Amorphia: Para quem gosta de Thrash Metal oitentista
Resenha - Mercyless Strike - Amorphia
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na época em que eu apresentava um quadro de Rock e Heavy Metal numa emissora de rádio, aqui no Paraná, adquiri o hábito de escarafunchar a internet à procura de bandas provenientes dos locais mais insólitos do mundo. Desta forma, conheci bandas do Iraque, Somália, Ilhas Fiji e até da Groenlândia. Mantenho este vício até hoje. Desta forma, não é de surpreender que eu tenha, recentemente, conhecido a banda AMORPHIA, da Índia, outro país cuja tradição no Metal é, ainda, relativamente tímida.
De forma sumária, devo dizer que a barulheira feita pelo AMORPHIA é apropriada para fãs de grupos como EXODUS, METALLICA antigo, SLAYER, TESTAMENT e KREATOR. Ou seja: se você gosta desta faceta do Thrash Metal, deve conhecer imediatamente esta banda. No álbum Marcyless Strike, lançado em 15 de janeiro de 2020, uma faixa soa mais instigante que a outra, fazendo você bater a cabeça até sofrer uma concussão! É bem verdade que o trabalho de guitarra aqui observado não é o de um EXODUS ou de um SLAYER da vida, mas quando consideramos que Vasu Chandran é o único guitarrista do AMORPHIA e ainda tem a árdua tarefa de fazer a parte do vocal (que tem um ótimo desempenho, se casando muito bem com todo o instrumental), nos damos conta de que o sujeito é simplesmente genial, genial. O baixista Faizan Mecci desempenha bem seu trabalho nas quatro cordas (apesar de o baixo aqui, como na maioria dos álbuns de Thrash Metal, ser quase inaudível) e ainda faz um magnífico backing vocal. O trabalho de bateria é sólido e magnífico, explorando magistralmente um timbre que complementa o trabalho dos demais integrantes.
Todas as músicas deste álbum são sólidas, beligerantes e pesadas como uma rocha e o vocal, muito semelhante ao do SLAYER, é um complemento magnífico em cada faixa. O álbum todo é pura velocidade, raiva e agressão o tempo todo, cada música sendo uma ode ao Thrash Metal oitentista, em cada uma delas o vocal fazendo o rosnar da morte parecer suave. Tudo aqui é embalado com intensidade, não havendo músicas mais lentas. Pessoalmente, achei que faltou justamente alguma faixa com um andamento menos rápido, para soar diferenciada; mas tenho certeza que se todos os fãs de Thrash Metal oitentista ouvissem este trabalho, 90% deles considerá-lo-iam como sendo uma joia muito bem lapidada, um trabalho completo, coeso, cativante e magnífico.
Integrantes atuais da banda AMORPHIA:
• Faizan Mecci - Baixo e backing vocal;
• Vivek Prasad - Bateria;
• Vasu Chandran – Vocal e guitarra
Discografia da banda AMORPHIA:
• Arms To Death (álbum) – 2018;
• Merciless Strike (álbum) – 2020
Track List do álbum Mercyless Strike:
1. Death Zone;
2. Judgement Day;
3. Mercyless Strike;
4. Mutants’ Rise;
5. Upcoming Terror;
6. Radiation Overdose;
7. Martian Law;
8. Blazing Glares
Bandas Similares:
• OVERKILL, dos Estados Unidos;
• EXODUS, dos Estados Unidos;
• SLAYER, dos Estados Unidos;
• TESTAMENT, dos Estados Unidos;
• METALLICA, dos Estados Unidos;
• DEATH ANGEL, dos Estados Unidos;
• KREATOR, da Alemanha;
• ANNIHILATOR, do Canadá;
• HATRIOT, dos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A música que Paul McCartney acha a pior de toda sua carreira: "Letra horrível para cacete"
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
O "maldito" estilo musical latino que Timo Tolkki detesta por vulgarizar mulheres
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
A decadência física e mental de Raul Seixas a partir de 1984, segundo Sylvio Passos

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



