RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada

O artista que decepcionou Phil Collins no palco: "Muito arrogante e muito convencido"

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última

Fernanda Lira explica grave problema de saúde que passou

O motivo por trás da ausência dos Mutantes no documentário de Rita Lee

"Que desgraça é essa?"; quando Tim Maia não aprovou o trabalho de um roqueiro brasileiro

A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"

Vocalista do Trivium aborda saúde mental em publicação sincera nas redes sociais

Billy Corgan relembra a "inveja" que seu pai tinha do sucesso do Smashing Pumpkins

O dia que Ace Frehley deu um soco em seu substituto no Kiss, Tommy Thayer

Gary Holt diz que volta de Rob Dukes ao Exodus "o energizou"

Os melhores álbuns de metal de 2025, segundo lista da Metal Hammer

Testament anuncia turnê brasileira; confira as seis datas


Manifesto 2025
Manunkind

Titãs: Um roteiro de teatro em formato de álbum

Resenha - Doze Flores Amarelas - Titãs

Por Renan Soares
Postado em 10 de junho de 2018

Acho que essa será uma das resenhas mais complicadas que me propus a fazer aqui, pois, como o álbum em questão se trata de uma "ópera rock", será necessário eu avaliar algo muito além da própria sonoridade e da música em si, tendo que levar a letra muito mais em questão do que o normal, e principalmente a condução do enredo retratado na obra.

Já na apresentação da banda no Rock In Rio de 2017, Sérgio Britto já havia anunciado que o álbum "Doze Flores Amarelas" teria como enredo a história de três garotas jovens que foram estupradas por cinco homens em uma festa, e toda a consequência causada em suas vidas após o crime, já deixando claro um grande enfoque na temática do feminismo e da Lei Maria da Penha, tanto que as três protagonistas se chamam "Maria".

Titãs - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes de tudo, uma coisa que já esperava do "Doze Flores Amarelas" era que os Titãs voltariam a soar como uma banda de "trilha sonoras de novelas da Globo", mesmo tendo voltado um pouco as suas origens no antecessor "Nheengatu", mas nem os julgo por isso, pois a sonoridade utilizada no novo álbum se encaixa muito melhor na proposta do que o peso do antigo "Cabeça Dinossauro". Mas enfim, esse não é o principal foco agora.

Para facilitar a análise, dividirei o texto em três partes, uma para cada ato do disco.

Ato I

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No primeiro ato, a banda conseguiu se expressar bem nesse que seria o cartão de entrada para a obra como um todo, a própria sonoridade da música "Nada nos Basta" soa realmente como o início de uma peça de teatro, e o mesmo acontece em "O Facilitador".

Nessa parte do enredo as três Marias são apresentadas como jovens na flor da idade querendo curtir a vida, mostrando inclusive consumo de drogas por parte das mesmas em faixas como "O Facilitador" e "Disney Drugs".

Alguns podem até questionar o fato da música "Weird Sisters" ser em inglês, mas na minha interpretação, isso representaria a americanização que atinge a maioria dos jovens de hoje em dia.

As canções "A Festa", "Fim de Festa" e "Me Estuprem" representam o ápice do enredo, onde as três jovens são abusadas por cinco rapazes em uma festa. Em "A Festa", os Titãs tocam com uma sonoridade mais pesada justamente para demonstrar a animação da ocasião, e nessa mesma lógica, "Fim de Festa" tem um ritmo mais lento e calmo, tendo um pouco mais intensidade quando os personagens masculinos estão prestes a cometer o ato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Me Estuprem", a banda ironiza na letra os velhos argumentos conservadores de que as garotas teriam sido estupradas por conta da roupa que utilizavam, por estar alteradas e afins, aquela velha conversa fiada que culpa a vítima pelo ocorrido.

Ato II

Ao meu ver esse é o ato mais intenso de toda a obra, pois mostra o que as três Marias passaram após terem sido abusadas. Começando com a faixa "O Bom Pastor", sendo esse o pai de uma das Marias, onde ele se utilizaria da sua base religiosa para julgar o que aconteceu com a sua filha, enquanto ela bateria de frente com o mesmo, como é visto na música "Eu Sou Maria".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Canção da Vingança" é retratado quando uma das garotas decide caçar um dos seus abusadores em busca de vingança, sendo essa uma das faixas mais pesadas do ato (tendo também a surpresa de finamente ouvir o Tony Bellotto cantando). O mesmo é demonstrado na faixa "Personal Hater".

Após o segundo interlúdio, a história se foca na reação de uma Maria em especifico que teria sido abusada pelo garoto o qual se interessava, onde de início ela tentaria fugir na faixa "De Janeiro até Dezembro", e depois, na faixa "Mesmo Assim", demonstrado ainda ter sentimentos por ele mesmo assim.

O principal destaque do ato é a canção "Não Sei", onde Branco Mello e Sérgio Brito interpretam os abusadores ironizando a reação das Marias àquela noite, alegando que não teriam feito nada de errado e elas teriam pedido por aquilo. A interpretação dos dois vocalistas acabou sendo o diferencial para a música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ato III

O que era para ser o ato principal, pois seria o momento onde as três Marias confrontariam seus abusadores de frente e armariam a sua vingança, acabou sendo a parte mais fraca do álbum.

Ao meu ver, o enredo acaba se perdendo nessa parte da história e fica difícil para o ouvinte decifrar o que está acontecendo exatamente, isso sem falar que a ideia das três Marias se envolverem com magia para se vingarem dos abusadores acabou sendo uma forçada de barra desnecessária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, tecnicamente e musicalmente falando, a parte mais interessante desse ato são as músicas que passaram a receber linhas de orquestra, reforçando a atmosfera de uma peça de teatro.

Agora fazendo um balanço geral de toda a obra, vejo que o "Doze Flores Amarelas" foi um álbum pensado bem mais "teatralmente" do que musicalmente, por isso, ver como as faixas conduzem a história retratada acaba sendo mais interessante do que ouvir as músicas separadamente.

Musicalmente falando, as faixas não chegam a empolgar, nem mesmo as mais pesadas como "A Festa", "Canção da Vingança" e "Me Chamem de Veneno", mas, observando o álbum como um roteiro de uma peça acaba deixando o ouvinte curioso em relação a atuação das personagens no palco, coisa que a banda tem trazido nas últimas apresentações ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gostei bastante da interpretação das cantoras Corina Sabbas, Cyntia Mendes e Yás Werneck, responsáveis por darem voz as três Marias, e ainda digo que a participação delas poderia ter sido melhor aproveitada se a banda tivesse deixado elas cantarem sozinhas todas as partes onde o eu-lírico é do gênero feminino, pois soaria mais verdadeiro e a "teatralidade" da obra ficaria mais fiel.

Claro, não podemos esquecer de destacar a participação de Rita Lee na locução da abertura e dos interlúdios, onde ela se saiu muito bem, apresentando a voz certa para narrar um espetáculo com uma temática desse tipo.

Após ouvir todo o álbum, fico curioso para ver como a banda estar apresentando todo o trabalho nos shows, onde os mesmos prometeram algo digno de uma peça teatral. Sendo assim, mesmo tendo me desanimado um pouco com os Titãs após a saída de Paulo Miklos (que poderia ter adicionado bastante a esse disco, principalmente por conta da sua experiência como ator) e o afastamento de Branco Mello para tratar de um tumor na garganta (e fica nossa torcida para que ele se recupere logo), fico na expectativa para que a banda passe pela minha cidade em breve para que eu possa ver como o "Doze Flores Amarelas" é apresentado ao vivo e com toda a produção armada por eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nota: 8

TRACKLIST:

-Ato I

Abertura
Nada nos Basta
O Facilitador
Weirds Sisters
Disney Drugs
A Festa
Fim de Festa
Me Estuprem

-Ato II

Interlúdio I
O Bom Pastor
Eu Sou Maria
Canção Da Vingança
Hoje
Nossa Bela Vida
Personal Hater
Interlúdio II
De Janeiro até Dezembro
Mesmo Assim
Não Sei
Essa Gente Tem Que Morrer

-Ato III

Interlúdio III
Me Chamem de Veneno
Doze Flores Amarelas
Ele Morreu
Pacto de Sangue
O Jardineiro
Réquiem
É Você
Sei Que Seremos


Outras resenhas de Doze Flores Amarelas - Titãs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Hammathaz
Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Renan Soares

Nascido em Recife no dia 03 de novembro de 1994, Renan adentrou ao mundo do rock/metal a partir dos 13 anos de idade e até hoje permanece fielmente no mesmo. Desde que se formou em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, tem se dedicado a conseguir dar a relevância merecida ao nome do estilo.
Mais matérias de Renan Soares.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS