Until Rain: banda segue longe do progressivo e próxima da monotonia
Resenha - Season V - Until Rain
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 12 de julho de 2019
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
O sexteto grego de metal progressivo Until Rain chegou a seu quarto álbum de estúdio, Season V, o segundo com a nova formação (exceto pelo baixista Dinos Athanaselos, que entrou em 2018), tendo como missão mostrar qual é, afinal, o novo direcionamento musical que assumirá daqui pra frente.

E o prognóstico é ruim para quem os conheceu na época do Anthem to Creation, um dos destaques do gênero em 2013 - justamente um dos melhores anos do progressivo nesta década. Isso porque a banda parece não apenas ter gostado do som pouco empolgante do disco anterior, Inure como também aparenta ter encontrado um jeito de expandi-lo.
A abertura "Inner Season" parece querer se aproximar daquela melosidade típica do Haken, preparando o terreno para a simpática "Running". Depois, temos as facilmente esquecíveis "Patti" e "In Times of Despair". É só na quinta faixa, "Qualia", que chegamos a algo realmente interessante, ainda que isso demore alguns minutos para ser construído nesta canção em particular.
"Miracle" segura a peteca levantada por sua antecessora com uma presença proeminente de cordas, mas "Restart" nos leva de volta à monotonia, que segue em "Stay" e "The Long Break" - cujo título é aplicado quase que literalmente, pois a sensação que temos é a de estar ouvindo os lamentos de um casal se separando por quase cinco minutos. Até uma vocalista (Vicky Psarakis, que já havia participado do Anthem to Creation) foi chamada como convidada especial na música, mas ela tem pouco sucesso em torná-la interessante.
O nível só sobe novamente com as técnicas "Ascending" e "Time Escape", separadas pela promissora "A Land of Nothingness" - interrompida abruptamente e incapaz, portanto, de entregar aquilo que se esperava dela.
É positivo que o Until Rain reconheça estar se afastando do metal progressivo ao se autointitular também como uma banda de metal alternativo e ao prometer na divulgação de Season V que ele seria uma obra "dinâmica", que "amadurece conforme as escutadas", fruto de "influências múltiplas", aquela conversa toda. Mas quem lança um Anthem to Creation... corre o risco de deixar muita gente esperando um novo Anthem to Creation. Faltam riffs memoráveis, faltam solos inspirados, faltam refrãos que empolguem uma plateia, enfim.
O grupo não é obrigado a fazer o som que os fãs e a crítica esperam, lógico. Nada mais degradante que tocar para os outros antes de tocar para si mesmo. Mas digamos que se jogarmos este disco e o anterior numa cesta com outros álbuns diversos de metal, vai levar um bom tempo até alguém notar sua existência.
Abaixo, "Qualia" ao vivo no estúdio:
Track-list:
1. "Inner Season"
2. "Running"
3. "Patti"
4. "In Times of Despair"
5. "Qualia"
6. "Miracle"
7. "Restart"
8. "Stay"
9. "The Long Break"
10. "Ascending"
11. "A Land of Nothingness"
12. "Time Escape"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/seasonv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Foo Fighters - comentários e galeria de fotos da turnê pela América do Norte
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Paul McCartney aponta o álbum dos Beatles que ele considera ter o melhor baixo
A reação de Cássia Eller após seu filho dizer que Marisa Monte é quem canta de verdade
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos
Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



