Matérias Mais Lidas

New Radicals: a pedido de Biden, reunidos e tocando seu maior hit na posse; vejaNew Radicals
A pedido de Biden, reunidos e tocando seu maior hit na posse; veja

Eddie Van Halen: ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truqueEddie Van Halen
Ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truque

Foo Fighters: tocando Times Like These em tributo aos professores na posse de BidenFoo Fighters
Tocando "Times Like These" em tributo aos professores na posse de Biden

Rock in Rio 2021: produção aposta em 50% da população vacinada até festival rolarRock in Rio 2021
Produção aposta em 50% da população vacinada até festival rolar

Iron Maiden: vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%Iron Maiden
Vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%

Lista: 10 grandes sucessos que farão 30 anos em 2021 e continuam sendo ouvidos até hojeLista
10 grandes sucessos que farão 30 anos em 2021 e continuam sendo ouvidos até hoje

Dave Grohl: ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojentoDave Grohl
Ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojento

SOAD: Serj Tankian critica Trump e diz que nunca viu um presidente tão filho da p***SOAD
Serj Tankian critica Trump e diz que nunca viu um presidente tão filho da p***

Pantera: e se Vulgar Display Of Power fosse gravado pelo Metallica?Pantera
E se "Vulgar Display Of Power" fosse gravado pelo Metallica?

Kiss: análise vocal de Detroit Rock City explica grande alcance de Paul StanleyKiss
Análise vocal de "Detroit Rock City" explica grande alcance de Paul Stanley

Jon Bon Jovi: veja-o cantar Here Comes the Sun, hit dos Beatles, na posse de BidenJon Bon Jovi
Veja-o cantar "Here Comes the Sun", hit dos Beatles, na posse de Biden

Fozzy: guitarrista da banda afirma que Trump foi o melhor presidente de toda sua vidaFozzy
Guitarrista da banda afirma que Trump foi o melhor presidente de toda sua vida

Greta Van Fleet: Robert Plant odeia aquele vocalistaGreta Van Fleet
Robert Plant "odeia" aquele vocalista

Thin Lizzy: você sabe pronunciar o nome de Phil Lynott?Thin Lizzy
Você sabe pronunciar o nome de Phil Lynott?

Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixosTamanho é documento?
Os Rock Stars mais altos e baixos


Matérias Recomendadas

Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutosRolling Stone
As melhores músicas com mais de sete minutos

Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivadoInspiração
30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado

Sexo Anal: saiba onde encontrar esse prazer no cenário RockSexo Anal
Saiba onde encontrar esse prazer no cenário Rock

Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl RoseBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy MetalContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

Malvada
Stamp

Rush: algo belíssimo e de extremo valor lírico e literário

Resenha - Clockwork Angels - Rush

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willian Blackwell
Enviar Correções  


O ano é 1974. O local, a emissora WMMS-FM em Cleveland nos Estados Unidos.

Em um dia como outro qualquer, Donna Harper, uma DJ com grande interesse em bandas novas, recebe de um amigo o debut de um certo trio canadense de Rock chamado RUSH. À princípio, o material não lhe soou tão interessante. Porém, decidindo escutar mais, acabou por descobrir àquela que seria o passaporte de entrada daqueles jovens de Toronto nas terras do Tio Sam: a faixa Working Man. Em pouco tempo, um buzz incrível cresceu em torno da banda - "quem são estes caras fazendo esse som 'zeppeliano furioso'?", todos se perguntavam; e uma visita aos USA se tornou questão de tempo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesse ínterim, o até então baterista do grupo, John Rustley, por motivos pessoais, decidiu deixar o RUSH, fazendo com que seus dois agora ex-companheiros, Geddy Lee (vocal/baixo/teclados) e Alex Lifeson (guitarra), tivessem que correr para achar um novo integrante às vésperas de uma eminente tour Norte Americana.

Trinta e oito anos, muitos shows e dezoito álbuns de inéditas depois, eu diria que a concepção lírica de Clockwork Angels não pode ser resumida apenas aos cinco anos que separam este de seu antecessor, Snakes and Arrows. O álbum 'nasceu' no dia 29 de Julho de 1974, data que, além de aniversário de Geddy, marca a escolha do jovem Neil Peart como o novo detentor das baquetas do RUSH.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Chances são aqueles momentos que acontecem apenas uma vez, mas são suficientes" - Neil Peart

Na biografia oficial de Clockwork Angels (publicada no site da Roadrunner Records), Peart conta que teve com seus companheiros uma "conversa ambiciosa" sobre criar uma música "que fosse mais prolongada", um conjunto de canções que contasse uma história ficcional sobre "um dos muitos mundos possíveis".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Leitor assíduo e um grande estudante de tudo, o baterista buscou influências em "uma vida inteira de leituras destiladas de dezenas de cenas, e algumas centenas de palavras", para elaborar o enredo deste novo trabalho. Amalgamou em sua "imaginação febril" elementos de steampunk e alquimia, para nos contar a jornada de um jovem em busca dos seus sonhos, através de um universo extravagante de ordem e caos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A história apresenta cidades perdidas, piratas, anarquistas, um desfile exótico e um rígido Relojoeiro, que impõe precisão sobre cada aspecto de sua vida cotidiana" - site oficial da banda

Depois de muita conversa a respeito da concepção do álbum - o primeiro integralmente conceitual na carreira do RUSH -, a banda decidiu que as idéias apresentadas não seriam utilizadas de maneira literal, mas sim, 'pinceladas' ao longo das composições. Com lacunas propositais, a obra ganhou um sentido subjetivo tanto em sua forma quanto significado, com os detalhes da narrativa não exercendo uma possível 'influência negativa' sobre o peso individual de cada canção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"[…]todos nossos discos são temáticos e espontaneamente interligados; às vezes de uma forma mais ampla e às vezes de uma forma mais estreita"
- Alex Lifeson

"Não podendo deixar de pensar grande", Peart foi além de simplesmente contar uma história, criando de forma metafórica algo substancioso por detrás da cortina ficcional contida no registro. Fazendo uso dos valores simbólicos da alquimia, retratou ao longo das canções, para cada qual designou um símbolo alquímico diferente, as reais intenções dessa antiga 'ciência mística'. Conforme embarcamos na "intrépida jornada" narrada através dos capítulos de Clockwork Angels, nos deparamos com um conjunto de processos transformadores que invariavelmente nos auxiliam ao longo de toda uma vida na busca por sabedoria e compreensão - sobre o que somos e o que nos cerca -, transmutando nossa mente 'comum' em algo 'superior'.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Mais tarde eu tentaria unir os restos de forma que ainda expressassem o que eu queria no começo – e essa parte não foi fácil. Eu tinha uma história complicada para contar, assim como personagens e idéias, entre outras coisas" - Neil Peart

O resultado final é algo belíssimo e de extremo valor lírico e literário - fato que rendeu uma novelização do material pelas mãos do escritor, e amigo pessoal de Peart, Kevin J. Anderson. Neste ponto destaca-se a genialidade do compositor, que, além de ser um dos bateristas vivos mais influentes do cenário musical, é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores letristas do Rock.

"Nos últimos anos eu poderia ter passado vários dias a desenvolver e aperfeiçoar um trecho de bateria, mas dessa vez foi apenas uma questão de horas, "do zero a herói". Gosto de imaginar um ouvinte podendo sentir essa diferença – compartilhando a tensão e realização de um cara indo pra longe dali, tocando alguma coisa que ele nunca tentou antes, e apenas fazendo se tornar 'uma' - Neil Peart

E musicalmente? O que dizer que já não tenha sido dito, a respeito de uma banda que, de uma forma ou de outra, já usou quase tudo em sua sonoridade através dos tempos?

O trio está a todo vapor, numa espécie de apogeu artísstico/criativo, chegando a impressionar tamanho o vigor, segurança e liberdade de improvisação impressas no registro - no que pode ser considerado o melhor álbum da segunda fase dos caras, desde o retorno em 2002 com Vapor Trails. Talvez seja por isso que o selo RUSH de qualidade carrega um alto nível de grandeza e expectativa. E, como não poderia ser diferente, eles não decepcionam nesse quesito.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Da sutileza de momentos acústicos ou orquestrações, à crueza da guitarra elétrica e do baixo sempre presente, com um acento aqui, outro acolá de momentos complexos (marca registrada da banda), tudo aqui parece estar no seu devido lugar. Cristalino, genial. Funcionando precisamente, como as engrenagens de um relógio. Porém, soando fluído. Natural. Nunca mecanicamente rígido.

"Hoje sentimos uma confiança bem descontraída em nossa música e composições e também em nossa forma de tocar. Nós absolutamente nos respeitamos e confiamos uns nos outros, mais do que nunca" - Alex Lifeson

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Não há um indivíduo mais importante que o conjunto. Aprendemos ao longo de quarenta anos que essa é a chave do nosso sucesso e nossa integridade"
- Alex Lifeson

Clockwork Angels é uma obra de entrelinhas fortes, para ser lida atentamente. Cada audição nos transporta à seguinte, que se mostra melhor e mais impactante que a anterior na medida em que vamos acessando as várias camadas presentes na temática.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O RUSH encontra-se na "plenitude de sua vida". Com um jardim florido de muitas conquistas e um poderoso legado construído.

Só posso desejar que esses malucos, magos, cientistas, alquimistas, aventureiros …artistas, continuem "desejando fazer tudo isso novamente". Muitas e muitas vezes mais.

- - -

Este post é um oferecimento de:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Clockwork Angels - Rush

Rush: em seu porto seguro que é o Hard RockRush
Em seu porto seguro que é o Hard Rock

Rush: "Clockwork Angels" é sobretudo um álbum "rockeiro"

Rush: Um trabalho que lembra os grandes álbuns da banda

Rush: Ainda o mesmo de sempre, mas não com tanta forçaRush
Ainda o mesmo de sempre, mas não com tanta força

Rush: Um daqueles discos que não há como deixar passarRush
Um daqueles discos que não há como deixar passar