Magnética: rockão para ninguém botar defeito
Resenha - Homo Sapiens Brasiliensis - Magnética
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 24 de abril de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda paulista MAGNÉTICA traz alegria ao público do verdadeiro rock brasileiro por seu senso crítico altamente consciente. Não, não chega às margens da chatice com críticas exageradas e apelativas pra chamar atenção, o quinteto explora a melodia e estimula os neurônios do ouvinte da maneira mais insaturável possível.
Produzido por Rômulo Ramazini no Under Studio, em São Paulo, o álbum proporciona uma audição excelente, mas também chama atenção por outros fatores, e um dos mais presentes é o sentimento de conforto pela certeza de que, em nosso país, há bandas que sabem conduzir bem o rock’n’roll, sem maquiá-lo e com uma dignidade perseverante.
As dez músicas de "Homo Sapiens Brasiliensis" possuem pegada como em "Inflamáveis" e "Natural", riff pesado como em "Super Aquecendo" e "Magnéticos" e até um pouco de apelo comercial em "Desconhecido" e "Interestellar", mas como esse lance de ser "comercial" se tornou algo muito subjuntivo hoje em dia, não interessa se existem rádios para tocar sua música ou novelas para transformá-la em tema. O monopólio musical acabou e, agora, o streaming é quem dita as regras. Chupa, gravadoras!
Uma nova fase para o rock brasileiro poderia começar aqui, ou daqui poderia partir também o primeiro movimento qualificável e sólido para o hard rock brasileiro, já que o que temos hoje são lembranças de ícones do passado, afogados pela falta de reconhecimento e ofuscados por uma mídia mercenária que, felizmente, estão minimizadas pelas redes sociais.
No álbum "Homo Sapiens Brasiliensis" não há aqueles solos meteóricos, é tudo muito bem traçado, portanto, se quiser ouvir "fritações" de guitarra, sugiro procurar os álbuns do Yngwie Malmsteen e Steve Vai, o que a Magnética faz aqui é harmonia acamada por uma cozinha rica em detalhes e construtora de grooves e, se, em "Céu de Abril", você se lembrar de Paulo Ricardo do RPM, saiba que também lembrei, pois é, acabou-se a exclusividade do cantor carioca em possuir uma voz aveludada, mas não se engane, a Magnética não chega a ser tão pop rock, na verdade, é uma banda pesada demais para ser simplesmente rock e melódica demais para ser heavy metal, enfim, originalidade e criatividade são palavras que a definem melhor que estilos.
Formação:
Rafael Musa – vocal e guitarra
Kelson Palharini – guitarra
Anderson Pavan – baixo
Marcos Ribeiro – bateria
Faixas:
01. Inflamáveis
02. Super Aquecendo
03. Homo Sapiens Brasiliensis
04. Céu de Abril
05. Descãonhecido
06. Crianças
07. Interstellar
08. Os Magnéticos
09. Natural
10. Minha Hora
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Ghost ganha disco de platina dupla nos Estados Unidos com "Mary on a Cross"
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
A única música da Legião Urbana que nenhum membro oficial participou da gravação
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



