Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de maio de 2026
Está chegando aquela ocasião que inúmeras pessoas aguardam ansiosamente: a Copa do Mundo. Entre os próximos dias 11 de junho e 19 de julho, 48 seleções disputarão o torneio mais importante do futebol.
Assim como acontece dentro das quatro linhas, o mundo da música pesada também apresenta países mais tradicionais, forças emergentes e alguns azarões capazes de surpreender. Pensando nisso, e na paixão que sinto tanto pelo futebol quanto pelos riffs, decidi imaginar como seria uma hipotética Copa do Mundo do metal.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Para iniciar a lista, temos o Brasil, único detentor de cinco títulos mundiais. Representada por nomes do calibre de Sepultura, Viper, Angra, Krisiun, Nervosa e Crypta, nossa pátria amada faria uma campanha respeitável. Não levantaria a taça, mas venderia caro uma eliminação nas quartas de final.
A Itália, tetracampeã do mundo, está distante das Copas desde 2014. A tradição que os italianos possuem no futebol não se reflete com a mesma força no metal, embora Lacuna Coil e Rhapsody of Fire tenham surgido no país europeu. A "Azzurra" pararia nas oitavas.
Atual campeã mundial, a Argentina é berço de fãs apaixonados por rock e heavy metal. Quando o assunto são bandas, no entanto, os hermanos não demonstram a mesma força, embora o Rata Blanca seja um nome importante da cena sul-americana. Assim como a Itália, a seleção albiceleste não iria muito longe.
Entre as possíveis surpresas, vale citar a Dinamarca, ausente da Copa de 2026. Longe de ser uma potência do metal, o país escandinavo revelou ao mundo dois personagens fundamentais para a história do estilo: King Diamond e Lars Ulrich.
As semifinais reúnem quatro nações que há décadas ajudam a moldar o heavy metal: Suécia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. E é justamente nesse momento que o campeonato fica ainda mais complicado.
Em quarto lugar aparece a Suécia. Do hard/heavy do Europe ao metal progressivo do Opeth, os suecos acumulam uma coleção respeitável de "craques". In Flames, Amon Amarth, Arch Enemy, Soilwork, Ghost, Dark Tranquillity, At the Gates, Bathory, Entombed, Sabaton, Meshuggah, Therion, Katatonia e Unleashed reforçam o elenco escandinavo.
A medalha de bronze fica com a Alemanha, campeã mundial em quatro oportunidades. O simples fato de ser a terra natal do Scorpions já garante uma enorme vantagem competitiva. O elenco germânico ainda conta com Helloween, Blind Guardian, Kreator, Sodom, Destruction, Doro, Rage, Grave Digger, Accept, Tankard, Edguy, Avantasia, Heaven Shall Burn, Gamma Ray, Powerwolf, Running Wild e Primal Fear.
O amargo vice-campeonato, que certamente geraria discussões intermináveis entre os fãs, fica com a Inglaterra. Sim, eu sei que a "Terra da Rainha" revelou gigantes do porte de Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e Venom. Também estou ciente que Deep Purple, Led Zeppelin e Motörhead foram fundamentais para o desenvolvimento do metal.
O elenco inglês ainda conta com nomes como Saxon, Def Leppard, Paradise Lost, Cradle of Filth e Architects. Mesmo assim, a final imaginária acabaria decidida nos pênaltis, e a taça iria para outra seleção.
O título da hipotética Copa do Mundo do metal fica com os Estados Unidos. Embora os norte-americanos estejam longe da elite do futebol mundial, a situação muda completamente quando o assunto é heavy metal.
Goste você ou não, o Metallica é a maior banda de metal da história. Além de lotar estádios até os dias atuais e ter vendido dezenas de milhões de discos, o grupo segue como referência para diferentes gerações. E ainda existe o peso absurdo da sequência formada por "Kill 'Em All" (1983), "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" (1986), "…And Justice for All" (1988) e "Black Album" (1991).
Mas o Metallica sozinho não garantiria o troféu. O elenco estadunidense é forte demais em praticamente todos os setores do campo. No thrash metal, aparecem Megadeth, Slayer, Anthrax, Testament, Exodus, Death Angel e Overkill. Em territórios ainda mais extremos, surgem Death, Morbid Angel, Deicide e Obituary.
Outro nome de peso é o Pantera, fundamental para revitalizar o metal nos anos 1990. Machine Head também merece destaque nesse processo. No metal progressivo, o Dream Theater oferece técnica, refinamento e enorme relevância histórica.
Bandas surgidas entre o fim dos anos 1990 e o começo do século XXI também desempenham papel importante nessa conquista imaginária. Trivium, Avenged Sevenfold, Killswitch Engage, Shadows Fall, Municipal Waste e Power Trip mantêm a chama do metal norte-americano acesa.
Felizmente, ao contrário do que acontece com o esporte bretão, o metal não é marcado por disputas. No fim das contas, todos são vencedores, inclusive os fãs, que podem ouvir grandes bandas vindas de diferentes países.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar

A melhor faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Rockstars: Os 50 mais ricos do planeta


