Há 23 anos: Metallica lançava o polêmico Load
Resenha - Load - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Sou o redator da matéria
Postado em 04 de junho de 2019
O dia 04 de junho de 1996 é uma data marcante para o Metallica. Há exatos 23 anos, foi lançado um disco que se tornaria um divisor de águas na carreira da banda: "Load".
A expectativa em torno do sucessor do aclamado "Metallica" era grande, afinal, além do ótimo trabalho realizado no quinto disco de estúdio, já fazia cinco anos que o Metallica não lançava material inédito.
Não é nenhum exagero afirmar que o sentimento geral foi de decepção. A banda resolveu investir em uma sonoridade mais alternativa, com elementos noventistas, o que acabou resultando em músicas mais acessíveis, o que deixou os fãs mais radicais de cabelo em pé. Aliás, falando em cabelo, uma das razões que deixou a ala mais extremista rasgando as cuecas (e calcinhas) de raiva foi o fato da banda ter mudado o visual: cabelos cortados, roupas mais descoladas, unhas pintadas, brincos e outros acessórios utilizados no figurino dos integrantes da banda incomodaram os mais conservadores.
Voltando a falar do aspecto musical, que é o que realmente interessa, as músicas estão longe de ser chatas (serviço que o sucessor de "Load", "Reload", cumpriu com louvor). O que pegou pesado é que não dá pra acreditar que foi essa mesma banda que dez anos antes havia gravado "Master Of Puppets", um clássico do thrash metal. Porém, se o disco for ouvido com a mente aberta, sobram bons momentos. A ótima e divertida introdução "Ain´t My Bitch", a pesada e reflexiva "Until It Sleeps", as animadas "King Nothing" e "Hero Of The Day", além da subestimada "The Outlaw Torn" merecem destaque na discografia da banda, que venhamos e convenhamos, sempre passou por mudanças, porém, nenhuma foi tão drástica quanto a que ocorreu de 1991 para 1996.
Apesar de alguns momentos realmente difíceis de se ouvir, "Load" é um bom disco. A não ser que você seja um headbanger fiel ao primeiro mandamento do fã true: "Só os primeiros discos prestam". Caso não faça parte deste time, aperte o play e comemore mais um ano de vida desse disco polêmico, porém, marcante.
Outras resenhas de Load - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps