerar que as pessoas fariam algo assim"
Mesmo com essas explicações, as teorias conspiratórias nunca desapareceram completamente. Mas se há algo que o tempo provou é que "Stairway to Heaven" não precisou de escândalos ou mensagens secretas para se tornar um dos maiores clássicos do rock. Seu impacto foi conquistado pelo que realmente importa: a música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Jason Bonham admite que não seria baterista se o pai não tivesse morrido cedo
Filmagem do Led Zeppelin em 1969 é descoberta em arquivo de universidade
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando roubaram mais de um milhão em dinheiro do Led Zeppelin que nunca mais foi recuperado
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A canção do Led Zeppelin que, 10 anos depois, "descobriram" ser satânica
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Robert Plant: "Quase saí do Led quando meu filho morreu"


