Regis Tadeu discute quem foi o maior, Cazuza ou Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 10 de outubro de 2024
Em um vídeo publicado no youtube, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu joga na roda uma série de argumentos para embasar o que seria uma discussão do tipo "Cazuza x Renato Russo - Quem Foi o Maior?". Veja a seguir a transcrição de pequenos trechos.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O Cazuza sempre abordou os seus temas por um viés ácido, irônico, sarcástico, por mais diversificados que fossem os temas de suas letras. Enquanto o Renato Russo frequentemente enveredava por muitas referências literárias, e até religiosas em algumas das canções do Legião Urbana. E o Renato Russo tinha uma poesia que era mais esperançosa, ao contrário do Cazuza, cuja poesia era um retrato daquelas frustrações e desesperanças da geração dele, uma geração completamente vazia, que não conseguia mudar o mundo", diz.
Em outra sequência, Regis comenta: "O Cazuza tinha uma poesia crua e direta, e ele exalava uma sinceridade brutal em letras que abordavam temas como o amor, a desilusão e a busca por liberdade. Sempre permeada por um tom de rebeldia, de angústia. E a habilidade dele em traduzir essas emoções intensas em palavras, sempre fez com que cada canção escrita pelo Cazuza era um desabafo pessoal, uma confissão de um artista que não tinha medo de expor essas fragilidades."
Mais adiante ele ainda diz: "Então, enquanto o Cazuza cantava a respeito da explosão de sentimentos, o Renato Russo se aprofundava em questões existenciais, ele questionava o papel do indivíduo na sociedade e os dilemas da vida moderna naquela época (...) essas diferentes abordagens entre o Cazuza e o Renato Russo tinham também a ver com o fato que, mesmo que a diferença de idade entre eles fosse de apenas dois anos, os dois tiveram formações distintas: o Cazuza era um carioca da zona sul do Rio de Janeiro, zona sul dos bares, praia, MPB, enquanto o Renato vinha de uma Brasília com jovens mergulhados em literatura, no Punk, no Pós-Punk europeu, eram formações bem diferentes. "
Confira no player a seguir o vídeo de Regis Tadeu falando sobre Cazuza e Renato Russo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

Regis Tadeu critica duramente o Rock in Rio: "desfile de horrores musicais"
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A semelhança entre megahits de Roberto Carlos e The Police, segundo Regis Tadeu


