O riff de "Smoke on the Water", do Deep Purple, foi criado por Tom Jobim?
Por Bruce William
Postado em 22 de fevereiro de 2019
Em um vídeo recente, primeiro de uma série chamada "Aposto Que Você Não Sabe" onde promete contar histórias de bastidores de grandes bandas/artistas, Regis Tadeu mencionou o plágio do Deep Purple em diversas músicas clássicas, incluindo a prestigiada "Smoke on the Water".
"(...) Nem a 'Smoke on the Water' escapou de ser um plágio, e acreditem, o riff é plagiado de uma música do compositor brasileiro Carlinhos Lyra, uma música chamada 'Maria Moita'(...) o Ritchie Blackmore andou dando umas entrevistas no passado dizendo que ele tinha pego uma ideia, o riff de 'Smoke on the Water' ele tinha pego da 'Quinta Sinfonia de Beethovem', só que um trecho com as notas invertidas. Cascata! Ele pegou o riff da música do Carlinhos Lyra, você vai ficar espantado com a semelhança!"
Vamos a ela, então:
E possivelmente o elo de ligação entre a música e Ritchie Blackmore tenha sido Claude Nobs, organizador do Festival de Montreux onde aconteceu o famoso incêndio retratado na canção, já que Claude era um notório fã de Bossa Nova, além de amigo pessoal dos membros do Deep Purple, e ele é um dos retratados na canção.
Saiba mais em:
Ritchie Blackmore contou em uma entrevista à Record Collector em 2004 como surgiu o riff de "Smoke On The Water": "Eu estava fazendo uma passagem de som com Ian Paice, coisa que costumávamos fazer antes dos shows, daí eu disse para ele mandar um batida diferente das que a gente costumava tocar, e ele veio com uma levada que me fez automaticamente sair tocando este riff".
Tudo isto aconteceu em 1972, mas a música brasileira foi composta por Carlos Lyra com letra de Vinícius de Moraes, e gravada em 1964 pela cantora Nara Leão, ou seja, oito anos antes.
Entretanto o jornalista Marcelo Soares, criador do blog Purpendicular, foi mais a fundo no assunto e fez uma descoberta muito interessante, que ele descreve a seguir:
"Aprofundando mais a pesquisa, encontrei o seguinte trechinho de entrevista do Carlos Lyra no site do Tom Jobim: 'E ele também fez uma introdução para 'Maria Moita', que eu mantive para sempre, herdei dele. E teve também uma volta, quando eu sugeri que ele mudasse uma nota em 'O morro não tem vez'. A frase melódica dele era mais para o blues, e ele acabou adotando a que eu mostrei, e ele disse: 'Esta é mais popular, é mais o morro, já não é aquela coisa de morro dos Estados Unidos, um negócio de Beverly Hills, esse morro é mais carioca.' E a gente trocava figurinha assim, o tempo todo, que era uma coisa muito gostosa'".
A matéria completa de Marcelo Soares pode ser vista no link abaixo.
https://purpendicular.blogspot.com/2003/11/foi-antnio-brasileiro-quem-soprou-essa.html
Outro texto bem mais longo e muito interessante abrangendo a curiosa semelhança no link abaixo.
http://tuliofuzato.blogspot.com/2009/07/plagio-em-smoke-on-water.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera

O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?


