O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acha que é preciso ser fã fanático para gostar dele
Por Bruce William
Postado em 06 de janeiro de 2025
O Pink Floyd sempre teve como característica desafiar os limites musicais, e para isso a banda criou álbuns que iam além das convenções da música popular. Desde "The Piper At The Gates Of Dawn" até "The Wall", a banda atraiu milhões de ouvintes com suas narrativas ricas e sons inovadores. No entanto, nem todas as produções foram projetadas para alcançar o mesmo impacto massivo desses clássicos.
Pink Floyd - Mais Novidades
David Gilmour, guitarrista e vocalista da banda, sempre valorizou o aspecto artístico sobre o comercial. Em alguns casos, ele deixou claro que certos trabalhos eram destinados apenas aos fãs mais dedicados, que compreenderiam nuances e sutilezas menos acessíveis ao público geral. Entre esses projetos, um álbum específico ganhou destaque como algo que só agradaria aos verdadeiros fanáticos.
Esse álbum é "The Endless River", lançado em 2014. Composto em grande parte por faixas instrumentais, ele resgata gravações de "The Division Bell" e presta homenagem a Richard Wright, tecladista da banda, que faleceu em 2008. Gilmour descreveu o álbum como uma experiência para fãs mais fanáticos, explorando o lado mais experimental e emocional do Pink Floyd, conforme resgatou a Far Out. "Há muitas fitas de jam sessions e coisas que fizemos em 1993, antes de 'The Division Bell'. São bem legais, talvez algum dia sejam lançadas. Conversamos sobre isso na época, mas nunca conseguimos realizar. Seriam apenas para fãs apaixonados, jams sérias, você precisaria ser um fã fanático para se interessar!"
Gilmour, na verdade, tinha suas ressalvas sobre lançar o álbum como sendo do Pink Floyd, e ele afirma ter sido "coagido" pela gravadora a fazer assim: "Meu erro, acho, foi ser pressionado pela gravadora a lançá-lo como um disco oficialmente pago do Pink Floyd. Deveria estar claro o que ele era, jamais deveria ter sido feito para ser uma continuação do 'The Division Bell'. Mas, você sabe, nunca é tarde para cair nessas armadilhas de novo."
Mesmo que não traga hits memoráveis, "The Endless River" serve como uma despedida emocional ao legado de Wright. Para Gilmour, o objetivo não era conquistar novos fãs ou criar um espetáculo; era homenagear Wright de maneira genuína. E para aqueles que mergulham de cabeça no universo do Floyd, "The Endless River" se torna uma peça valiosa, representando o encerramento de uma das maiores jornadas da história do Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
A banda que obrigou o Jethro Tull a buscar um som mais original

O álbum do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria nem por 1 milhão: "Tá de sacanagem, né?"

15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
O álbum do Pink Floyd que só é clássico no Brasil, segundo Regis Tadeu
Roger Waters explica porque deixou o Floyd, porque regravou o DSOTM e porque ele é assim


