O desejo "secreto" de Dave Mustaine que não foi — e provavelmente não será — realizado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de agosto de 2025
O lendário músico californiano Dave Mustaine construiu uma carreira profissional sólida e globalmente aclamada. Como guitarrista, vocalista, principal compositor e líder do Megadeth, ele se tornou um ícone do heavy metal, status consolidado por meio de álbuns atemporais, como "Peace Sells… But Who's Buying?" (1986), "Rust in Peace" (1990) e "Countdown to Extinction" (1992).
Megadeth - Mais Novidades

Ao longo de sua carreira, Mustaine liderou uma das bandas mais influentes do competitivo cenário da música pesada. Ele também realizou apresentações em diversos países, conquistando fãs de diferentes gerações e consolidando a força do Megadeth no cenário global do metal.
Com um currículo tão robusto, seria natural supor que Dave Mustaine se sentisse totalmente realizado profissionalmente. A realidade, porém, é mais complexa, pois ainda há um desejo não concretizado na "cartela de ambições" do talentoso e temperamental frontman, ligado à sua antiga banda, o Metallica.
Durante entrevista concedida ao site Vinyl Writer Music, publicada em setembro de 2022, Mustaine foi questionado sobre a longevidade de sua carreira. Na ocasião, revelou que nutria a esperança de retomar a parceria com o guitarrista e vocalista do Metallica, James Hetfield.

"Acho que minha longevidade pode ser apenas teimosia. Eu secretamente esperava que chegasse um dia em que James [Hetfield, guitarrista e vocalista do Metallica] e eu pudéssemos compor juntos novamente. Acho que o mundo realmente quer que façamos isso, e acho que há uma grande possibilidade de isso acontecer no futuro."
Mustaine demonstrou esperança em voltar a trabalhar ao lado de James. Em sua opinião, a parceria seria boa para todos os envolvidos.
"Eu acho que é possível que um dia James mude de ideia e que nós dois possamos fazer algo juntos novamente. Acho que essa é uma das coisas que sempre me fez seguir em frente. Acho que seria bom para o Megadeth e pode ser ótimo para o Metallica também."

Apesar da esperança de Mustaine, seu plano dificilmente se concretizará. Pelo menos é o que demonstra a entrevista concedida por ele ao Songfacts, que foi ao ar dois meses após o bate-papo com o VMMusic.
O líder do Megadeth contribuiu com a criação de seis músicas do Metallica, lançadas nos álbuns "Kill 'Em All" (1983) e "Ride the Lightning" (1984). Ele declarou que não recebeu os valores financeiros devidos por suas contribuições.
"A última vez que conversamos, não terminou muito bem, porque temos algumas lembranças de algumas coisas que aconteceram quando eu estava na banda [...]. Parte do motivo pelo qual não conseguimos realmente nos reconciliar é porque eu tinha músicas que, quando saí, não queria que eles gravassem, e eles as gravaram, mas não me pagaram a minha parte das músicas."

Adiante, Dave relatou que James gostaria de acertar a questão dos direitos autorais. No entanto, não houve acordo, o que aparentemente esfriou a situação. Apesar dos pesares, ele expressou mais uma vez a vontade de trabalhar com o vocalista do Metallica — e cutucou Lars Ulrich.
"Eu pensei comigo mesmo: ‘Sabe de uma coisa? Quando vocês fizeram isso comigo antes, não foi legal. Eu disse: Não use minhas coisas, e vocês usaram, e depois não me deram a minha parte justa. Então, por que eu iria querer entrar voluntariamente em algo assim? Eu não iria. Então é assim que estamos agora.
Eu adoraria trabalhar com o James. Também gostaria de trabalhar com o Lars de novo, mas eu acho que o verdadeiro talento no Metallica sempre foi em torno da guitarra – todo mundo zoa a bateria."

Não se sabe se Mustaine e Hetfield unirão forças novamente. Mas, dadas as circunstâncias, é difícil imaginá-los dividindo o mesmo palco ou um estúdio. Resta aos fãs aguardar e torcer por uma reconciliação.
Metallica x Dave Mustaine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps