Como o maior riff da história do Rock foi roubado do Brasil
Por Bruce William
Postado em 11 de novembro de 2022
Neste vídeo, o engenheiro e músico nas horas vagas Marco Antero, que mantém um canal no youtube para ajudar as pessoas a comporem suas próprias músicas, fala da origem do riff de "Smoke on the Water", canção imortal lançada pelo Deep Purple em seu álbum de 1972, "Machine Head", e que foi criado pelo guitarrista Ritchie Blackmore.
"Eu escutei Ludwig Van Beethoven", conta Blackmore em um vídeo reproduzido por Marco. "Bam-bam-bam-bam, bam-bam-bam-bam" cantarola o guitarrista o trecho da Quinta Sinfonia. "E eu pensei: Toca isso de trás pra frente, dar uma incrementada e você tem 'bam-bam-bam, bam-bam-bam-bam'", diz Ritchie, cantarolando dessa vez o riff de 'Smoke'. "Foi assim que eu inventei".
Marco mostra então no vídeo o trecho da "Quinta Sinfonia" e depois toca de trás pra diante. Não ficou nada parecido com "Smoke on the Water". Marco tenta ainda transcrever e inverter a transcrição, mas nada. Ele conclui então que Blackmore estava simplesmente usando seu humor britânico para "trolar" o entrevistador, e para comprovar exibe outros trechos da entrevista, que realmente parecem indicar que o guitarrista estava apenas se divertindo.
"Mas então, se essa historinha do Beethoven é uma baita duma balela, será que esse riff teve outra origem?", questiona Marco no vídeo, e em seguida apresenta "Maria Moita", do Carlos Lyra.
Marco então transcreveu "Smoke on the Water" e "Maria Moita", colocando as músicas no mesmo tom e andamento para comparar e - bingo! O resultado foi uma coincidência muito, mas muito grande, até mesmo "no papel". Como o próprio Marco diz no vídeo: "Quer dizer que o Blackmore plagiou o Carlos Lyra, que o riff mais famoso da história do rock é brasileiro? Eu não tenho como afirmar com certeza, mas acho muito provável que sim", diz Marco, comentando e mostrando em seguida outros inúmeros casos onde Blackmore parece ter copiado outras músicas.
Confira abaixo o vídeo completo, onde ao final Marco tenta "limpar a barra" de Ritchie Blackmore, demonstrando musicalmente que, em tese, há uma possibilidade disso ser apenas uma imensa e brutal coincidência.
Em fevereiro de 2019, uma matéria aqui no Whiplash.net tratava deste possível plágio de Blackmore, e que "Maria Moita" talvez tenha partes escritas ninguém menos que Tom Jobim, além de tentar elucidar como o guitarrista britânico pode ter, de fato, conhecido a canção brasileira. E o elo passa por Claude Nobs, organizador do Festival de Montreux onde aconteceu o famoso incêndio retratado na canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock

O riff de "Smoke on the Water", do Deep Purple, foi criado por Tom Jobim?

O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


