Álbuns que mudaram a minha vida: Reign In Blood, minha passagem para o mundo da desgraça
Resenha - Reign In Blood - Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de agosto de 2020
No primeiro capítulo da série "Álbuns que mudaram a minha vida", falei sobre como "Metallica" (o "Álbum Preto") havia me colocado no mundo do metal. Pois bem, após alguns meses ouvindo o disco que me apresentou o heavy metal, comecei a ouvir a discografia do METALLICA, porém, com o passar do tempo, meu ouvido queria ouvir alguma coisas mais extrema.
Estava no auge dos meus 14 anos e além de ouvir um som, meu passatempo era ler aas revistas do meu irmão, para ficar por dentro de tudo o que acontecia no rock, já que eu não entendia muita coisa sobre o assunto. Uma dessas revistas tinha um título curioso: "100 discos para ouvir antes de morrer". Na verdade, era uma espécie de guia com um resumo curto de obras fundamentais do rock e do metal (na opinião de quem escreveu, lógico).
É óbvio que eu fui ler, para saber qual seria meu próximo passo. Não foi uma escolha difícil, já que a curta resenha de "Reign In Blood", do SLAYER, envolvia tudo o que poderia chamar a atenção de um jovem: violência, sangue, desgraça e hostilidade em altas doses. Não pensei duas vezes, peguei a minha bicicleta e fui até a locadora de CDs que existia no centro da cidade.
Chegando ao meu destino, perguntei pelo tal "Reign In Blood". Para minha sorte, o CD estava disponível. Eu queria ouvir o disco logo, portanto, voltei para casa pedalando muito rápido, parecia até o protagonista cabeçudo do desenho "O Fantástico Mundo de Bobby" em seu triciclo.
Enfim, cheguei em casa e resolvi ouvir o aclamado "Reign In Blood". Logo nos primeiros segundos, o riff caótico de "Angel Of Death" me deixou paralisado. Depois que ouvi o grito insano de Tom Araya, entendi um pouco melhor as razões pelas quais esse disco foi tão bem falado na revista que eu havia lido horas atrás. Após ouvir a faixa de abertura, eu fiquei chocado com a bordoada que levei no ouvido, no peito e na alma.
O restante do álbum comprovou o que eu imaginava ao ler a sua pequena resenha: sem sombra de dúvidas, "Reign In Blood" é o disco mais rápido, violento e desgraçado gravado por alguma banda. A cada música, eu me sentia mais enfeitiçado por aquelas composições rápidas, pesadas e envolventes. É verdade que eu me assustava ao ouvir uns "death" daqui e uns "satan" de lá, mas eu estava pouco me fodendo. Eu só queria ouvir aquela obra-prima da barulheira.
A segunda parte do disco me causou o mesmo impacto que a primeira. O clima apocalíptico de "Criminally Insane", a rapidez e a estupidez de "Reborn" e "Epidemic" prepararam meus ouvidos para um dos maiores momentos da minha existência: ouvir "Postmortem" e "Raining Blood" pela primeira vez na vida.
Eu fiquei impressionado com aquilo ali. Nunca tinha ouvido nada tão assustador e pesado quanto aquilo. Quem conhece essa dobradinha fatal sabe do que estou falando. Duas músicas excelentes, sendo que a segunda tem o maior riff da história do metal extremo. O final sombrio, com aquele barulho infernal de chuva, me causou um misto de medo, apreensão e vontade de apertar o play novamente. E foi isso que eu fiz, apertei o play novamente e ouvi o disco no repeat várias vezes seguidas.
Foi o primeiro contato que tive com metal extremo. Depois, ouvi muito death metal e alguma coisa do black. Tudo começou lá atrás, no ano 2000, com este álbum maravilhoso. Como eu costumo dizer, "Reign In Blood" foi a minha passagem para o mundo da desgraça. E mesmo que eu não acredite em fim do mundo, se um dia essa bola gigantesca que habitamos for para o saco, esse disco deverá ser a trilha sonora do gran finale. E eu vou gostar muito.
Data de lançamento: 7/10/1986
FAIXAS
"Angel Of Death"
"Piece By Piece"
"Necrophobic"
"Altar Of Sacrifice"
"Jesus Saves"
"Criminally Insane"
"Reborn"
"Epidemic"
"Postmortem"
"Raining Blood"
FORMAÇÃO
Tom Araya - baixo e vocal
Kerry King - guitarra
Jeff Hanneman - guitarra
Dave Lombardo - bateria
Em breve ,a parte 3 da série "Álbuns que mudaram a minha vida". Um abraço e até a próxima.
Álbuns que mudaram a minha vida - Mateus Ribeiro
Outras resenhas de Reign In Blood - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Álbuns que mudaram a minha vida: Metallica, o disco que me fez gostar de heavy metal
Clássicos imortais: Reign In Blood, a trilha sonora perfeita para o apocalipse
O disco do Slayer que tem menos de meia hora e se tornou clássico absoluto de seu estilo
Tom Araya acha que as pessoas interpretaram mal "Angel of Death", clássico do Slayer
A história da icônica capa de "Reign in Blood", do Slayer
O erro que o Slayer jamais cometeu, segundo Tom Araya
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Como o Alice in Chains foi parar em turnê de titãs do thrash metal
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg


