Bandas que já cantaram em sua língua natal
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 15 de março de 2015
O inglês está aí, dominando tudo quando é área, desde gírias, nomes de produtos ou empresas e principalmente nas letras das músicas da maioria das bandas de heavy metal. O metal surgiu na Inglaterra sendo importado diretamente para os Estados Unidos da América, sendo assim, o inglês é a língua oficial do metal. Com isso, as bandas que surgiram em outros países, decidiram cantar suas músicas em inglês, visando o mercado intencional e fazendo com o que o estilo fosse ficando cada vez mais globalizado. Uma das primeiras bandas fora da Inglaterra ou EUA a adotar o inglês em suas letras foi o SCORPIONS. Este foi o pontapé inicial para mais bandas de todas as partes do mundo usarem o idioma oficial do heavy metal.
Mas para dar uma variada no vocabulário, algumas bandas incluem em seu repertório uma ou duas composições em seu idioma nativo. Muitas delas optam por lançar tal música como faixa bônus ou em alguma edição especial, como uma homenagem ao seu país de origem. Abaixo foram listadas as principais bandas de cada país que já arriscaram a cantar uma música em seu idioma nativo, e também algumas que contam com todo seu repertório cantado em sua língua natal. Aproveite para conhecer algumas bandas que você não conhecia.
NIGHTWISH - "Kuolema Tekee Taiteilijan"
Esta bela faixa da banda finlandesa Nightwish chegou a ser composta em inglês, só que na última hora decidiram gravar na versão finlandesa. Uma curiosidade quanto a música, após a saída de Tarja Turunen a banda evitou de tocar "Kuolema Tekee Taiteilijan" ao vivo, pois a até então nova vocalista da banda, Anette Olzon, não era fluente em finlandês (Anette é sueca). Mas em 13 de agosto de 2009 ela cantou a canção, junto com "Meadows of Heaven" do álbum Dark Passion Play, no Suomi Safari em Estocolmo, Suécia, junto com uma orquestra completa.
FORGOTTEN TALES - "Jeux D'enfants"
Os canadenses do Forgotten Tales também decidiram homenagear a segunda língua oficial de sua terra natal. Nisso, podemos ouvir no álbum de 2005, "All The Sinners" a faixa bônus "Jeux D'enfants", cantada no idioma francês. A canção foi lançada como faixa bônus na versão japonesa do disco.
DARK MOOR - "Canción Del Pirata"
A banda espanhola Dark Moor já havia feito uma versão para uma música em espanhol, a canção "Cuentos De Ayer Y De Hoy" do ÑU aparece do EP do Dark Moor, "The Fall Of Melnibone", quando a banda contava com Elisa Martin nos vocais. Mais adiante, a partir do álbum "Ancestral Romance" de 2010, a banda passou a compor pelo menos uma faixa em espanhol, para aparecer em seus discos. Em "Ancestral Romance" podemos ouvir no final da música "Mio Cid" trechos da faixa cantados em espanhol. "Canción Del Pirata" ficou perfeita no andamento do disco, a faixa inteira é cantada em espanhol, combinando muito bem com o conceito. No disco mais recente da banda, "Ars Musica" de 2013, também contamos com mais uma faixa cantada no idioma de origem da banda, se trata da faixa "El Último Rey".
ETERNA - "Terra Nova"
O Eterna é uma banda que já cantava em português, como por exemplo em seu primeiro disco, "Shema Israel". A banda dividia seu repertório autoral entre faixas em inglês e português. No ano de 2002 a banda lançou um ótimo EP, intitulado "Terra Nova". Até aí o grupo de white metal contava com uma formação de ponta, com o ótimo vocalista Leandro Caçoilo. Este trabalho contém a música "Mother Land" que foi traduzida para "Terra Nova", cantada toda em nosso idioma.
RHAPSODY OF FIRE - "Lamento Eroico"
O Rhapsody Of Fire é uma banda que sempre presa a sua língua natal em suas canções. A partir do quarto álbum da banda, "Power of Dragonflame", os italianos acrescentaram seu idioma, mais precisamente na bela canção "Lamento Eroico". Daí pra frente a banda de Fabio Lione e companhia sempre levou suas raízes linguísticas em suas músicas. Faixas como "Guardiani del Destino", "Il Canto Del Vento", "Danza di Fuoco e Ghiaccio", "Tempesta di fuoco", "Anima perduta" e "Custode Di Pace", dos álbuns mais recentes da banda, são todas cantadas em italiano.
ANGRA - "Caça e Caçador"
Um dos nossos representantes do metal só foi dedicar uma canção em nossa língua no EP "Hunters And Prey", lançado em 2002. Se trata também de uma versão regravada da faixa título do EP. "Caça e Caçador" dá o tom em português, deixando bem evidente a forte influência de músicas típicas do nordeste brasileiro, como o baião. Também em "Temple of Shadows" temos uma boa pitada de brasilidade na faixa "Late Redemption", com a participação do cantor Milton Nascimento, para cantar alguns trechos em português.
SEPULTURA - "Ratamahatta"
Sem deixar de lembrar do hit do álbum "Roots" do Sepultura. "Ratamahatta" é uma mistura de línguas nativas do nosso país com algumas frases em inglês. Uma das músicas mais conhecidas da banda ainda contou com a participação de Carlinhos Brown e do ex-baterista do KORN, David Silveria. Ainda no mesmo disco, as músicas "Itsári" e "Jasco" foram gravadas em uma tribo xavante. Indiscutivelmente o Sepultura fez várias referências ao Brasil no álbum "Roots".
Complementando a lista, abaixo eu citarei mais algumas bandas que optaram por cantarem todo o seu repertório em suas línguas originais.
RATA BLANCA (Argentina)
LACRIMOSA (Alemanha)
Cantam em alemão, apesar da banda executar algumas faixas em inglês.
RAMMSTEIN (Alemanha)
ROTTING CHRIST (Grécia)
ALOGIA (Sérvia)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps