Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de maio de 2026
Está chegando aquela ocasião que inúmeras pessoas aguardam ansiosamente: a Copa do Mundo. Entre os próximos dias 11 de junho e 19 de julho, 48 seleções disputarão o torneio mais importante do futebol.
Assim como acontece dentro das quatro linhas, o mundo da música pesada também apresenta países mais tradicionais, forças emergentes e alguns azarões capazes de surpreender. Pensando nisso, e na paixão que sinto tanto pelo futebol quanto pelos riffs, decidi imaginar como seria uma hipotética Copa do Mundo do metal.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Para iniciar a lista, temos o Brasil, único detentor de cinco títulos mundiais. Representada por nomes do calibre de Sepultura, Viper, Angra, Krisiun, Nervosa e Crypta, nossa pátria amada faria uma campanha respeitável. Não levantaria a taça, mas venderia caro uma eliminação nas quartas de final.
A Itália, tetracampeã do mundo, está distante das Copas desde 2014. A tradição que os italianos possuem no futebol não se reflete com a mesma força no metal, embora Lacuna Coil e Rhapsody of Fire tenham surgido no país europeu. A "Azzurra" pararia nas oitavas.
Atual campeã mundial, a Argentina é berço de fãs apaixonados por rock e heavy metal. Quando o assunto são bandas, no entanto, os hermanos não demonstram a mesma força, embora o Rata Blanca seja um nome importante da cena sul-americana. Assim como a Itália, a seleção albiceleste não iria muito longe.
Entre as possíveis surpresas, vale citar a Dinamarca, ausente da Copa de 2026. Longe de ser uma potência do metal, o país escandinavo revelou ao mundo dois personagens fundamentais para a história do estilo: King Diamond e Lars Ulrich.
As semifinais reúnem quatro nações que há décadas ajudam a moldar o heavy metal: Suécia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. E é justamente nesse momento que o campeonato fica ainda mais complicado.
Em quarto lugar aparece a Suécia. Do hard/heavy do Europe ao metal progressivo do Opeth, os suecos acumulam uma coleção respeitável de "craques". In Flames, Amon Amarth, Arch Enemy, Soilwork, Ghost, Dark Tranquillity, At the Gates, Bathory, Entombed, Sabaton, Meshuggah, Therion, Katatonia e Unleashed reforçam o elenco escandinavo.
A medalha de bronze fica com a Alemanha, campeã mundial em quatro oportunidades. O simples fato de ser a terra natal do Scorpions já garante uma enorme vantagem competitiva. O elenco germânico ainda conta com Helloween, Blind Guardian, Kreator, Sodom, Destruction, Doro, Rage, Grave Digger, Accept, Tankard, Edguy, Avantasia, Heaven Shall Burn, Gamma Ray, Powerwolf, Running Wild e Primal Fear.
O amargo vice-campeonato, que certamente geraria discussões intermináveis entre os fãs, fica com a Inglaterra. Sim, eu sei que a "Terra da Rainha" revelou gigantes do porte de Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e Venom. Também estou ciente que Deep Purple, Led Zeppelin e Motörhead foram fundamentais para o desenvolvimento do metal.
O elenco inglês ainda conta com nomes como Saxon, Def Leppard, Paradise Lost, Cradle of Filth e Architects. Mesmo assim, a final imaginária acabaria decidida nos pênaltis, e a taça iria para outra seleção.
O título da hipotética Copa do Mundo do metal fica com os Estados Unidos. Embora os norte-americanos estejam longe da elite do futebol mundial, a situação muda completamente quando o assunto é heavy metal.
Goste você ou não, o Metallica é a maior banda de metal da história. Além de lotar estádios até os dias atuais e ter vendido dezenas de milhões de discos, o grupo segue como referência para diferentes gerações. E ainda existe o peso absurdo da sequência formada por "Kill 'Em All" (1983), "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" (1986), "…And Justice for All" (1988) e "Black Album" (1991).
Mas o Metallica sozinho não garantiria o troféu. O elenco estadunidense é forte demais em praticamente todos os setores do campo. No thrash metal, aparecem Megadeth, Slayer, Anthrax, Testament, Exodus, Death Angel e Overkill. Em territórios ainda mais extremos, surgem Death, Morbid Angel, Deicide e Obituary.
Outro nome de peso é o Pantera, fundamental para revitalizar o metal nos anos 1990. Machine Head também merece destaque nesse processo. No metal progressivo, o Dream Theater oferece técnica, refinamento e enorme relevância histórica.
Bandas surgidas entre o fim dos anos 1990 e o começo do século XXI também desempenham papel importante nessa conquista imaginária. Trivium, Avenged Sevenfold, Killswitch Engage, Shadows Fall, Municipal Waste e Power Trip mantêm a chama do metal norte-americano acesa.
Felizmente, ao contrário do que acontece com o esporte bretão, o metal não é marcado por disputas. No fim das contas, todos são vencedores, inclusive os fãs, que podem ouvir grandes bandas vindas de diferentes países.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Steve Hogarth lembra momento em que decidiu deixar o Marillion



As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele
Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com


