Rock and Roll: brigas internas que serviram como inspiração para clássicos (Parte I)
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 02 de outubro de 2016
"Inspiração" é um dos temas mais evasivos quando do questionamento de artistas: da banalidade diuturna à Guerra da Criméia, criadores (de um modo geral), gostam de manter as coisas no campo "místico", "etéreo", "surrealista"- enquanto nós, os fãs, queremos cada vez mais chafurdar em suas mentes e tentar entender de onde isso tudo vem.
Um dos itens mais controversos do ponto de vista da inspiração, são as rusgas intermináveis entre artistas: gente que convive séculos com as mesmas pessoas, rotinas de trabalho intermináveis e meses fora de casa. Mas, para além do bem e do mal, esses entreveros também serviram como mote de inspiração para composições acertadas e que deixaram sua marca no rock n´roll:
1) "Mixed Emotions"
STEEL WHEELS – ROLLING STONES (1989)
"Não é mais engraçado/É maior do que o dinheiro/Você não me comove mais". Lançada em 1988, no álbum debut de KEITH RICHARDS ("Talk is Cheap"), "You Don´t Move Me", é o retrato cru da mais que desgastada relação com JAGGER em meados daquela década. No ano seguinte, "STEEL WHEELS", o último registro em estúdio dos STONES naquela década, trouxe a faixa em epígrafe (música de RICHARDS e letra de JAGGER), que trouxe versos conciliadores como: "Vamos fazer as pazes/Apagar o passado/Fazer amor juntos/Permanecer no caminho" ou "Você não é a única/Com emoções misturadas/Você não é o único navio/À deriva neste oceano". Apesar de aparentemente se dirigir a uma mulher (o que JAGGER jura ser sua inspiração), pra bom entendedor meio verso basta....
2) "We Are The Clash"
CUT THE CRAP – THE CLASH (1985)
Mesmo com noventa por cento da crítica descendo o cacete, "Cut The Crap"é um registro mediano de uma banda de quem sempre se esperou muito. Mas após intermináveis crises, as demissões de TOPPER HEADON e do genial e falastrão MICK JONES, brigas com gravadoras, e todo enredo que se seguiu, STRUMMER aproveitou para extravasar a raiva contra JONES (em shows após a saída do guitarrista, STRUMMER bradava ao microfone: "vai se fuder herói da guitarra" durante a execução de "Complete Control" do primeiro disco), em frases tentando mostrar uma pálida (mas ainda honesta) tentativa de unicidade: "Nós não vamos ser tratados como lixo/Temos uma coisa/Nós somos o confronto/Está certo/Nós somos o CLASH".
3) "Bad Attitude"
HOUSE OF THE BLUE LIGHT – DEEP PURPLE (1987)
Quando vejo essas briguinhas midiáticas entre "estrelas" atuais, fico pensando no inferno que deveria ser a convivência (sobretudo após a volta em 1984), entre IAN GILLAN e RITCHIE BLACKMORE. Nem os irmãos FOGERTY ou os DAVIES (do KINKS) conseguiram encrencar mais do que esses dois (GILLAN foi despedido duas vezes em oito anos), até BLACKMORE puxar o carro. "Se é possível sentir raiva e tristeza ao mesmo tempo é assim que me sinto", disse JON LORD após o show de despedida de um irascível BLACKMORE. Em "Bad Attitude" (creditada com uma composição conjunta, mas cuja letra foi totalmente redigida por GILlAN- que sairia da banda logo depois), dispara: "Você me trancou numa gaiola de papel/ Você pensa que estou acorrentado mas estou apenas amarrado/Afaste-se e saia do meu caminho/Não vou te machucar, já tenho sido pressionada o suficiente/Você se deparou a muitos problemas/Você se deparou a um mal negócio/Você diz "Eu tenho uma má atitude"/Como você acha que me sinto?"
4)"Broken Arrow"
BUFFALO SPRINGFIELD AGAIN - BUFFALO SPRINGFIELD (1967)
Duas coisas sobre NEIL YOUNG são axiomáticas: ele é tão genial quanto difícil. Antes do segundo registro do BUFFALO SPRINGFIELD, YOUNG surtou e abandonou o barco: "Eu estava ficando louco: amávamos e nos odiávamos o tempo inteiro. Comecei a me sentir como se não tivesse que responder ou obedecer a ninguém. Eu precisava de mais espaço". Entretanto, antes das gravações, o canadense voltou a banda (de onde sairia no ano seguinte), e efetuou o registro, repleto de metáforas sobre confusão e abandono. Mas como STEPHEN STILLS diria, com ar confessional, tempos depois: "Estávamos da idade em que você pode facilmente adquirir a `síndrome de diva´ antes de ser efetivamente algo- e foi isso que aconteceu naquela época."
5) "Carouselambra"
IN THROUGH THE OUT DOOR - LED ZEPPELIN (1979)
ROBERT PLANT escreveu essa letra a respeito do estado da banda na época: Jimmy PAGE (afundado em heroína) e JOHN BONHAM (em estado severo de alcoolismo) estavam mais interessados na vida de rock star, enquanto ele e JONES "carregavam o piano" na gravação. A letra (que quase acabou quase soterrada na mixagem, principalmente pelas camadas de guitarra) , deixa seu recado ( e por que não dizer, um prenúncio): "Irmãs do caminho toleram ao lado do seu tempo no silêncio da paz/ Aguardem o seu lugar dentro do anel da calma/Ainda estamos a transformar em segundos de libertação/Aguardem o convite que poderá não chegar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Atribuir criação do melodic death metal ao Carcass é uma bobagem, segundo Jeff Walker
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Amy Lee confirma novo álbum do Evanescence para 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"

Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos


