Girlschool: marginalizadas por serem mulheres e tocarem Metal
Resenha - Demolition Boys - Girlschool
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 11 de março de 2018
Mais um capítulo das grandes obras das guerreiras que ousaram ser marginalizadas duas vezes: por serem mulheres e por ousar tocar um estilo Metal.
Este álbum "Demolition Boys" tem uma história interessante. Eu e um amigo o compramos em sociedade juntamente com "Play Dirty", outro álbum delas. A gente fazia isso porque era um meio de ouvir mais som com o esquálido orçamento que tínhamos. Funcionava assim: cada ficava com o álbum por um tempo e gravávamos uma fita cassete para quem ficava sem o álbum. Funcionava bem o esquema.
"Demolition Boys" de 1981 é o primeiro álbum das moças. Desde o início elas foram adotadas pelos caras do Motörhead de quem abriam os primeiros shows. Lemmy, além de tudo, era um cara que gostava de dar apoio às bandas iniciantes. Muitos diziam que elas eram a versão feminina do Motörhead com quem os pais não deixariam seus filhos sair. Pura bobagem da época. A parceria entre elas e o Motörhead ia além dos shows, a música "Emergency" foi compartilhada pelas duas bandas e um tempinho depois gravaram "Please Don't Touch" como "comemoração" ao Dia dos Namorados no EP "St. Valentine's Day Massacre" de 1981 também.
O impacto já começa pela capa com uma figura gigante esquisita carregando uma guitarra Les Paul preta destruindo Londres. A faixa título mostra ao que as moças vieram. Furiosa, com um toque punk na bateria, baixo pulsante e guitarras frenéticas. Aliás, é este toque mais punk que dá a identidade das Girlschool. A batera Denise Dufort chama a atenção pelo belo trabalho no álbum.
Um outro ponto impactante no som das moças são as guitarras cheias de estilo e personalidade de Kim McAuliffe e Kelly Johnson (RIP) com riffs certeiros, interessantes e chamativos. Aliás, as moças conseguiam fazer músicas pesadas com refrões bem pegajosos e funcionais sem, no entanto, beirar o baixo comercialismo. Infelizmente, elas cederam a este comercialismo no álbum "Play Dirty". Percebam que, ao contrário de muitas outras bandas, a presença do baixo é bem marcante. Ouça "Deadline" para verificar o que estou falando.
O que faz "Demolition Boys" tão legal é que é um álbum com muita, mas muita personalidade.
Lista de músicas (LP, porque é mais legal):
Lado um
1. "Demolition Boys"
2. "Not for Sale"
3. "Race with the Devil"
4. "Take It All Away"
5. "Nothing to Lose"
Lado dois
1. "Breakdown"
2. "Midnight Ride"
3. "Emergency"
4. "Baby Doll"
5. "Deadline"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



