O dia em que David Gilmour viu Jimi Hendrix tocar diante dos Beatles e Stones
Por Bruce William
Postado em 05 de setembro de 2025
Antes mesmo de entrar no Pink Floyd, David Gilmour já circulava pelos clubes londrinos em busca de música gratuita, afinal, estava completamente quebrado na época. Foi assim que, em uma noite no Blazes, em South Kensington, ele acabou presenciando um dos momentos mais marcantes de sua vida como guitarrista.
David Gilmour - Mais Novidades

O lugar estava lotado de nomes ilustres: entre o público, Gilmour percebeu ninguém menos que os Beatles e os Rolling Stones. A presença de tanta gente famosa já parecia incomum, mas a explicação veio logo em seguida. Um jovem entrou com um estojo de guitarra, subiu ao palco e surpreendeu a todos ao colocar o instrumento ao contrário, ligá-lo no amplificador e começar a tocar.
"O lugar inteiro ficou de queixo caído. Foi absolutamente extraordinário", lembrou Gilmour em conversa com Rick Beato, com transcrição do Guitar World. Naquela noite, ele conheceu Jimi Hendrix.

A experiência foi tão impactante que, já no dia seguinte, Gilmour saiu em busca de discos do guitarrista. Mas Hendrix estava no início da carreira, e simplesmente não havia material disponível. O britânico acabou se deparando com nomes como James Hendricks ou Hendrix, Lambert and Ross, mas nada que correspondesse ao fenômeno que tinha visto no palco.
Mesmo assim, Gilmour sabia que tinha presenciado algo único. O jovem norte-americano logo se tornaria um divisor de águas no rock, influenciando desde veteranos como Eric Clapton e Jimmy Page até guitarristas mais recentes como Mateus Asato.
Para Gilmour, a sensação foi imediata: "Assim que Jimi Hendrix surgiu, eu pensei: 'Sim, Jimi, eu quero uma fatia disso'". Era o começo de uma admiração que atravessaria gerações, e de uma lenda que mudou para sempre a forma como a guitarra seria tocada.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps