Melhores Álbuns ano a ano - Parte 3: 1962

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edson Medeiros, Fonte: O Besouro Musical
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Na terceira parte da nossa lista estamos em 1962. O presidente Kennedy aprova o embargo total contra Cuba. O Brasil era bicampeão da Copa do Mundo e vários países africanos conseguiam a independência de seus colonizadores. Na música o revival folk ganhava força com artistas menos tradicionais e mais politizados. O jazz continuava forte enquanto o samba e a bossa nova chegavam aos EUA e eram quebradas as barreiras musicais com mistura de gêneros e bandas multirraciais.

10º Peter, Paul & Mary - Peter, Paul & Mary
(Folk / Warner Bros. Records)

Álbum de estreia do trio folk nova-iorquino. As belas melodias acústicas e as trabalhadas harmonias vocais impressionam pela qualidade e mostram que o tempo tocando no Greenwich Village valeu a pena - já que o repertorio é basicamente o mesmo das apresentações ao vivo. Marcou o inicio da politização da música pop.

John Coltrane Quartet - Ballads
(Jazz / Impulse Records)

Dizem que Coltrane apresentou as partituras de Ballads para seu quarteto horas antes de entrar no estúdio e gravou tudo em apenas um take. O que dá um ar de espontaneidade as canções com suas mudanças de ritmos sendo feitas de improviso. Um disco simplista para um grande compositor como Coltrane, feito propositalmente para soar fácil e tocante.

8º Dick Dale & His Del-Tones - Surfer's Choice
(Surf rock / Deltone Records)

Foi gravado basicamente ao vivo no Rendezvous Ballroom, sofrendo alguns overdubs posteriores. É mais agressivo que qualquer coisa que os Beach Boys gravaram. Surf rock com pegada garageira de primeira.

7º Herbie Hancock - Takin' Off
(Hard bop / Blue Note Records)

O pianista Herbie Hancock saiu da sombra de outros grandes astros do jazz para mostrar todo seu talento em seu primeiro disco como músico central. Por ser um sessionista ativo conseguiu reunir um time de músicos experiente para ajudá-lo em sua empreitada. É um típico registro de hard bop do período, com uma pegada mais bluesy e metais funkeados.

Bob Dylan - Bob Dylan
(Folk / Columbia Records)

A estreia do maior poeta/compositor do século XX. Dylan iria tornar-se o artista mais importante do revival folk americano pós-rock and roll nos próximos anos. Seu primeiro disco mostra mais suas influencias do que sua própria identidade (ou não, já que nossas influencias fazem parte da nossa identidade). Temos canções tradicionais rearranjadas e covers de Bukka White, Jesse Fuller e Blind Lemon Jefferson. A influência do folkista Woody Guthrie nos trejeitos de cantar e tocar violão é clara.

5º Charles Mingus - Tijuana Moods
(Jazz / RCA Records)

Este é o álbum favorito de Charles Mingus e certamente um dos melhores de toda sua carreira. Inspirado pela música que ouviu em uma viagem ao norte do México, têm fortes influencias latina e da música folclórica indígena. Foi gravado em sessões extenuantes porque o perfeccionismo do baixista exigia cada vez mais de seus músicos, pressionando-os até seu limite.

4º Stan Getz & Charlie Byrd - Jazz Samba
(Bossa nova / Verve Records)

Primeiro álbum de bossa nova gravado por artistas americanos de jazz no florescer do estilo. Repleto de um samba swingado que sempre acaba pendendo para a sofisticação jazzística sem deixar de ser extremamente acessível. Este disco influenciou até mesmo artistas brasileiros de bossa.

3º Booker T. & the M.G.'s - Green Onions
(R&B / Stax Records)

O organista Booker T. Jones e seus M.G.'s eram a banda da casa da Stax, por isso gravavam com inúmeros artistas e desenvolveram uma leveza impressionante na transição entre estilos, neste álbum temos um pouco de tudo: r&b, soul, funk, jazz, blues e até rock and roll. É até hoje o melhor álbum popular de música instrumental. E quem precisa de vocais quando os instrumentos falam por si só?!

2º Howlin' Wolf - Howlin' Wolf
(Chicago blues / Chess Records)

Uma coleção de seis singles do soturno Howlin' Wolf compilados em seu terceiro álbum de estúdio. A maioria das canções são consideradas clássicos do blues de Chicago. A interpretação visceral do "Lobo" combina perfeitamente com o blues elétrico e afiado da sua banda. Um disco essencial para quem gosta de sons poderosos e rústicos.

Ray Charles - Modern Sounds in Country and Western Music
(R&B / ABC-Paramount Records)

O disco que ajudou Ray Charles atingir o sucesso comercial colocando vários singles nas paradas de sucesso. É considerado um marco por ultrapassar os limites do soul e do country ao mesclar ambos os estilos, ao mesmo tempo em que quebrava as barreiras raciais impostas pela música. Ray Charles foi o primeiro artista americano negro a aventurar-se por gêneros classificados como "brancos" e tomar conta de sua própria carreira ao assumir a direção da produção do próprio trabalho. Músicas tocantes, bem trabalhadas ao piano e com arranjos orquestrados e harmonias vocais que só enriquecem o disco.


Melhores Álbuns Ano a Ano

Melhores Álbuns Ano a Ano: Parte 1, 1960

Melhores Álbuns Ano a Ano: Parte 2, 1961

Melhores Álbuns Ano a Ano - Parte 4: 1963

Melhores Álbuns Ano a Ano - Parte 5: 1964

Melhores Álbuns Ano a Ano - Parte 6: 1965

Melhores Álbuns Ano a Ano - Parte 7: 1966

Todas as matérias sobre "Melhores Álbuns Ano a Ano"


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Melhores Álbuns Ano a Ano"Todas as matérias sobre "Bob Dylan"Todas as matérias sobre "Howlin Wolf"Todas as matérias sobre "Ray Charles"Todas as matérias sobre "John Coltrane"


A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaA7X
Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba

Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPostura
12 coisas que você nunca deve dizer a um músico


Sobre Edson Medeiros

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280