RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King

Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada

Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame

Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt

A banda da Califórnia que poderia decolar, mas ficou pra trás, segundo fundador da Metal Blade

A lembrança inusitada de Phil Collins sobre o filme "Paixões Perigosas"

Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows

Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal

Sid Wilson, do Slipknot, afirma que Joey Jordison foi o "melhor de todos os tempos"

Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil

Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos

Peter Hook celebra entrada de Joy Division e New Order no Rock and Roll Hall of Fame

Billy Idol expressa entusiasmo por entrada no Rock and Roll Hall of Fame

Ville Valo admite que adoraria se apresentar novamente com o HIM


Stamp

A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem

Por
Postado em 26 de julho de 2025

"Pais e Filhos" começou a tomar forma sem grandes pretensões. A Legião Urbana trabalhava em cima de um tema instrumental, aquele conhecido ciclo de Dó, Ré e Sol, quando Renato Russo decidiu cravar o título: "Essa vai se chamar 'Pais e Filhos'." O nome, segundo Dado Villa-Lobos, era uma referência tanto ao romance do russo Turguêniev quanto à revista que circulava nas bancas. Na visão da banda, seria uma homenagem às famílias e aos filhos que começavam a fazer parte de suas vidas.

Legião Urbana - Mais Novidades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O processo de criação seguiu recheado de referências que iam muito além do rock nacional. Dado contou em seu livro Memórias de um Legionário (Amazon) que a faixa trazia influências da Motown, em especial de Marvin Gaye, além de toques inspirados em "Pale Blue Eyes", do Velvet Underground. A levada de violão de Renato também lembrava o estilo de Tracy Chapman, especialmente em "Fast Car". Mas, por trás desse conjunto de influências, estava um tema que quase ninguém percebia.

Renato considerava "Pais e Filhos" uma música seríssima - assim como "Índios" - e se incomodava com o fato de o público cantar o refrão sem prestar atenção ao peso do que estava sendo dito. A letra falava, na verdade, sobre suicídio. A história retratada era a de uma jovem que, depois de uma discussão com os pais, "se jogou da janela do quinto andar". E isso não era metáfora.

Durante o Programa Livre de 1994, Renato falou abertamente sobre o assunto. Contou que a música foi inspirada em uma amiga próxima que morreu após cair do quinto andar, em Brasília. Na mesma ocasião, revelou que muitas vezes evitava tocar a canção ao vivo, justamente pelo peso que ela carregava, e também por não querer ver o tema tratado como um simples sucesso de show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Renato ainda aproveitou o momento para desabafar sobre sua própria trajetória. Admitiu que passou por fases complicadas e chegou a sentir que tinha jogado fora metade da vida, apesar do sucesso, por conta das drogas e de crises emocionais. O desabafo veio acompanhado de um pedido para que o público respeitasse o artista e sua necessidade de seguir em frente, inclusive ao lidar com temas delicados.

"Pais e Filhos" se tornou um dos maiores hits da Legião Urbana, mas carregou para sempre essa tensão entre o que dizia e o que muitos entendiam. Renato sabia que a canção tocava em feridas profundas: conflitos familiares, angústias e decisões sem volta. E por isso ele queria que fosse tratada como um alerta, não como um simples refrão para ser gritado em coro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo décadas depois, a música segue como um dos exemplos mais claros de como uma canção pode ser vista de formas muito diferentes. Para quem ouve desatento, é "só" mais um clássico do rock brasileiro. Para quem entende o que há por trás, é um retrato duro das dores que nem sempre aparecem na superfície.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS