O truque que Page usou no Led e achava ter criado, mas há quem diga que não foi bem assim
Por Bruce William
Postado em 23 de julho de 2025
Para quem ouviu "Whole Lotta Love" pela primeira vez em 1969, o impacto não veio só dos riffs pesados ou da voz de Robert Plant. No meio da música, surge um trecho quase alucinógeno, um tipo de efeito sonoro que parece girar ao contrário, como se tudo estivesse sendo reproduzido de trás pra frente. Por trás daquele som, não havia mágica, mas sim um truque de estúdio que Jimmy Page não só dominou como acreditou ter criado.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A ideia de experimentar com sons diferentes foi um dos motivos pelos quais Page decidiu montar o Led Zeppelin. Depois de anos como músico de estúdio e integrante dos Yardbirds, ele queria uma banda que não tivesse medo de se aventurar tanto no palco quanto, principalmente, em gravações. Foi por isso que financiou o próprio bolso a produção do primeiro álbum do Zeppelin, para evitar qualquer interferência de gravadora e dar ao grupo liberdade total de criação.
O riff de "Whole Lotta Love" nasceu durante jams em cima de "Dazed and Confused", relembra a Far Out, mas Page não se contentou em apenas repetir fórmulas. Um dos recursos que usou foi o de dobrar cordas na guitarra: tocava duas cordas ao mesmo tempo e fazia pequenas variações em uma delas, criando um som quase dividido, como se fossem dois instrumentos distintos. John Paul Jones aplicava um truque semelhante no baixo, reforçando o efeito.
Mas o detalhe que mais chamou atenção foi mesmo o chamado "reverse echo". O curioso é que nada ali realmente foi tocado ou gravado ao contrário. O efeito vinha da forma como Page manipulava o eco nas fitas analógicas, algo que ele começou a experimentar ainda em 1967, quando gravava com os Yardbirds. Na época, ele tentou salvar a faixa "Ten Little Indians", que considerava um desastre, sugerindo: "Vira a fita, coloca o eco num canal livre, depois volta a fita pro normal - assim o eco aparece antes do som original." O resultado fazia parecer que tudo tinha sido tocado de trás pra frente.
Page gostou tanto do efeito que passou a usá-lo em várias gravações do Led Zeppelin. Na sua cabeça, tinha sido o primeiro a explorar essa técnica, acreditando que ele teria sido uma espécie de inventor acidental da "reverberação reversa". Ainda que tenha popularizado o recurso, há quem diga que ele não foi exatamente o pioneiro. Alguns apontam o produtor Curt Boettcher, que já teria usado algo parecido no fim do single "That's the Way It's Gonna Be", de Lee Mallory, lançado em 1966 (youtube).
Independentemente de quem fez primeiro, o fato é que Page transformou a técnica em parte do DNA sonoro do Led Zeppelin. E, em "Whole Lotta Love", aquele efeito estranho e hipnótico virou um dos momentos mais marcantes de um dos riffs mais conhecidos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos


Os cinco maiores solos de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK
A banda que surgiu nos anos 80 e que Jack Black comparou com Led Zeppelin e os Beatles


