Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de junho de 2023
Existem alguns países do globo terrestre que possuem muita tradição na música pesada e felizmente, um desses países é o Brasil. A nossa pátria amada, ao contrário do que muitos pensam, não é terra apenas do samba, carnaval, futebol e falcatrua. Muitas bandas de heavy metal deram os seus primeiros passos por aqui, como você pode conferir em mais uma lista elaborada pelo redator Mateus Ribeiro.
A seleção conta com nomes que mostram o poder do Brasil no mundo da música pesada. Agora, chega de conversa fiada e vamos ao que realmente interessa. Aperte o play e confira cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Sepultura
Não há um nome mais indicado para começar essa lista. Maior nome da história do metal sul-americano, o Sepultura foi fundado pelos irmãos Cavalera (Max e Iggor) e está na ativa desde os anos 1980. Grande influência para bandas de thrash e death metal, o Sepultura lançou discos pesados e inovadores, com destaque para os magníficos "Beneath The Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots".
Mesmo com a saída de seus dois membros fundadores, o Sepultura permanece firme na cena e é um nome cultuado pelos metaleiros, tanto no Brasil quanto em outros lugares do Planeta Terra.
Formação atual: Derrick Green (vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr (baixo) e Eloy Casagrande (bateria)
Discografia
"Morbid Visions" (1986)
"Schizophrenia" (1987)
"Beneath The Remains" (1989)
"Arise" (1991)
"Chaos A.D." (1993)
"Roots" (1996)
"Against" (1998)
"Nation" (2001)
"Roorback" (2003)
"Dante XXI" (2006)
"A-Lex" (2009)
"Kairos" (2011)
"The Mediator Between Head And Hands Must Be The Heart" (2013)
"Machine Messiah" (2017)
"Quadra" (2020)
Viper
São Paulo, Brasil, década de 1980. Alguns garotos que eram amigos decidiram montar uma banda. Esses rapazes eram os irmãos Pit e Yves Passarell, Felipe Machado e Andre Matos, integrantes do Viper, grupo que lançou discos muito importantes e se tornou uma força do power metal. Os excelentes "Soldiers Of Sunrise" e "Theatre Of Fate", lançados respectivamente em 1987 e 1989, mostraram ao mundo que os brasileiros eram (e ainda são) muito bons no metal melódico.
Unindo talento, técnica e persistência, o Viper se firmou como um pilar do metal nacional. Após idas e vindas, a banda retomou as atividades em 2012 e está prestes a lançar seu próximo disco, o primeiro em mais de 15 anos.
Formação atual: Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Kiko Shred (guitarra), Pit Passarell (baixo/vocal) e Guilherme Martin (bateria)
Discografia
"Soldiers Of Sunrise" (1987)
"Theatre Of Fate" (1989)
"Evolution" (1992)
"Coma Rage" (1994)
"Tem Pra Todo Mundo" (1996)
"All My Life" (2007)
"Timeless" (2023)
Angra
O Angra foi fundado por um time muito talentoso, que contava com Andre Matos, ex-vocalista do Viper. O competente grupo chamou a atenção do mundo do metal, com sua sonoridade peculiar e técnica, que misturava power e prog metal com elementos de música erudita e música brasileira.
A brilhante e duradoura trajetória do Angra é marcada por grandes discos, como "Angels Cry", "Holy Land", "Rebirth" e "Temple Of Shadows", trabalhos que figuram entre as grandes obras da música pesada criadas por brasileiros.
Trinta anos após sua fundação, o Angra se mantém como um gigante do metal nacional, para a felicidade de seus numerosos fãs.
Formação atual: Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria)
Discografia
"Angels Cry" (1993)
"Holy Land" (1996)
"Fireworks" (1998)
"Rebirth" (2001)
"Temple Of Shadows" (2004)
"Aurora Consurgens" (2006)
"Aqua" (2010)
"Secret Garden" (2014)
"Omni" (2018)
Krisiun
Conquistar o mundo fazendo metal extremo é uma tarefa pra lá de ingrata, mas os três irmãos do Krisiun conseguiram essa proeza imensa. Vindos de Ijuí, cidade localizada no Rio Grande do Sul, Alex Camargo, Moyses Kolesne e Max Kolesne formam um dos trios mais brutais da história do death metal.
O Krisiun é um nome muito respeitado mundo afora, status merecido e conquistado com muita luta, humildade e amor pela música.
Formação atual: Alex Camargo (baixo/vocal), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria)
Discografia
"Black Force Domain" (1995)
"Apocalyptic Revelation" (1998)
"Conquerors Of Armageddon" (2000)
"Ageless Venomous" (2001)
"Works Of Carnage" (2003)
"AssassiNation" (2006)
"Southern Storm" (2008)
"The Great Execution" (2011)
"Forged In Fury" (2015)
"Scourge Of The Enthroned" (2018)
"Mortem Solis" (2022)
Crypta
Por fim, temos a banda de death metal Crypta. Fundada por Fernanda Lira e Luana Dametto, ex-integrantes da Nervosa, a banda encara a difícil missão de buscar seu espaço em um universo repleto de machismo e misoginia. Felizmente, o grupo conseguiu se firmar e é, sem sombra de dúvidas, um grande nome do metal brasileiro e mundial.
Mesmo com pouco tempo de carreira, a Crypta mostrou que chegou para ficar com seu com pesado, rápido, técnico e cheio de identidade. Sorte a de quem gosta de metal extremo feito com qualidade.
Formação atual: Fernanda Lira (baixo/vocal), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jéssica di Falchi (guitarra) e Luana Dametto (bateria)
Discografia
"Echoes Of The Soul" (2021)
"Shades Of Sorrow" (2023)
Para ouvir dez músicas de cada banda via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir por lá. Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps