As 11 letras que Renato Russo escreveu antes da Legião Urbana que nunca foram lançadas
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2024
Antes de fundar a Legião Urbana, Renato Russo já escrevia músicas com o Aborto Elétrico e também durante sua fase solo conhecida como Trovador Solitário. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore comentou a respeito das 11 letras que Renato fez nessa época e que permanecem inéditas ou apenas em gravações precárias até hoje.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Existem canções do tempo do Aborto Elétrico que nunca viram a luz do dia. O Renato pensou em recuperar essas canções em 1991. Ele sabia que havia músicas com o Fê Lemos, que na época já estava no Capital Inicial. O Renato chamou um conhecido dos dois para intermediar, já que não falava muito com o Fê. Esse cara era o Luis, mas ele se esqueceu de falar com o Fê.
Depois, o Fê chegou a ligar para o Renato, mas eram os últimos dias da vida do Renato e não deu em nada. Esse caderno continha 11 letras: Benzina, O Despertar dos Mortos, Admirável Mundo Novo, Helicópteros no Céu, Heroína, O Que Eu Quero, Hey Menina, Anúncio de Refrigerante, Love Song One, Metrópole e Azul. Seis delas foram gravadas pelo Capital Inicial em 2005 num disco especial de homenagem ao Aborto Elétrico. Só que a ‘Benzina’ foi gravada instrumental, sem a letra. Nenhuma dessas canções está registrada no ECAD".
Na fase pré-Legião Urbana, um pacote de canções foi descoberto. Tem uma fita de 40 minutos em que o Renato canta covers e coisas que nunca gravou, como ‘Azul’, que é uma bela balada. Tem uma meio blues chamada ‘Menor Abandonado’. Já ‘Gente Obsoleta’ tem a mesma harmonia de ‘Tempo Perdido’. ‘Anjos Mortos’ também está aí. Nenhuma está registrada oficialmente. Não dá para saber se o Renato é o único autor".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps