Deep Purple: o riff de "Smoke on the Water" foi criado por Tom Jobim?

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Por Bruce William
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Em um vídeo recente, primeiro de uma série chamada "Aposto Que Você Não Sabe" onde promete contar histórias de bastidores de grandes bandas/artistas, Regis Tadeu mencionou o plágio do Deep Purple em diversas músicas clássicas, incluindo a prestigiada "Smoke on the Water".

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"(...) Nem a 'Smoke on the Water' escapou de ser um plágio, e acreditem, o riff é plagiado de uma música do compositor brasileiro Carlinhos Lyra, uma música chamada 'Maria Moita'(...) o Ritchie Blackmore andou dando umas entrevistas no passado dizendo que ele tinha pego uma ideia, o riff de 'Smoke on the Water' ele tinha pego da 'Quinta Sinfonia de Beethovem', só que um trecho com as notas invertidas. Cascata! Ele pegou o riff da música do Carlinhos Lyra, você vai ficar espantado com a semelhança!"

Vamos a ela, então:

E possivelmente o elo de ligação entre a música e Ritchie Blackmore tenha sido Claude Nobs, organizador do Festival de Montreux onde aconteceu o famoso incêndio retratado na canção, já que Claude era um notório fã de Bossa Nova, além de amigo pessoal dos membros do Deep Purple, e ele é um dos retratados na canção.

Saiba mais em:

Deep Purple: a história de "Smoke On The Water"

Ritchie Blackmore contou em uma entrevista à Record Collector em 2004 como surgiu o riff de "Smoke On The Water": "Eu estava fazendo uma passagem de som com Ian Paice, coisa que costumávamos fazer antes dos shows, daí eu disse para ele mandar um batida diferente das que a gente costumava tocar, e ele veio com uma levada que me fez automaticamente sair tocando este riff".

Tudo isto aconteceu em 1972, mas a música brasileira foi composta por Carlos Lyra com letra de Vinícius de Moraes, e gravada em 1964 pela cantora Nara Leão, ou seja, oito anos antes.

Entretanto o jornalista Marcelo Soares, criador do blog Purpendicular, foi mais a fundo no assunto e fez uma descoberta muito interessante, que ele descreve a seguir:

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"Aprofundando mais a pesquisa, encontrei o seguinte trechinho de entrevista do Carlos Lyra no site do Tom Jobim: 'E ele também fez uma introdução para 'Maria Moita', que eu mantive para sempre, herdei dele. E teve também uma volta, quando eu sugeri que ele mudasse uma nota em 'O morro não tem vez'. A frase melódica dele era mais para o blues, e ele acabou adotando a que eu mostrei, e ele disse: 'Esta é mais popular, é mais o morro, já não é aquela coisa de morro dos Estados Unidos, um negócio de Beverly Hills, esse morro é mais carioca.' E a gente trocava figurinha assim, o tempo todo, que era uma coisa muito gostosa'".

A matéria completa de Marcelo Soares pode ser vista no link abaixo.

https://purpendicular.blogspot.com/2003/11/foi-antnio-brasil...

Outro texto bem mais longo e muito interessante abrangendo a curiosa semelhança no link abaixo.

http://tuliofuzato.blogspot.com/2009/07/plagio-em-smoke-on-w...




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