A despedida do Rush com "Clockwork Angels"
Resenha - Clockwork Angels - Rush
Por G.Marcon
Postado em 02 de agosto de 2023
Creio que poucos gostam desse álbum, mas para mim, ele é o segundo álbum do Rush, perdendo para "Moving Pictures". E hoje farei uma resenha sobre "Clockwork Angels", lançado em 2012. Se observarem bem, a capa faz uma alusão ao álbum "2112" (1976). Após fazerem o subestimado "Snakes & Arrows" (2007) e fazerem as turnês "Snakes & Arrows Live", que rendeu o ao vivo de mesmo nome, lançado em 2009 e a comemorativa turnê que celebrava trinta anos do sétimo álbum e de mais sucesso do trio canadense, "Moving Pictures" (1981). Digo que "Clockwork Angels em uma síntese, é um álbum sólido, pesado, conceitual, harmônico e digno de se encerrar uma carreira brilhante.

Na minha opinião, "Clockwork Angels" junto com "Hemispheres" (1978), os únicos álbuns conceituais do trio canadense.
Com a turnê do "Snakes & Arrows" (2007) e a turnê Time Machine (2010 a 2011) que comemorava 30 anos do "Moving Pictures" (1981). Rush se preparava para fazer mais um álbum, mas Neil Peart disse que sairia da banda após a turnê de "Clockwork Angels" para ficar com a familia e cuidar da sua filha, que tinha 7 anos na época. Geddy e Alex ficaram espantados, mas entenderam que o Rush terminaria de uma forma ou de outra, mas que seria uma despedida feliz. Depois da Clockwork Angels Tour, eles fizeram uma outra serie de shows comemorando os 40 anos do trio, fazendo uma turnê chamada de "R40" que saiu o último ao vivo da banda no mesmo ano que a turnê no longínquo ano de 2015. Seria a ultima vez que o trio de Toronto, Canadá, se apresentaria com Neil Peart,, falecido em 2020 devido a um câncer no cérebro descoberto em setembro de 2019.
O álbum se inicia com "Caravan", uma música que fala sobre Owen Hardy, um garoto que quer sair de seu vilarejo Barrel Arbor para viver aventuras fora de sua terra e quer sair a qualquer custo. Até esse momento, Owen tem uma visão pura e romântica nesse mundo que o cerca. "BU2B" deixa esse romantismo de Owen de lado e percebe que o mundo não é perfeito, mas os valores e a tal de justiça nesse mundo são ressaltados a toda hora.
"Clockwork Angels" explica o papel de anjos mecânicos na sociedade (olha o trocadilho pior do que do tio do pavê). O objetivo deles é trazer esperança e confiança ao vilarejo, enquanto isso, o Relojoeiro (um ser mitológico da vila) conversa com Owen, tentando a convencê-lo a desistir de sair. "The Anarquist" é apresentado o vilão, o Anarquista que foi recompensado com algo que não devia. Também é carregado por uma vingança em seu interior.
Sua vingança é concluída em "Carnies", uma emboscada é preparada (uma bomba para ser mais exato) e que é explodida e gerando caos no vilarejo. O detonador caiu na mão de Owen e todos pensam (até o Relojoeiro) que foi ele que plantou a bomba. Em "Halo Effect" fala sobre o enquanto ele pensa em uma dançarina que ele conheceu e projeta uma vida juntos. Eles até namoram, mas deixou ele porque era obsessivo com ela enquanto fugia do vilarejo.
"Seven Cites Of Gold" fala sobre como Owen fugiu para o leste, vê monumentos sobrenaturais, frio extremo, tudo que um brasileiro enfrenta. Depois ele vê as cidades dos sonhos, que apesar de suas belezas, são hostis e perigosos que também é cheia de oportunidades e problemas. Owen agora trabalha na cidade portuária e o barco que ele tripulação é atingida por uma tempestade que em "The Wreckers" que é possível notar uma grande mudança em seus princípios. No meio da tempestade eles vêem uma luz brilhante surgindo na neblina e pensando que era algum porto, seguem a luz para tentar atracar, mas era uma armadilha. O barco bate em uma parede de recifes e o protagonista é saqueado.
"Headlong Flight" é sobre não se arrepender de suas escolhas, "aprendi a lutar, amar, e desejo viver isso de novo" diz Owen. "BU2B2" mostra que Owen mudará seria princípios e valores e que também terá uma linha de racionais parecida com a do Anarquista.
A penúltima música "Wish Them Well" indica que Owen tem uma vingança, mas felizmente, mostra que esses sentimentos ruins que temos, é para nós deixá-los para longe. E finalizando o álbum de forma magistral "The Garden" é uma metáfora de um jardim. As plantas e flores são o amor e o respeito. Assim que envelhecendo, morrerão, mas só se tiver a vontade de passar para frente.
"Clockwork Angels" é um álbum pesado, lembrando o início do trio canadense e possivelmente, o até então o disco mais pesado da banda, "Counterparts" (1993). "Clockwork Angels" é em mais uma síntese, um álbum que amadurece a ouvida detalha do vigésimo álbum do trio. Com grande destaque no baixo extremamente preciso e groovado. As guitarras são distorcidas principalmente nos solos e a bateria técnica e poderosa em todas as musicas, como de praste do Rush, a excelência técnica dos membros é arrebatadora. Um grande álbum do Rush e também uma forma digna de se fazer um disco de despedida.
FONTE: 80 Minutos
Outras resenhas de Clockwork Angels - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A música triste que relaciona o fim de um amor fracassado ao adeus da Terra à humanidade
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Rush: Um daqueles discos que não há como deixar passar
Rush: em seu porto seguro que é o Hard Rock
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"


