Resenha - Involution - Primator
Por Geraldo Andrade
Postado em 17 de janeiro de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda tem 8 anos de estrada e vem da cidade de São Paulo, onde é muito conhecida por tocar em lugares como Manifesto, Blackmore, Gillan’s Inn, entre outros.
E nada melhor que dar o ponta pé inicial com um ótimo trabalho de estreia, lançado em 2015, chamado "Involution", um verdadeiro álbum de heavy metal, aquele que te faz bater cabeça, do início até o fim.
A "paulada" começa com a música "Primator", que guitarras fantásticas nessa música, o seu início já mostra o que a banda quer, nos proporcionar o melhor do metal clássico.
"Deadland", que é uma composição de 5 anos atrás, vem na sequência, mais lenta que a anterior e muito pesada.
"Flame of Hades", é a próxima, com destaque para a cozinha de ANDRÉ DOS ANJOS (Baixo) e ALEXANDRE BIRÃO (Bateria), e o peso continua, mostrando como deve ser um verdadeiro álbum de heavy metal.
Nessa altura, meu pescoço já começa a doer, é inevitável, não para ficar sem bater cabeça (risos).
O vocal de RODRIGO SINOPOLI, beira a perfeição em "Caroline", que nos leva aos anos 80, berço das melhores bandas de metal, essa é daquelas que gruda e você não consegue tirar da cabeça, nasceu para ser clássica.
A minha já favorita, vem na sequência, "Black Tormentor", onde as guitarras de MÁRCIO DASSIÉ e DIEGO LIMA, são os destaques, muito peso e com um refrão grudento.
Na sequência temos a "lenta" "Let Me Live Again" e a rápida e pesada "Face The Death", aqui é quase uma aula de como tocar metal e nos enche de orgulho, em saber que a cada dia que passa, novas e ótimas bandas vão surgindo em nosso amado Brasil.
"Erase The Rainbow" começa com uma bela introdução, com a guitarra te fazendo "levitar" e com o belo vocal de RODRIGO SINOPOLI, que aqui mostra, em minha opinião, que é um dos grandes vocalistas da nova geração do metal brasileiro.
A calmaria é só na introdução, depois o peso pega e vem com tudo.
Para finalizar este grande trabalho, temos as ótimas, "Praying For Nothing" e a faixa título "Involution", encerrando um dos melhores álbuns de estreia que eu já ouvi.
A banda tem tudo para se tornar um dos grandes nomes do heavy metal brasileiro.
O álbum teve a produção de DANIEL DE SÁ e foi gravado no Estúdio GR, em São Paulo/SP.
A capa foi desenhada pelo vocalista RODRIGO SINOPOLI, onde mostra diretamente o tema central de "Involution".
Músicas
1-Primator
2-Deadland
3-Flames of Hades
4-Caroline
5-Black Tormentor
6-Let Me Live Again
7-Face The Death
8-Erase The Rainbow
9-Praying for Nothing
10-Involution
Banda
RODRIGO SINOPOLI – Vocal
MÁRCIO DASSIÉ – Guitarra
DIEGO LIMA – Guitarra
ANDRÉ DOS ANJOS – Baixo
ALEXANDRE BIRÃO - Bateria
Outras resenhas de Involution - Primator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"
Aerosmith: top 10 da banda, segundo a Ultimate Classic Rock


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



