Until Rain: banda segue longe do progressivo e próxima da monotonia
Resenha - Season V - Until Rain
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 12 de julho de 2019
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
O sexteto grego de metal progressivo Until Rain chegou a seu quarto álbum de estúdio, Season V, o segundo com a nova formação (exceto pelo baixista Dinos Athanaselos, que entrou em 2018), tendo como missão mostrar qual é, afinal, o novo direcionamento musical que assumirá daqui pra frente.
E o prognóstico é ruim para quem os conheceu na época do Anthem to Creation, um dos destaques do gênero em 2013 - justamente um dos melhores anos do progressivo nesta década. Isso porque a banda parece não apenas ter gostado do som pouco empolgante do disco anterior, Inure como também aparenta ter encontrado um jeito de expandi-lo.
A abertura "Inner Season" parece querer se aproximar daquela melosidade típica do Haken, preparando o terreno para a simpática "Running". Depois, temos as facilmente esquecíveis "Patti" e "In Times of Despair". É só na quinta faixa, "Qualia", que chegamos a algo realmente interessante, ainda que isso demore alguns minutos para ser construído nesta canção em particular.
"Miracle" segura a peteca levantada por sua antecessora com uma presença proeminente de cordas, mas "Restart" nos leva de volta à monotonia, que segue em "Stay" e "The Long Break" - cujo título é aplicado quase que literalmente, pois a sensação que temos é a de estar ouvindo os lamentos de um casal se separando por quase cinco minutos. Até uma vocalista (Vicky Psarakis, que já havia participado do Anthem to Creation) foi chamada como convidada especial na música, mas ela tem pouco sucesso em torná-la interessante.
O nível só sobe novamente com as técnicas "Ascending" e "Time Escape", separadas pela promissora "A Land of Nothingness" - interrompida abruptamente e incapaz, portanto, de entregar aquilo que se esperava dela.
É positivo que o Until Rain reconheça estar se afastando do metal progressivo ao se autointitular também como uma banda de metal alternativo e ao prometer na divulgação de Season V que ele seria uma obra "dinâmica", que "amadurece conforme as escutadas", fruto de "influências múltiplas", aquela conversa toda. Mas quem lança um Anthem to Creation... corre o risco de deixar muita gente esperando um novo Anthem to Creation. Faltam riffs memoráveis, faltam solos inspirados, faltam refrãos que empolguem uma plateia, enfim.
O grupo não é obrigado a fazer o som que os fãs e a crítica esperam, lógico. Nada mais degradante que tocar para os outros antes de tocar para si mesmo. Mas digamos que se jogarmos este disco e o anterior numa cesta com outros álbuns diversos de metal, vai levar um bom tempo até alguém notar sua existência.
Abaixo, "Qualia" ao vivo no estúdio:
Track-list:
1. "Inner Season"
2. "Running"
3. "Patti"
4. "In Times of Despair"
5. "Qualia"
6. "Miracle"
7. "Restart"
8. "Stay"
9. "The Long Break"
10. "Ascending"
11. "A Land of Nothingness"
12. "Time Escape"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/seasonv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
Raul Seixas: Em carta psicografada, o alerta sobre a Sociedade Alternativa e as drogas?
Site About.com elege os 5 melhores álbuns do Black Sabbath
Iron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



