O integrante que Jimmy Page responsabiliza pelos plágios do Led Zeppelin: "A culpa é dele!"
Por André Garcia
Postado em 16 de janeiro de 2025
Muitos acusam e subjugam o Oasis como imitação de Beatles. Embora, realmente, referências e reverências ao Fab Four estejam por toda parte; principalmente nos primeiros álbuns dos irmãos Gallagher, não há nada que chegasse a ser configurado como plágio. Já o Led Zeppelin, por outro lado, cansou de ir parar no tribunal por acusações de plágio — que várias vezes terminaram em causa ganha aos acusadores, ou em acordos milionários por fora para encerrar o caso antes do veredito.
"A culpa é minha e eu boto em quem eu quiser", já dizia o filósofo Homem Simpson. É assim que parece ter lidado com essa história Jimmy Page: fundador, guitarrista, produtor e líder da banda. Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez ele disse que a culpa pela lista de plágios que renderam à banda muita dor de cabeça (e milhões de dólares de prejuízo) foram culpa de outro membro:
"Sempre tentei trazer algo de novo para qualquer coisa [de outras pessoas] que eu usasse; sempre me certificava de criar alguma variação. Na verdade, para mim na maioria dos casos, você nunca teria identificado a fonte de inspiração; talvez não em todos os casos, mas na maioria deles. A maioria das comparações [entre as músicas do Led Zeppelin e as versões originais] se baseiam nas letras."
"Era para Robert [Plant, letrista da banda] ter mudado as letras, mas ele nem sempre fazia isso, o que causou a maior parte da nossa dor de cabeça. Eles não iam conseguir nos pegar [na justiça] pelos riffs de guitarra ou pela música em si, mas nos pegavam nas letras... Enfim... se teve algum plágio [por parte do Led Zeppelin], a culpa é de Robert."
A favor de Jimmy Page tem o fato do Led Zeppelin ter sido inocentado da acusação de que "Stairway to Heaven" era plágio de "Taurus", do Spirit. A guitarra da introdução era bem parecida, mas a letra era totalmente diferente. Já na acusação de plágio por "Dazed and Confused" (que usou a mesma letra) por parte de seu autor Jake Holmes, teve que ser feito um acordo por fora para evitar a condenação. Uma das copiadas mais na cara de pau da banda, Jimmy Page basicamente pegou a música (que ele já tocava no Yardbirds) e a creditou a si mesmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps