Arkan: Folk e Melodic Death Metal em sinergia

Resenha - Salam - Arkan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcondes Pereira
Enviar Correções  

9

Da década de 2000 em diante, o Folk Metal virou um dos estilos mais frutíferos e variados do Metal. O álbum "Salam" (2011) da banda francesa Arkan, é mais um exemplo positivo da mistura de música tradicional/folclórica com elementos Heavy.

Metromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockDuff McKagan: Anestesias não funcionam mais no baixista

No álbum inteiro, é possível perceber que a banda une arranjos musicais típicos dos países da África Setentrional com momentos bem Melodic Death Metal, além de passagens mais atmosféricas. O resultado é uma sonoridade bonita, agressiva e intensa, todavia também dotada de sensibilidade.

"Origins", à faixa de abertura já ilustra o poder de fogo do grupo, que demonstra uma interessante fusão de vocais guturais masculinos, vocais femininos limpos, peso e melodias caprichadas.

Ainda quanto aos vocais, apesar de eles não serem nenhum sopro de criatividade no cenário metálico, não há como negar que eles são bastante eficientes. As linhas mais urradas e os vocais femininos limpos atribuem às faixas a intensidade, a emoção e o poder necessários. Especialmente, porque os últimos não são tão operísticos como ouve-se geralmente em outras bandas com proposta musical similar.

A sensibilidade apontada no Início da resenha é facilmente audível na relaxante "Call From Within", que conta com bonitas melodias de guitarra, vocais e de percussão.

"Salam" é indicado para quem deseja escutar um álbum de Folk Metal que não deixa de lado os momentos mais enérgicos e algumas nuances bem tranquilas.

Arkan— Salam
Season Of Mist/ 2011.

Faixas:

1) Origins
2) Inner Slaves
3) Deus Vult
4) Blind Devotion
5) Jerusalem - Sufferpolis
6) Beyond Sacred Rules
7) Common Ground (Instrumental)
8) Sweet Opium
9) Salam instrumental
10) Call from Within
11) Lightened Heart (Instrumental)
12) The Eight Doors of Jannah
13) Amaloun Jadid II (Instrumental)



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockMetromix
A lista dos vocalistas mais irritantes do rock

Duff McKagan: Anestesias não funcionam mais no baixistaDuff McKagan
Anestesias não funcionam mais no baixista


Sobre Marcondes Pereira

Marcondes Pereira, paulista, poeta, escritor e tradutor em início de carreira. Gosta de escutar e estudar todos os sub-estilos de Heavy Metal, também faz algumas palestras para difundir o fascinante universo do Metal e tem fascínio pelos discos conceituais.

Mais matérias de Marcondes Pereira no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin