Armored Dawn: o triunfo viking nacional
Resenha - Barbarians In Black - Armored Dawn
Por Alexandre Veronesi
Postado em 16 de junho de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você acompanha a cena Metal nacional, mesmo que superficialmente, com certeza já ouviu falar do Armored Dawn. O grupo, capitaneado pelo vocalista Eduardo Parras, vem despontando como o principal nome do Viking/Power Metal tupiniquim dos últimos anos, e mesmo tendo um curto tempo de estrada, já realizou turnês internacionais, participou de programas televisivos e tocou ao lado de grandes nomes como Saxon, Tarja, Symphony X e Sabaton, só para citar alguns.

Parras foi extremamente feliz ao reunir um verdadeiro "dream team" para lhe acompanhar nessa empreitada: Tiago de Moura e Timo Kaarkoski (Temple Of Sin) nas guitarras, Fernando Giovannetti (Glory Opera, Karma, Wizards, Aquaria, Madgator, etc) no baixo, Rafael Agostino (Eterna) no teclado e, mais recentemente, o monstro Rodrigo Oliveira (Korzus) assumiu as baquetas do grupo.
Após a ótima repercussão do debut "Power Of Warrior" (2016), a banda disponibilizou em Fevereiro de 2018 o aguardado "Barbarians In Black", lançado mundialmente pela AFM Records.
Neste segundo trabalho de estúdio, o sexteto deixou a veia "Viking Metal" um pouco (só um pouco) para trás, transparecendo assim o seu lado Power/Heavy, muito embora a temática lírica mantenha-se intacta, girando em torno de grandes batalhas medievais, bravura e mitologia nórdica.
O disco é constituído por 10 composições de alto nível e total homogeneidade, prendendo facilmente a atenção do ouvinte, do primeiro ao último minuto. A sonoridade aqui apresentada é forte e cativante, as músicas contam com riffs poderosos, coros vocais épicos e refrães marcantes (além de extremamente pegajosos). Ademais, gostei bastante da forma que as linhas de teclado foram aplicadas, sempre em evidência, mas sem apelar para nenhum tipo de virtuosismo barato. Os destaques ficam por conta de "Beware Of The Dragon", "Bloodstone", "Men Of Odin", "Chance To Live Again", "Gods Of Metal" e "Survivor" (na opinião deste que vos fala, evidentemente).
O álbum foi gravado no Dharma Studios, em São Paulo, produzido por Bruno Agra e Kato Khandwala, e mixado / masterizado por Sebastian "Seeb" Levermann.
A bela ilustração da capa ficou à cargo do conhecido designer brasileiro João Duarte.
Provável que seja cedo para previsões, mas já vejo o nome do Armored Dawn figurando naquelas famosas listas de "melhores do ano" que estamos tão acostumados a ver nos diversos veículos especializados em Rock/Metal.
Meus cumprimentos à Parras e sua trupe pelo trabalho exemplar, e que a evolução continue!
TRACKLIST:
01. Beware of The Dragon
02. Bloodstone
03. Men of Odin
04. Chance to Live Again
05. Unbreakable
06. Eyes Behind The Crow
07. Sail Away
08. Gods Of Metal
09. Survivor
10. Barbarians In Black
Outras resenhas de Barbarians In Black - Armored Dawn
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O rockstar com quem, de acordo com Slash, "é impossível de se trabalhar"
O hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono


Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



